Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Artigo: TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Por Tiago Holzmann da Silva

O Brasil parou neste domingo, com profunda tristeza, diante de uma das maiores tragédias ocorridas na história do país, envolvendo adolescentes que procuravam diversão em uma casa noturna. Perplexos, tentamos entender e buscar alguma explicação por que este tipo de tragédia acontece.

Uma rápida análise da nossa legislação permite afirmar, com tranquilidade, que a vida de mais de 200 jovens poderia haver sido poupadas se as leis, normas e procedimentos existentes e em vigor fossem minimamente cumpridos. Todas as construções públicas e privadas, por exigência da lei e para a segurança de seus usuários, devem ser projetadas e executadas por profissionais especializados, com formação e competência técnica comprovada. Entretanto sabemos que nossa prática não é esta. Faz parte da cultura de nossa sociedade, do nosso dia-a-dia, o improviso, a vista grossa, o jeitinho, tanto para a legislação que seguidamente “não pega”, como para o respeito ao trabalho técnico dos profissionais especialistas. Quantas vezes dirigimos acima da velocidade máxima permitida? Nos automedicamos? Compramos produtos piratas ou de contrabando? Fazemos uma reforma por nossa conta e retiramos um pilar do meio de um edifício? Burlamos alguma regra para conseguir um benefício pessoal ou profissional?

Nossa sociedade, cada um de nós em maior ou menor grau, é responsável por esta tragédia, pois a nossa cultura é alimentada diariamente por este tipo de comportamento. Ou será que podemos todos julgar de consciência limpa o segurança da danceteria que bloqueava a saída cumprindo as ordens do patrão? A ganância do empresário que submete a segurança das pessoas à seus anseios de lucro? A irresponsabilidade na busca de notoriedade da banda que usava explosivos em locais fechados? Os políticos que “flexibilizam” regras em favor do “desenvolvimento” e da geração de empregos? Sejamos francos, se não fosse a tragédia, estaríamos despreocupados e estas burlas tão comuns não seriam um problema e muito menos um motivo de espanto.

Em solidariedade com as famílias das vítimas, fazemos esse convite à autocrítica para que a sociedade atente para a importância do cumprimento das leis e normas técnicas, do respeito ao trabalho dos profissionais e da exigência de fiscalização rigorosa dos órgãos públicos, mas principalmente, para refletirmos sobre nossas atitudes e comportamentos diários muitas vezes indiferentes à ilegalidade e ao jeitinho.
 

Presidente Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →