Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura para viver a cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O que é praticar a cidadania em uma metrópole como Porto Alegre? Como compreender os códigos de uma cidade que parece estar cada vez mais desconectada das pessoas que vivem nela? Que papel a arquitetura tem nesse processo? É com estas – e muitas outras – dúvidas que o presidente da secção gaúcha do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rafael Passos, pretende abrir o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, no próximo dia 9 de outubro, quarta-feira. Para ele, debater conceitos como “espaço” e “democracia”, que são temas do evento realizado pelo IAB e com correalização do CAU/RS, é a saída para promover a educação urbana capaz de tornar as cidades mais plurais e acessíveis.

Segundo Passos, um dos pontos centrais desse debate é a noção de espaço, relativizada em um mundo em que as fronteiras estão em constante tensão. A demanda por espaços públicos e privados é cada vez mais decisiva para a vida das comunidades que compartilham os ambientes urbanos – daí a relevância da sua discussão.

– Por isso decidimos levar o Congresso para a rua, para fora de um único centro de eventos. Queremos trazer as pessoas para o debate em torno da cidade, em que um dos temas centrais é justamente o papel da arquitetura nesse novo momento – explica Passos, ao comentar os locais que sediarão as atividades do Congresso, como a Praça da Alfândega, o Multipalco, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Largo Glênio Peres.

Compreender a arquitetura como parte da cultura de uma sociedade também é, de acordo com Passos, um dos desafios do evento. Para além dos conjuntos arquitetônicos considerados patrimônio histórico, a arquitetura contemporânea também é uma construção cultural na medida em que possibilita o diálogo da sociedade com a cidade, gerando cidadania.

– Fazer arquitetura não é somente construir prédios de padrão comercial. É interferir no ambiente das cidades. É um movimento cultural – afirma.

Para promover esse debate amplo e plural, o Congresso tem grande parte da sua programação aberta ao público. Todas as atividades da Feira de Arquitetura, que ocorre na Praça da Alfândega, e da programação cultural, com atrações musicais e teatrais, podem ser conferidas gratuitamente. As dez atrações da programação cultural contam com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – PróCultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Passos destaca a conferência de abertura, denominada Espaço e Democracia, que será presidida pela arquiteta Ermínia Maricato, que deverá falar sobre temas como cidades, ambiente, memória e cultura. O evento gratuito ocorre às 19h, no Auditório Araújo Viana, com distribuição de senhas a partir das 16h.

Uma praça aberta – também – para a arquitetura
Fazer da Praça da Alfândega o ponto central do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, com a realização da Feira de Arquitetura entre as sombras das velhas árvores, tem uma simbologia especial. Além de ter sido o marco inicial das restaurações promovidas pelo programa Monumenta em Porto Alegre, cuja coordenadora foi a arquiteta Briane Bicca, homenageada no evento, a praça também sedia outras feiras muito queridas para os gaúchos, como a Feira do Livro.

Segundo o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, a intenção é fazer com que as pessoas convivam com a arquitetura de forma natural e orgânica, da mesma forma como convivem com os livros na época da Feira.
– As pessoas gostam de ir na Feira do Livro para comprar livros, é claro, mas também gostam apenas de estar ali, entre as bancas, acolhidas pela praça. Se elas se sentirem acolhidas também pela arquitetura no mesmo espaço, teremos dado um grande passo – completa.

Para mais informações, acesse: http://www.21cba.com.br
|facebook.com/21congressobrasileirodearquitetos | instagram @21cba

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →