Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2004 – Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre –

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Conde de Porto Alegre – Tenente-General Manoel Marques de Souza III – nasceu em 13 de junho de 1804, em Rio Grande. De descendência nobre e guerreira, teve como exemplos o avô, Tenente-General Manoel Marques de Souza I (1743-1822), comandante por 25 anos da fronteira, e governador da Província de São Pedro do RGS; e o pai, o Brigadeiro Manoel Marques de Souza II (1780-1824), comandante da cavalaria brasileira nas batalhas na Campanha Cisplatina. Seu nome está profundamente ligado à cidade de Porto Alegre, condado do qual é o Conde. É sua a primeira estátua da capital, inaugurada em dois de fevereiro de 1885, pela princesa Isabel, na Praça da Matriz, e transferida em 1910 para a praça que o homenageia. O Conde de Porto Alegre, Manoel Marques de Souza III, participou ativamente da história do século XIX, exercendo papéis da mais alta importância na defesa da Pátria, durante o período do Império. Liderou a retomada de Porto Alegre aos farrapos em 14/15 junho de 1836. E foi o grande negociador da Paz Farroupilha junto ao Ministério, em dezembro de 1844. Atuou como comandante brasileiro nas Guerras Cisplatina e do Paraguai. Foi o grande herói das batalhas de Monte Caseros (1852), Curuzu (1866), e na segunda de Tuiuti (1867). Em Uruguaiana, como Comandante em Chefe do Exército Brasileiro no Rio Grande do Sul, promoveu a rendição de Estigarribia, (1865). Havia sido Ministro da Guerra por cinco dias, no 17o Gabinete do Segundo Império, de 24 a 30 de maio de 1862; Comandante das Armas da Província do Rio Grande do Sul em 1852 e Deputado eleito na Assembléia Geral nas décima (1856), décima primeira (1860) e décima quinta (1872) Legislaturas.
Por seus altos méritos ganhou a Cruz de Prata das Campanhas de 1818 a 1822; o Hábito da Ordem de Cristo; as insígnias de Comendador da mesma Ordem; as insígnias de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro; o título de Dignatário da mesma Ordem; as insígnias de cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Avis; a medalha de ouro da Batalha de Monte Caseros, pendente de fita azul do pescoço; a Grã-Cruz da Imperial Ordem de Cristo; a da Cisplatina; a de Uruguaiana, a de Mérito e Bravura Militar e a Geral da Campanha do Paraguai.
Em 1852, com Oliveira Belo, criou o Partido Liberal Progressista no Rio Grande do Sul. Homem culto, também foi um dos fundadores do Partenon Literário (onde criou em 1869 a abolicionista Sociedade Libertadora) e do Segundo Instituto Histórico do RGS. Em 1862, foi nomeado Conselheiro de Estado e Diretor do Imperial Instituto Rio Grandense de Agricultura. Ele é o Patrono do Regimento Conde de Porto Alegre – 8o RCMec de Uruguaiana, e do município de Marques de Souza, no Rio Grande do Sul. O nome Conde de Porto Alegre também é homenageado por uma rua no bairro Floresta, e pelo Solar sede do IAB, onde morou (imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município).
Recebeu o título nobiliárquico de Barão em três de março de 1852, Visconde em vinte e oito de agosto de 1866 e Conde em onze de abril de 1868 – todos por decreto imperial e com grandeza. O Brasão de Conde de Porto Alegre pode ser identificado pela nobre ascendência com escudos dos antepassados, com as Armas os Sousas do Prado, Sousas Chichorros, Leitões, Azevedos, Limas e Marques.
O Conde de Porto Alegre, ao falecer, em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro, era Tenente-General do Exército Imperial e Conselheiro de Estado.
Pesquisa : Carmen Lucia Ferreira da Silva – F. 3388-2652

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →