Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Antônio Prado: incêndio destrói importante edificação do patrimônio brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na madrugada do dia 22 de outubro, um incêndio consumiu uma edificação importante do conjunto tombado pelo IPHAN, no centro da cidade de Antônio Prado, RS. A casa de madeira, característica das construções de imigrantes italianos, estava situada na esquina da Av. Valdomiro Bocchese com a R. Osvaldo Hampe, um dos pontos imobiliários de maior valor comercial da cidade, e encontrava-se em fase de Levantamento Cadastral planialtimétrico para projeto de restauro. Há indícios de incêndio criminoso, já que foram encontrados no local um frasco com líquido combustível e um “Boa Noite” (repelente para mosquitos). A Superintendente do IPHAN Ana Lucia Meira e o chefe da área técnica Eduardo Hahn estiveram pessoalmente no local, e acionaram as polícias Civil e Federal para investigar o caso. O arquiteto Iran Rosa, Editor Responsável do IAB-RS, se manifestou sobre o assunto: “…é preciso atentar o quanto mais necessário for ao patrimônio brasileiro e da humanidade. É uma vergonha para o país não termos condições de preservá-lo e mais lamentável ainda é não termos sequer condições de salvá-lo! Existem casos monumentais no mundo para mostrar (não-mostrar, pois já não existem mais…) o quão é importante e fundamental preservar a memória da humanidade! A atenção e ação de todos, cidadãos e governantes, ao patrimônio, à vida e memória numa consciência inequívoca é o nosso desejo e nossa ambição. Aqui no Rio Grande do Sul, aqui no Brasil, aqui no planeta.” O presidente do IAB-RS, arquiteto José Albano Volkmer, lamentando o sinistro, anuncia o próximo editorial: “por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido”, onde questiona: “como está o nosso patrimônio?!”, prosseguindo:
“Diante de tal absurdo o IAB-RS conclama a todos e as Instituições Públicas responsáveis pelo patrimônio cultural, particularmente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, bem como a comunidade rio-grandense, para somar esforços para elucidar este lamentável ato de destruição do patrimônio edificado nacional. Por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido. Digno acervo do patrimônio cultural da imigração italiana no Rio Grande do Sul, lamentavelmente para sempre jogado no lixo da história, deixa mais uma chaga aberta na memória dos diversos segmentos étnicos formadores da cultura brasileira, dentre outros bens já destruídos e de inestimável valor da mesma cidade gaúcha.
Até quando teremos de assistir atônitos tais atos de insanidade social e cultural? Em nome de que valores são praticados atos de vandalismo ao patrimônio do Brasil? Deseducação e desvirtuamento de valores imateriais dos responsáveis é o diagnóstico que pode ser feito deste ato de loucura, cuja suspeita de crime está sendo investigada. O povo de Antônio Prado e a comunidade brasileira não mereciam mais este atentado ao desenvolvimento cultural de nosso país. Esperamos, pois, o devido esclarecimento e o cumprimento da legislação regulamentadora da Constituição da República Federativa do Brasil, no interesse maior dos cidadãos brasileiros”.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →