Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura para viver a cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O que é praticar a cidadania em uma metrópole como Porto Alegre? Como compreender os códigos de uma cidade que parece estar cada vez mais desconectada das pessoas que vivem nela? Que papel a arquitetura tem nesse processo? É com estas – e muitas outras – dúvidas que o presidente da secção gaúcha do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rafael Passos, pretende abrir o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, no próximo dia 9 de outubro, quarta-feira. Para ele, debater conceitos como “espaço” e “democracia”, que são temas do evento realizado pelo IAB e com correalização do CAU/RS, é a saída para promover a educação urbana capaz de tornar as cidades mais plurais e acessíveis.

Segundo Passos, um dos pontos centrais desse debate é a noção de espaço, relativizada em um mundo em que as fronteiras estão em constante tensão. A demanda por espaços públicos e privados é cada vez mais decisiva para a vida das comunidades que compartilham os ambientes urbanos – daí a relevância da sua discussão.

– Por isso decidimos levar o Congresso para a rua, para fora de um único centro de eventos. Queremos trazer as pessoas para o debate em torno da cidade, em que um dos temas centrais é justamente o papel da arquitetura nesse novo momento – explica Passos, ao comentar os locais que sediarão as atividades do Congresso, como a Praça da Alfândega, o Multipalco, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Largo Glênio Peres.

Compreender a arquitetura como parte da cultura de uma sociedade também é, de acordo com Passos, um dos desafios do evento. Para além dos conjuntos arquitetônicos considerados patrimônio histórico, a arquitetura contemporânea também é uma construção cultural na medida em que possibilita o diálogo da sociedade com a cidade, gerando cidadania.

– Fazer arquitetura não é somente construir prédios de padrão comercial. É interferir no ambiente das cidades. É um movimento cultural – afirma.

Para promover esse debate amplo e plural, o Congresso tem grande parte da sua programação aberta ao público. Todas as atividades da Feira de Arquitetura, que ocorre na Praça da Alfândega, e da programação cultural, com atrações musicais e teatrais, podem ser conferidas gratuitamente. As dez atrações da programação cultural contam com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – PróCultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Passos destaca a conferência de abertura, denominada Espaço e Democracia, que será presidida pela arquiteta Ermínia Maricato, que deverá falar sobre temas como cidades, ambiente, memória e cultura. O evento gratuito ocorre às 19h, no Auditório Araújo Viana, com distribuição de senhas a partir das 16h.

Uma praça aberta – também – para a arquitetura
Fazer da Praça da Alfândega o ponto central do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, com a realização da Feira de Arquitetura entre as sombras das velhas árvores, tem uma simbologia especial. Além de ter sido o marco inicial das restaurações promovidas pelo programa Monumenta em Porto Alegre, cuja coordenadora foi a arquiteta Briane Bicca, homenageada no evento, a praça também sedia outras feiras muito queridas para os gaúchos, como a Feira do Livro.

Segundo o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, a intenção é fazer com que as pessoas convivam com a arquitetura de forma natural e orgânica, da mesma forma como convivem com os livros na época da Feira.
– As pessoas gostam de ir na Feira do Livro para comprar livros, é claro, mas também gostam apenas de estar ali, entre as bancas, acolhidas pela praça. Se elas se sentirem acolhidas também pela arquitetura no mesmo espaço, teremos dado um grande passo – completa.

Para mais informações, acesse: http://www.21cba.com.br
|facebook.com/21congressobrasileirodearquitetos | instagram @21cba

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →