Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Artigo: TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Por Tiago Holzmann da Silva

O Brasil parou neste domingo, com profunda tristeza, diante de uma das maiores tragédias ocorridas na história do país, envolvendo adolescentes que procuravam diversão em uma casa noturna. Perplexos, tentamos entender e buscar alguma explicação por que este tipo de tragédia acontece.

Uma rápida análise da nossa legislação permite afirmar, com tranquilidade, que a vida de mais de 200 jovens poderia haver sido poupadas se as leis, normas e procedimentos existentes e em vigor fossem minimamente cumpridos. Todas as construções públicas e privadas, por exigência da lei e para a segurança de seus usuários, devem ser projetadas e executadas por profissionais especializados, com formação e competência técnica comprovada. Entretanto sabemos que nossa prática não é esta. Faz parte da cultura de nossa sociedade, do nosso dia-a-dia, o improviso, a vista grossa, o jeitinho, tanto para a legislação que seguidamente “não pega”, como para o respeito ao trabalho técnico dos profissionais especialistas. Quantas vezes dirigimos acima da velocidade máxima permitida? Nos automedicamos? Compramos produtos piratas ou de contrabando? Fazemos uma reforma por nossa conta e retiramos um pilar do meio de um edifício? Burlamos alguma regra para conseguir um benefício pessoal ou profissional?

Nossa sociedade, cada um de nós em maior ou menor grau, é responsável por esta tragédia, pois a nossa cultura é alimentada diariamente por este tipo de comportamento. Ou será que podemos todos julgar de consciência limpa o segurança da danceteria que bloqueava a saída cumprindo as ordens do patrão? A ganância do empresário que submete a segurança das pessoas à seus anseios de lucro? A irresponsabilidade na busca de notoriedade da banda que usava explosivos em locais fechados? Os políticos que “flexibilizam” regras em favor do “desenvolvimento” e da geração de empregos? Sejamos francos, se não fosse a tragédia, estaríamos despreocupados e estas burlas tão comuns não seriam um problema e muito menos um motivo de espanto.

Em solidariedade com as famílias das vítimas, fazemos esse convite à autocrítica para que a sociedade atente para a importância do cumprimento das leis e normas técnicas, do respeito ao trabalho dos profissionais e da exigência de fiscalização rigorosa dos órgãos públicos, mas principalmente, para refletirmos sobre nossas atitudes e comportamentos diários muitas vezes indiferentes à ilegalidade e ao jeitinho.
 

Presidente Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →