Exposições de Artes Visuais

Data: 30/05/2019
Local: IAB RS (Rua General Canabarro 363)
Horário: 19h

Na próxima quinta-feira (30/5) o Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB RS abre quatro exposições selecionadas em edital, que integram o primeiro ciclo de artes visuais da Galeria Espaço IAB em 2019. O coquetel de abertura começa a partir das 19h. A visitação é gratuita e permanece até o dia 1 de julho de 2019, das 13h30 às 18h00, de segunda à sexta-feira.


O QUE NOS LEVA A ALGUM LUGAR
SANTIAGO POOTER
A exposição do artista Santiago Pooter, com curadoria de Anelise Valls, apresenta uma série que aborda a memória urbana-social e o estético-político da fachada de edificações. Os trabalhos, em sua maioria, feitos a partir da extração de cartazes das ruas de Porto Alegre, revelam rostos e corpos humanos rasgados, fragmentados e deturpados, ao mesmo tempo em que escondem e esquecem identidades. Fotografias também estão presentes, e trazem para diante aquilo que não se mostra, mistério insondável, captura de silêncios e desgastes, sobras de qualquer cidade contemporânea. O jogo que acontece neste descame urbano permite perguntar. O que está em obra na obra de arte? Santiago Pooter produz saídas do estado encoberto para o estado do desvelamento. Trata-se de pensar a obra como um acontecer: o que nos leva a algum lugar; é o próprio desvelamento da obra que instaura um lugar outro, que possibilita uma verdade, um acontecimento. O lugar está posto em obra, que se mantém em vigente permanência e transfiguração. Este lugar é possível na desocultação, no instalar de um sítio que perpassa o encobrimento do habitual sobre o inabitual originário. O convite está feito: distinguir e confrontar um lugar onde nunca se esteve antes.


CORPO OCULTO
ELISA ZATTERA
A exposição Corpo Oculto de Elisa Zattera, com curadoria de Mario Cladera, trás obras que, apesar do caráter abstrato, carregam em seu dinamismo a lembrança do corpo. Deixar envolver-se pela harmonia das formas, que incorporam ares de mistério, com nosso olhar instigado a percorrer movimentos da linha, que ora é parte de dentro, ora é parte de fora. Nesse conjunto os vazios preenchem o espaço mais do que a matéria.


SACADA CULTURAL
CRIS EIFLER E DANI CEZAR
Como podemos reinserir a pluralidade em um contexto de censura e intolerância? Romantizar o ódio como forma de argumento, sucatear o que é público, retirar direitos. O que isso revela sobre nós? É isso que viemos reivindicar. Uma exposição de arte, uma exposição de corpos. Sacada cultural é um exercício de reflexão sobre arte e sociedade.


COOPERAÇÃO
TOMAS BARTH
A exposição COOPERAÇÃO parte de uma reflexão do artista Tomas Barth sobre nossa sociedade, atenta e em largo desenvolvimento na área da comunicação, mas com um longo caminho a percorrer em relação à preservação do planeta como uma cultura coletiva. Para Barth a sociedade em geral ainda é muito individualista e pouco cooperativa, apesar de várias iniciativas neste sentido.


::
Galeria Espaço IAB
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil
Solar do IAB. Rua Gal. Canabarro, 363
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil
(51) 3212 2552. www.iabrs.org.br