Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha em luto com a morte de Demetrio Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O arquiteto e urbanista gaúcho Demetrio Ribeiro faleceu às 16h de do dia 22 de outubro, aos 87 anos, de insuficiência respiratória em decorrência de uma pneumonia. O corpo do profissional que deixou um enorme legado de contribuições à Arquitetura e ao Urbanismo no Brasil e que exerceu a presidência do IAB gaúcho e nacional, está sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento será às 16h desta quinta-feira, dia 23 de outubro. Nascido em Porto Alegre e criado em Alegrete, onde ficou até os 5 anos de idade, Demetrio aos 7 foi para a Europa, voltando à capital gaúcha aos 18 anos, no ano de 1935, quando se comemorava o centenário da Revolução Faroupilha. Estudou na Escola de Arquitetura de Montevidéu, na época em que ainda não existia o curso aqui e em 1943 precisou revalidar o diploma no Rio de Janeiro para poder trabalhar no país, ocasião em que conheceu Oscar Niemeyer. No ano seguinte, começou a trabalhar em Porto Alegre, nas Obras Públicas do Estado, quando José Lutzenberger, que projetou a Igreja São José, dava aulas no curso de Belas Artes. Foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em 1946, onde lecionou durante muitos anos. Militante comunista, foi cassado em 1964, sobrevivendo do planejamento de pequenas e médias cidades, sem poder assinar seus trabalhos. Uruguaiana, Ita e Panambi são alguns dos municípios que levaram a assinatura do urbanista, que foi reintegrado com a Anistia. Sua obra era baseada na “arquitetura moderna no sentido autêntico, que dá prioridade ao conforto, ao bem-estar e à estética, obtidos com o mínimo de recursos”. Leia o pronunciamento do IAB-DN sobre o falecimento do arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/indexa175.html?art=276)
Leia o texto biográfico elaborado pelo arquiteto e professor do UniRitter Udo S. Mohr sobre o arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index50c8.html?art=277)
Leia o pronunciamento do arquiteto Ivan Mizoguchi durante homenagem a Demetrio Ribeiro, proferida em 31 de outubro de 2003, na Reunião nº 23 do Conselho Estadual do IAB-RS. (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index7cb5.html?art=285)
Leia o perfil do arquiteto Demetrio Ribeiro, publicado no Jornal da Universidade em outubro de 2002, e assinado pela jornalista Carla Felten: www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html (http://www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias