Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura do Espaço Escolar foi tema de evento no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A “Arquitetura do Espaço Escolar: Educação e Sustentabilidade” foi tema do evento que ocorreu na noite de 04 de novembro, no Ponto de Cultura Solar do IAB. A proposta foi promover um debate, recolher contribuições de arquitetos, educadores e comunidade ao Projeto de Lei da Vereadora Sofia Cavedon – Escola Cidadã no Século XXI – que trata das condições de qualidade do ambiente construído das escolas municipais do ensino básico.
Participaram da atividade a vereadora do munícipio de Porto Alegre, Sofia Cavedon; a professora Dra. Regina Scherer, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; o engenheiro Dr. Miguel Sattler, do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE), da UFRGS; o arquiteto Dr. Leandro Andrade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, além do arquiteto Leandro Andrade, do Escritório Modelo Albano Volkmer (EMAV-UFRGS). A mediação foi do arquiteto Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS.
A vereadora Sofia Cavedon salientou que o projeto Escola Cidadã no Século XXI tem sua ênfase situada no espaço escolar, em interferir concretamente na construção e na readequação das escolas, porém, sua sustentação está ancorada na sua história, nos princípios pedagógicos, na concepção de sociedade, de sujeito e de educação que procuram reafirmar e aprofundar.
Para a vereadora, o espaço físico da escola teve pouca evolução, não acompanhando os debates dos últimos anos.  “O Plano de Educação tem metas ousadas nos recursos, mas a gente sempre encontra um espaço anacrônico e degradado. Por isso a importância deste debate”, destacou Sofia.  Segundo ela, é preciso pensar em um espaço de produção pedagógica, considerando as questões das novas temáticas de sustentabilidade. Sofia também questionou: O que é uma educação de qualidade? Consideramos as condições físicas de qualidade, pensando no conforto ambiental e na sustentabilidade?
A vereadora ainda falou sobre as condições mínimas de qualidade de infraestrutura e a discussão do plano de necessidades, considerando também a comunidade do entorno da escola. “Com isso, teremos uma democratização do processo”, destacou a vereadora.
A participação do arquiteto Leandro Andrade, professor da FAU/UFRGS, do escritório Modelo José Albano Volkmer (EMAV), trouxe a questão do projeto e a pedagogia da autonomia, com lições do mestre Paulo Freire. Andrade considera o livro de Freire um manual para a prática de projetar. “ No ateliê pensamos no ensino de projeto”, destacou. Fazendo uma analogia entre o “ensinar” e o “projetar”, Andrade acredita que “Ensinar e projetar não é transferir conhecimento. Ensinar e projetar é uma especificidade humana”.
A professora da rede municipal de ensino Dra. Regina Scherer, que integra um grupo de pesquisa em história da educação, informou que o tema do espaço escolar faz parte de seus para o Conselho de Educação. “Pensar os espaços escolares é pensar na evolução histórica da educação em Porto Alegre. E também refletir como a cidade teve um certo retardo no processo com relação ao restante do país”, destacou.  A professora citou o modelo das escolas municipais no governo de Leonel Brizola e também na criação dos CIEMS e CIEPS. “Não há registros se houve discussão sobre a relação entre projeto pedagógico e projeto arquitetônico neste período”, observou a professora.
Para Regina Scherer, a maior evolução do tema ocorreu no início dos anos 90. “ Surgiram nesta época as escolas diferenciadas, com modelos construtivistas”, lembrou. “Com o governo da Frente Popular, alguns projetos de escolas ganharam um padrão de edificação diferenciado”, complementou a professora.
Para ela, a escola não é um lugar isolado dentro da comunidade, a escola mantém uma relação estreita, ela não pode ser considerada um prédio a parte, ela é um espaço de convivência. “Temos que fazer essa relação entre escola e comunidade”, defendeu. Regina ainda destacou a abertura do espaço escolar para suprir a falta de espaço de cultura e lazer nas comunidades.
O engenheiro Miguel Sattler, falou de sua experiência de 30 anos voltados à sustentabilidade na Escola de Engenharia da UFRGS. Ele entende que a sustentabilidade deve ser tratada de forma interdisciplinar. Sattler acredita que as edificações e a paisagem refletem um currículo oculto que de uma forma muito poderosa influenciam o processo de aprendizagem. De acordo com o professor, o espaço físico tem que ser pensado como um instrumento de aprendizado. “Às vezes com pequenas modificações, a maioria dos espaços escolares poderiam ser de uma fábrica ou prisão. E alguns estudantes assim pensam que eles funcionam”, lamentou o professor, citando o pedagogo estadunidense David Orr.
Para Sattler, as edificações devem fazer uso eficiente de materiais e energia, com baixo impacto ambiental. “A gente acompanha hoje prédios que geram 105% da energia que consomem, são certificados, e geram mais energia que toda a energia consumida. Além disso, eles têm que captar 100% da água que consomem. Então esses aspectos devem ser considerados”, observou. O professor também defende que o projeto do espaço escolar deve prever o paisagismo produtivo, que pode ser consumido ou que promova a diversidade biológica um instrumento pedagógico.
Estudantes da FAU/UFRGS apresentam projeto de Creche Comunitária
Quatro estudantes do Escritório Modelo José Albano Volkmer, grupo de extensão universtiária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS também participaram do evento, apresentando o projeto da Creche Comunitária no bairro Partenon, em Porto Alegre.  O grupo relatou um extenso trabalho de projeto participativo, que começa na preparação de um cronograma de trabalho, realização de seminários e capacitação do grupo de trabalho e comunidade. “Também realizamos propostas de ação na comunidade e cadastramento das crianças e educadores”, informaram os estudantes.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →