Apresentação do Livro e Projeto "Isso não é um Atlas" - mapas de resistência, cartografias críticas e coletivas do todo o mundo.

Data: 13/03/2019
Local: IAB RS (Rua General Canabarro 363)
Horário: 19h30

Nesta quarta-feira (13/03), às 19h30min, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebe o evento "Isso Não é um Atlas" com apresentação do livro e projeto contínuo dos editores Kollektiv orangotango, que destacam a compilação de mapas de resistência, cartografias críticas e coletivas do todo o mundo.

O evento gratuito é uma articulação entre kollektiv orangotango, Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (NEGA), Coletivo Ambiente Crítico e o curso de Geografia UFRGS do Campus Litoral Norte.

A coleção mostra como mapas são feitos e usados como parte de lutas políticas, ciência crítica, arte ou pedagogia popular. Das lutas por terras indígenas na Amazônia, até a resistência à gentrificação em San Francisco, da defesa dos bens comuns no México, até os mapeamentos com balões nos campos de refugiados no Líbano, desde o trabalho político de base nas Filipinas até a visualização da violência sexual no Cairo e vestígios coloniais em Munique.

Cartograf@s, ativistas, estudantes e moradores da região metropolitana de Porto Alegre estão convidados a discutir o potencial da cartografia crítica / militante para suas práticas e lutas.

Grupos e indivíduos presentes serão convidad@s a contribuir desde suas experiências de lutas e atuações para criação do mapeamento “Porto Alegre Insurgente”.

COLOQUE NA AGENDA
O QUE: Apresentação do Livro e Projeto "Isso não é um Atlas" - mapas de resistência, cartografias críticas e coletivas do todo o mundo.
QUANDO: Dia 13 de março (quarta-feira)
ONDE: IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre)
QUANTO: Entrada Franca