Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura Hospitalar foi tema na Quarta do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O tema da Arquitetura Hospitalar foi tema da última Quarta ao Vivo no IAB, realizada no dia 12 de novembro. O evento abordou a arquitetura no sistema de saúde e também contou com apresentação de projetos com debate entre técnicos, projetistas e órgãos de aprovação.
Participaram da mesa os arquitetos Gustavo Serefin, que falou sobre Centro Obstétrico; Denise Cristina Godinho Cezar, que fez palestra sobre Rede Cegonha e Ambiência de Saúde; e Edilson Reni Pinzon que abordou o tema do Pronto Atendimento. A mediação foi do arquiteto Ednezer Rodrigues Flores, da diretoria do IAB RS.
A arquiteta Denise Cristina Godinho Cezar apresentou o projeto da rede cegonha, falando dos espaços que estão sendo reconfigurados para se adequarem ao parto seguro e humanizado. A arquiteta também falou sobre questões de construção e reforma e aquisição para casas de gestantes, do Bebê e da Puérpera, além da adequação de ambiência das maternidades, e a suficiência de leitos que atendem gestantes de alto risco, de acordo com as necessidades loco regionais.  “A produção de espaços saudáveis estão sendo feitos, não pensamento só na estrutura física, mas como espaços de convivência e inter-relacionamento com trabalhadores, gestores e pacientes, proporcionando atenção acolhedora, resolutiva e humana” informou a arquiteta.
Para o arquiteto Ednezer Rodrigues Flores, mediador do evento, o conceito de parto normal, por exemplo, é antigo. A aceitação é moderna. Para ele, o fato de como vencer essa barreira de transformação e necessidade de intervenção é muito difícil. “Hoje quem faz gestão enfrenta essa barreira. No ponto específico de recém nascidos, por exemplo, requer uma tomada de decisão muito importante para o gestor, na hora de fazer um centro obstétrico, levando em consideração a demanda, bom planejamento e dimensionamento”, destacou Ednezer.
De acordo com o arquiteto Gustavo Serefin, para projetar uma unidade de saúde, é preciso atender as normas da RDC 36/2008, considerar o conforto do paciente e a humanização do ambiente. Para ele, a presença de um acompanhante da gestante, por exemplo, altera muito o projeto do arquiteto. “Temos que pensar em um espaço adequado para essa pessoa, para que ela não atrapalhe a equipe médica”, disse Serefin.  Ele também falou da importância de ser ter um bom fluxo do Centro Obstétrico com as demais unidades, como UTI, posto de enfermagem e atendimento médico. Além disso, apresentou a planta baixa do seu projeto de TCC uma para maternidade fictícia mostrando detalhes de um quarto PPT.
O arquiteto Edilson Reni Pinzon, abordou o tema da Unidade de Atendimento Imediato, também conhecidas como Urgência ou Emergência. Pinzon destacou o resultado positivo em Canoas, município onde já desenvolveu projetos. O arquiteto explicou questões de resolutividade, como as recomendações para elaboração da unidade, de que seja, por exemplo, sempre no térreo e no extremo de uma edificação, visando uma expansão futura. Sobre fluxos externos, Pinzon falou sobre como separar acessos de urgência e emergência. “Estes espaços devem ter conexão direta com centro diagnóstico por imagem, centro cirúrgico e unidade de tratamento intensivo”, acrescentou. O arquiteto mostrou acessos de ambulâncias, urgência pediátrica, e urgência adulta, e ainda falou da setorização/zonenamento de sanitários, sala da ecografia, coleta de sangue, eletrocardiograma, curativos, sala de gesso, entre outros setores interligados.

Saiba mais sobre os palestrantes:
Denise Cristina Godinho Cézar é Arquiteta e Urbanista graduada pelas Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis (UNIRITTER) – Porto Alegre/RS; possui Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde pelo Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica); com Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) em parceria com a Escola de Saúde Pública/RS e a Escola Tulio Ascarelli – Roma Tre, Itália e apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Rio de Janeiro; e é Apoiadora de Ambiência do Ministério da Saúde, formação em parceria do MS/HumanizaSUS/QualiSUS Redes.
Gustavo Serefin é formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em agosto de 2006. Pós-graduado em arquitetura hospitalar pela faculdade Newton Paiva, Belo Horizonte e em sustentabilidade pela Politécnica da Catalunha, Espanha. Se especializou em reuso de água pela USP e em energias renováveis pela CAT, no País de Gales. Sua especialização em gerência de projetos, pela FGV, vem ajudando a ter obras mais organizadas e melhor planejadas.
Edilson Reni Pinzon é especialista em Arquitetura e Engenharia de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde pelo Centro Universitário Newton Paiva Pró Reitoria de Pós Graduação, e TGS Administração de Eventos Educacionais, 2013;Graduação em Arquitetura e Urbanista pela ULBRA, 1995; Servidor público municipal da cidade de Canoas/RS, atuou durante 10 anos como gestor da Unidade de Projetos Escolares. Foi gerente de projetos durante 3 anos onde desenvolveu projetos na área da educação infantil. Desenvolve trabalho na área da saúde pública municipal desde 2012. Atualmente supervisiona, desenvolve e elabora projetos de saúde como Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Centro de Atendimento Psicossocial e Unidade de Acolhimento, dentre outras no município de Canoas.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →