Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2004 – Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre –

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Conde de Porto Alegre – Tenente-General Manoel Marques de Souza III – nasceu em 13 de junho de 1804, em Rio Grande. De descendência nobre e guerreira, teve como exemplos o avô, Tenente-General Manoel Marques de Souza I (1743-1822), comandante por 25 anos da fronteira, e governador da Província de São Pedro do RGS; e o pai, o Brigadeiro Manoel Marques de Souza II (1780-1824), comandante da cavalaria brasileira nas batalhas na Campanha Cisplatina. Seu nome está profundamente ligado à cidade de Porto Alegre, condado do qual é o Conde. É sua a primeira estátua da capital, inaugurada em dois de fevereiro de 1885, pela princesa Isabel, na Praça da Matriz, e transferida em 1910 para a praça que o homenageia. O Conde de Porto Alegre, Manoel Marques de Souza III, participou ativamente da história do século XIX, exercendo papéis da mais alta importância na defesa da Pátria, durante o período do Império. Liderou a retomada de Porto Alegre aos farrapos em 14/15 junho de 1836. E foi o grande negociador da Paz Farroupilha junto ao Ministério, em dezembro de 1844. Atuou como comandante brasileiro nas Guerras Cisplatina e do Paraguai. Foi o grande herói das batalhas de Monte Caseros (1852), Curuzu (1866), e na segunda de Tuiuti (1867). Em Uruguaiana, como Comandante em Chefe do Exército Brasileiro no Rio Grande do Sul, promoveu a rendição de Estigarribia, (1865). Havia sido Ministro da Guerra por cinco dias, no 17o Gabinete do Segundo Império, de 24 a 30 de maio de 1862; Comandante das Armas da Província do Rio Grande do Sul em 1852 e Deputado eleito na Assembléia Geral nas décima (1856), décima primeira (1860) e décima quinta (1872) Legislaturas.
Por seus altos méritos ganhou a Cruz de Prata das Campanhas de 1818 a 1822; o Hábito da Ordem de Cristo; as insígnias de Comendador da mesma Ordem; as insígnias de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro; o título de Dignatário da mesma Ordem; as insígnias de cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Avis; a medalha de ouro da Batalha de Monte Caseros, pendente de fita azul do pescoço; a Grã-Cruz da Imperial Ordem de Cristo; a da Cisplatina; a de Uruguaiana, a de Mérito e Bravura Militar e a Geral da Campanha do Paraguai.
Em 1852, com Oliveira Belo, criou o Partido Liberal Progressista no Rio Grande do Sul. Homem culto, também foi um dos fundadores do Partenon Literário (onde criou em 1869 a abolicionista Sociedade Libertadora) e do Segundo Instituto Histórico do RGS. Em 1862, foi nomeado Conselheiro de Estado e Diretor do Imperial Instituto Rio Grandense de Agricultura. Ele é o Patrono do Regimento Conde de Porto Alegre – 8o RCMec de Uruguaiana, e do município de Marques de Souza, no Rio Grande do Sul. O nome Conde de Porto Alegre também é homenageado por uma rua no bairro Floresta, e pelo Solar sede do IAB, onde morou (imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município).
Recebeu o título nobiliárquico de Barão em três de março de 1852, Visconde em vinte e oito de agosto de 1866 e Conde em onze de abril de 1868 – todos por decreto imperial e com grandeza. O Brasão de Conde de Porto Alegre pode ser identificado pela nobre ascendência com escudos dos antepassados, com as Armas os Sousas do Prado, Sousas Chichorros, Leitões, Azevedos, Limas e Marques.
O Conde de Porto Alegre, ao falecer, em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro, era Tenente-General do Exército Imperial e Conselheiro de Estado.
Pesquisa : Carmen Lucia Ferreira da Silva – F. 3388-2652

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →