Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
– Emil Bered é uma das grandes expressões da Arquitetura Modernista no Sul do Brasil
– Arquiteto foi presidente do IAB RS na gestão de 1954 a 1958
– Lançamento do livro faz parte das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, da qual Bered fez parte da primeira turma de formandos em 1949
  • Por Sabrina Ortácio

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

O livro traz uma significativa amostra da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul, da qual Emil Bered é uma das maiores expressões, atuando a partir de 1950 e avançando até os anos 2000. Entre os destaques, está o emblemático edifício da CRT localizado na esquina da avenida Salgado Filho com a Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, além do edifício IPASE na Travessa Mario Cinco Paus, também no Centro de Porto Alegre e a Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, na Rua Jerônimo de Ornelas 60, no bairro Santana.

“São obras que mostram uma arquitetura com sólidas referências conceituais às quais poderiam ser atribuídas outras características: pioneira, inovadora, elegante, madura, rigorosa com seus princípios e conceitualmente clara, enfim, uma arquitetura de qualidade”, destacam as filhas Ana Rosa e Marta Bered, também arquitetas. Para elas, o livro é um relato marcante para a história da arquitetura gaúcha e brasileira recente, cujo registro documental é de fundamental importância.

Organizado por Sérgio M. Marques, César Vieira e Eneida R. Ströher com a colaboração da família Bered, e participação ativa do próprio arquiteto na definição do conteúdo e desenhos, feitos especialmente para esta publicação, o livro será lançado durante as comemorações dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, da qual Bered fez parte da primeira turma de formandos em 1949.

Bered ingressou em 1945, quando foi fundado o primeiro Curso de Arquitetura no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre – IBA, que na época antecipou-se em um mês da fundação do Curso de Engenheiro Arquiteto da Escola de Engenharia. Os dois cursos com as mesmas atribuições, resultaram em uma fusão e passaram a funcionar como a primeira Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em dependências da Escola de Engenharia, na rua Sarmento Leite, em Porto Alegre.

“Nesta época questionava-se as atribuições do arquiteto previstas em lei. Discutia-se popularmente o que o arquiteto era capaz de edificar, número e pavimentos, projetos complementares, estruturas etc., assuntos que foram superados no decorrer do tempo”, recorda Emil Bered.

A edição do livro tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, do DOCOMOMO Núcleo RS e do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS).


SERVIÇO
O QUÊ
: Lançamento do livro “EMIL BERED arquiteto”
DATA:  23 de novembro de 2022, às 18h30
LOCAL: Faculdade de Arquitetura da UFRGS, rua Sarmento Leite, 320, Campus Central, Porto Alegre/RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →