Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
– Emil Bered é uma das grandes expressões da Arquitetura Modernista no Sul do Brasil
– Arquiteto foi presidente do IAB RS na gestão de 1954 a 1958
– Lançamento do livro faz parte das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, da qual Bered fez parte da primeira turma de formandos em 1949
  • Por Sabrina Ortácio

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

O livro traz uma significativa amostra da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul, da qual Emil Bered é uma das maiores expressões, atuando a partir de 1950 e avançando até os anos 2000. Entre os destaques, está o emblemático edifício da CRT localizado na esquina da avenida Salgado Filho com a Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, além do edifício IPASE na Travessa Mario Cinco Paus, também no Centro de Porto Alegre e a Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, na Rua Jerônimo de Ornelas 60, no bairro Santana.

“São obras que mostram uma arquitetura com sólidas referências conceituais às quais poderiam ser atribuídas outras características: pioneira, inovadora, elegante, madura, rigorosa com seus princípios e conceitualmente clara, enfim, uma arquitetura de qualidade”, destacam as filhas Ana Rosa e Marta Bered, também arquitetas. Para elas, o livro é um relato marcante para a história da arquitetura gaúcha e brasileira recente, cujo registro documental é de fundamental importância.

Organizado por Sérgio M. Marques, César Vieira e Eneida R. Ströher com a colaboração da família Bered, e participação ativa do próprio arquiteto na definição do conteúdo e desenhos, feitos especialmente para esta publicação, o livro será lançado durante as comemorações dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, da qual Bered fez parte da primeira turma de formandos em 1949.

Bered ingressou em 1945, quando foi fundado o primeiro Curso de Arquitetura no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre – IBA, que na época antecipou-se em um mês da fundação do Curso de Engenheiro Arquiteto da Escola de Engenharia. Os dois cursos com as mesmas atribuições, resultaram em uma fusão e passaram a funcionar como a primeira Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em dependências da Escola de Engenharia, na rua Sarmento Leite, em Porto Alegre.

“Nesta época questionava-se as atribuições do arquiteto previstas em lei. Discutia-se popularmente o que o arquiteto era capaz de edificar, número e pavimentos, projetos complementares, estruturas etc., assuntos que foram superados no decorrer do tempo”, recorda Emil Bered.

A edição do livro tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, do DOCOMOMO Núcleo RS e do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS).


SERVIÇO
O QUÊ
: Lançamento do livro “EMIL BERED arquiteto”
DATA:  23 de novembro de 2022, às 18h30
LOCAL: Faculdade de Arquitetura da UFRGS, rua Sarmento Leite, 320, Campus Central, Porto Alegre/RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →