Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha em luto com a morte de Demetrio Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O arquiteto e urbanista gaúcho Demetrio Ribeiro faleceu às 16h de do dia 22 de outubro, aos 87 anos, de insuficiência respiratória em decorrência de uma pneumonia. O corpo do profissional que deixou um enorme legado de contribuições à Arquitetura e ao Urbanismo no Brasil e que exerceu a presidência do IAB gaúcho e nacional, está sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento será às 16h desta quinta-feira, dia 23 de outubro. Nascido em Porto Alegre e criado em Alegrete, onde ficou até os 5 anos de idade, Demetrio aos 7 foi para a Europa, voltando à capital gaúcha aos 18 anos, no ano de 1935, quando se comemorava o centenário da Revolução Faroupilha. Estudou na Escola de Arquitetura de Montevidéu, na época em que ainda não existia o curso aqui e em 1943 precisou revalidar o diploma no Rio de Janeiro para poder trabalhar no país, ocasião em que conheceu Oscar Niemeyer. No ano seguinte, começou a trabalhar em Porto Alegre, nas Obras Públicas do Estado, quando José Lutzenberger, que projetou a Igreja São José, dava aulas no curso de Belas Artes. Foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em 1946, onde lecionou durante muitos anos. Militante comunista, foi cassado em 1964, sobrevivendo do planejamento de pequenas e médias cidades, sem poder assinar seus trabalhos. Uruguaiana, Ita e Panambi são alguns dos municípios que levaram a assinatura do urbanista, que foi reintegrado com a Anistia. Sua obra era baseada na “arquitetura moderna no sentido autêntico, que dá prioridade ao conforto, ao bem-estar e à estética, obtidos com o mínimo de recursos”. Leia o pronunciamento do IAB-DN sobre o falecimento do arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/indexa175.html?art=276)
Leia o texto biográfico elaborado pelo arquiteto e professor do UniRitter Udo S. Mohr sobre o arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index50c8.html?art=277)
Leia o pronunciamento do arquiteto Ivan Mizoguchi durante homenagem a Demetrio Ribeiro, proferida em 31 de outubro de 2003, na Reunião nº 23 do Conselho Estadual do IAB-RS. (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index7cb5.html?art=285)
Leia o perfil do arquiteto Demetrio Ribeiro, publicado no Jornal da Universidade em outubro de 2002, e assinado pela jornalista Carla Felten: www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html (http://www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →