Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Antônio Prado: incêndio destrói importante edificação do patrimônio brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na madrugada do dia 22 de outubro, um incêndio consumiu uma edificação importante do conjunto tombado pelo IPHAN, no centro da cidade de Antônio Prado, RS. A casa de madeira, característica das construções de imigrantes italianos, estava situada na esquina da Av. Valdomiro Bocchese com a R. Osvaldo Hampe, um dos pontos imobiliários de maior valor comercial da cidade, e encontrava-se em fase de Levantamento Cadastral planialtimétrico para projeto de restauro. Há indícios de incêndio criminoso, já que foram encontrados no local um frasco com líquido combustível e um “Boa Noite” (repelente para mosquitos). A Superintendente do IPHAN Ana Lucia Meira e o chefe da área técnica Eduardo Hahn estiveram pessoalmente no local, e acionaram as polícias Civil e Federal para investigar o caso. O arquiteto Iran Rosa, Editor Responsável do IAB-RS, se manifestou sobre o assunto: “…é preciso atentar o quanto mais necessário for ao patrimônio brasileiro e da humanidade. É uma vergonha para o país não termos condições de preservá-lo e mais lamentável ainda é não termos sequer condições de salvá-lo! Existem casos monumentais no mundo para mostrar (não-mostrar, pois já não existem mais…) o quão é importante e fundamental preservar a memória da humanidade! A atenção e ação de todos, cidadãos e governantes, ao patrimônio, à vida e memória numa consciência inequívoca é o nosso desejo e nossa ambição. Aqui no Rio Grande do Sul, aqui no Brasil, aqui no planeta.” O presidente do IAB-RS, arquiteto José Albano Volkmer, lamentando o sinistro, anuncia o próximo editorial: “por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido”, onde questiona: “como está o nosso patrimônio?!”, prosseguindo:
“Diante de tal absurdo o IAB-RS conclama a todos e as Instituições Públicas responsáveis pelo patrimônio cultural, particularmente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, bem como a comunidade rio-grandense, para somar esforços para elucidar este lamentável ato de destruição do patrimônio edificado nacional. Por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido. Digno acervo do patrimônio cultural da imigração italiana no Rio Grande do Sul, lamentavelmente para sempre jogado no lixo da história, deixa mais uma chaga aberta na memória dos diversos segmentos étnicos formadores da cultura brasileira, dentre outros bens já destruídos e de inestimável valor da mesma cidade gaúcha.
Até quando teremos de assistir atônitos tais atos de insanidade social e cultural? Em nome de que valores são praticados atos de vandalismo ao patrimônio do Brasil? Deseducação e desvirtuamento de valores imateriais dos responsáveis é o diagnóstico que pode ser feito deste ato de loucura, cuja suspeita de crime está sendo investigada. O povo de Antônio Prado e a comunidade brasileira não mereciam mais este atentado ao desenvolvimento cultural de nosso país. Esperamos, pois, o devido esclarecimento e o cumprimento da legislação regulamentadora da Constituição da República Federativa do Brasil, no interesse maior dos cidadãos brasileiros”.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →