Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2004 – Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre –

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Conde de Porto Alegre – Tenente-General Manoel Marques de Souza III – nasceu em 13 de junho de 1804, em Rio Grande. De descendência nobre e guerreira, teve como exemplos o avô, Tenente-General Manoel Marques de Souza I (1743-1822), comandante por 25 anos da fronteira, e governador da Província de São Pedro do RGS; e o pai, o Brigadeiro Manoel Marques de Souza II (1780-1824), comandante da cavalaria brasileira nas batalhas na Campanha Cisplatina. Seu nome está profundamente ligado à cidade de Porto Alegre, condado do qual é o Conde. É sua a primeira estátua da capital, inaugurada em dois de fevereiro de 1885, pela princesa Isabel, na Praça da Matriz, e transferida em 1910 para a praça que o homenageia. O Conde de Porto Alegre, Manoel Marques de Souza III, participou ativamente da história do século XIX, exercendo papéis da mais alta importância na defesa da Pátria, durante o período do Império. Liderou a retomada de Porto Alegre aos farrapos em 14/15 junho de 1836. E foi o grande negociador da Paz Farroupilha junto ao Ministério, em dezembro de 1844. Atuou como comandante brasileiro nas Guerras Cisplatina e do Paraguai. Foi o grande herói das batalhas de Monte Caseros (1852), Curuzu (1866), e na segunda de Tuiuti (1867). Em Uruguaiana, como Comandante em Chefe do Exército Brasileiro no Rio Grande do Sul, promoveu a rendição de Estigarribia, (1865). Havia sido Ministro da Guerra por cinco dias, no 17o Gabinete do Segundo Império, de 24 a 30 de maio de 1862; Comandante das Armas da Província do Rio Grande do Sul em 1852 e Deputado eleito na Assembléia Geral nas décima (1856), décima primeira (1860) e décima quinta (1872) Legislaturas.
Por seus altos méritos ganhou a Cruz de Prata das Campanhas de 1818 a 1822; o Hábito da Ordem de Cristo; as insígnias de Comendador da mesma Ordem; as insígnias de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro; o título de Dignatário da mesma Ordem; as insígnias de cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Avis; a medalha de ouro da Batalha de Monte Caseros, pendente de fita azul do pescoço; a Grã-Cruz da Imperial Ordem de Cristo; a da Cisplatina; a de Uruguaiana, a de Mérito e Bravura Militar e a Geral da Campanha do Paraguai.
Em 1852, com Oliveira Belo, criou o Partido Liberal Progressista no Rio Grande do Sul. Homem culto, também foi um dos fundadores do Partenon Literário (onde criou em 1869 a abolicionista Sociedade Libertadora) e do Segundo Instituto Histórico do RGS. Em 1862, foi nomeado Conselheiro de Estado e Diretor do Imperial Instituto Rio Grandense de Agricultura. Ele é o Patrono do Regimento Conde de Porto Alegre – 8o RCMec de Uruguaiana, e do município de Marques de Souza, no Rio Grande do Sul. O nome Conde de Porto Alegre também é homenageado por uma rua no bairro Floresta, e pelo Solar sede do IAB, onde morou (imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município).
Recebeu o título nobiliárquico de Barão em três de março de 1852, Visconde em vinte e oito de agosto de 1866 e Conde em onze de abril de 1868 – todos por decreto imperial e com grandeza. O Brasão de Conde de Porto Alegre pode ser identificado pela nobre ascendência com escudos dos antepassados, com as Armas os Sousas do Prado, Sousas Chichorros, Leitões, Azevedos, Limas e Marques.
O Conde de Porto Alegre, ao falecer, em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro, era Tenente-General do Exército Imperial e Conselheiro de Estado.
Pesquisa : Carmen Lucia Ferreira da Silva – F. 3388-2652

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →