Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assembléia Geral Ordinária – ELEIÇÕES IAB-RS 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A Comissão Eleitoral, já constituída, é formada pelos arquitetos Nelson Rosa, Eduardo Baldauf e Elena Graeff, que deverão estabelecer as normas e os procedimentos para a renovação dos colegiados diretivos e deliberativos do IAB-RS: Conselho Diretor, Conselho Fiscal, Conselho Superior e Conselho Estadual.
Atenção:  inscrições das chapas para Conselho Diretor, Fiscal e Superior, bem como as inscrições dos candidatos ao Conselho Estadual foram prorrogadas. Agora, deverão ser encaminhadas ao IAB-RS até às 21 horas do dia 30 de outubro de 2013, devido a dificuldade dos candidatos para assinar o pedido de registro de candidatura em horário comercial.
Para acessar ao Edital das eleições de 2013 acesse aqui.
VEJA O REGULALMENTO ELEITORAL:
REGULAMENTO ELEITORAL
Normatiza a forma como se realizará a eleição dos Colegiados Diretivos e Deliberativos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, triênio 2014/2016.
I – DOS OBJETIVOS
      Art. 1º – Este Regulamento tem por objetivo disciplinar o processo eleitoral que determinará a escolha da nova Diretoria do IAB/RS – triênio 2014/2016.
II – DOS ELEITORES
     Art. 2º – Estará apto a votar o arquiteto associado do IAB/RS que esteja quite com a tesouraria da Entidade, devendo saldar o débito, se houver, até o dia 27/11/2013.
     Parágrafo único – Somente poderá votar o arquiteto que se associou até o dia 30/10/2013.
III – DAS CANDIDATURAS
     Art. 3º – Poderá ser candidato todo o arquiteto que estiver em dia com a tesouraria até a data de inscrição.
     Art. 4º – As inscrições se darão por chapas independentes, contendo os nomes e os cargos:
                    I – Chapa para o Conselho Diretor – 10 integrantes
                    II – Chapa para o Conselho Superior – 6 titulares/ 6 suplentes
                    III – Chapa para o Conselho Fiscal – 3 integrantes
     Art. 5º – Paralelamente à inscrição das chapas, qualquer associado, em dia com a tesouraria, poderá se inscrever como candidato ao Conselho Estadual.
     § 1º – A inscrição do interessado deverá ser apresentada por, no mínimo, 02 (dois) associados quites com a tesouraria.
     § 2º – O candidato ao Conselho Estadual deverá receber votação não inferior a 5 (cinco) votos para considerar-se eleito, respeitado o limite máximo de 20 (vinte) conselheiros. (10 Titulares e 10 Suplentes) conforme estatuto.
     Art. 6º – O registro das chapas e dos candidatos ao Conselho Estadual poderá ser efetuado até 30 dias antes da data de instalação da Assembléia Geral Ordinária – Eleição.
     § 1º – As chapas deverão conter nome e assinatura de todos os integrantes e respectivos cargos.
     § 2º – O requerimento solicitando o registro da chapa deverá ser assinado pelo candidato à presidência da Entidade e entregue na secretaria do IAB/RS até às 21 horas do dia 30/10/2013. (nova data)
     § 3º – O candidato ao Conselho Estadual deverá encaminhar seu registro através de requerimento, por e-mail: iabrs@iabrs.org.br , até as 21 horas do dia 30/10/2013.
     § 4º – O registro das chapas não poderá ser efetuado por via postal. Um integrante de chapa ou seu procurador legal deverá acompanhar o registro da mesma.
     Art. 7º – Junto com o registro da chapa deverá também ser protocolada a plataforma que seus integrantes defendem. A chapa e a plataforma deverão ser apresentadas em 2 (duas) vias.
     Art. 8º – Quando do registro da chapa deverá ser assinada uma declaração de acatamento às normas deste Regulamento.
     Art. 9º – A Comissão Eleitoral homologará as candidaturas até o dia 31/10/2013. Em caso de impugnação da candidatura de alguma chapa ou candidato, estes terão o prazo até o dia 04/11/2013 para apresentar recurso à impugnação.
IV – DA CAMPANHA
     Art. 10º – A divulgação da plataforma de cada chapa e dos candidatos ao Conselho Estadual será de responsabilidade de cada um, cabendo ao IAB/RS o envio de dois informativos eletrônicos por chapa, em datas previamente estabelecidas pela comissão eleitoral.
     Art. 11º – Será fornecida a cada chapa, a partir do encerramento das inscrições, uma cópia da listagem final dos associados aptos a votar.
     Art. 12º – Ficará à disposição dos candidatos ao Conselho Estadual, na Secretaria do IAB/RS, para consulta, uma cópia da listagem final de associados aptos a votar.
V – DA VOTAÇÃO
     Art. 13º – Serão utilizadas nas eleições cédulas padronizadas, autenticadas e devidamente rubricadas por, no mínimo, 01 (um) integrante da Comissão Eleitoral e 01 (um) mesário.
     Art. 14º – Os associados poderão votar:
a)  em Mesa Eleitoral instalada na sede do IAB/RS;
b)  através de voto por correspondência, facultado aos associados residentes no interior do    Estado.
c)    em Mesas Eleitorais instaladas nos Núcleos do interior do Estado.
     § 1º – Não serão aceitos votos por procuração.
     § 2º – O voto por correspondência só será considerado válido quando postado em agência da ECT e recebido na sede do IAB/RS até o dia 26/11/2013.
     § 3º – Nas cidades com Núcleos do IAB-RS, os associados votarão na Sede do Núcleo.
     § 4º – Os Núcleos do interior indicarão uma Mesa Eleitoral, que procederá de acordo com as normas deste Regulamento.
     § 5º – Imediatamente após o escrutínio nos Núcleos do interior, o resultado deverá ser comunicado à Mesa Eleitoral instalada na Sede do IAB-RS, com o envio por e-mail (iabrs@iabrs.org.br) da eleição.
     Art. 15º – Os arquitetos associados residentes no interior do Estado, em cidades que não possuem núcleos do IAB/RS, remeterão seu voto pelo correio, dentro do seguinte procedimento:
a) os arquitetos receberão as instruções para votação, os envelopes necessários e as cédulas de votação;
b) o arquiteto vota, coloca as cédulas dentro do envelope correspondente, lacrando-o;
c) preenche o espaço de identificação do envelope para envio do voto, coloca o envelope da cédula dentro, lacrando-o e remetendo-o pelo Correio.
     Art. 16º – Os envelopes citados no artigo anterior terão as seguintes características:
a) Envelope da cédula – conterá as cédulas de votação e não poderá ter qualquer inscrição que identifique seu remetente.
b) Envelope para envio de voto – deverá conter, em letra de forma legível, o nome e o endereço completos do arquiteto remetente, bem como sua assinatura. A assinatura é obrigatória, caso contrário o voto não será considerado.
     Parágrafo único – Ao receber o envelope com o voto, a Comissão Eleitoral conferirá o nome do eleitor na lista, sua situação junto à tesouraria, e estando em ordem, fará o registro e colocará o envelope da cédula em urna especial.
     Art. 17º – Na cédula de votação o eleitor deverá colocar o número da chapa de sua preferência.
     Parágrafo único – O número das chapas será definido por ordem de inscrição.
     Art. 18º – Para o Conselho Estadual, cada eleitor poderá votar em até 10 (dez) nomes entre os candidatos inscritos.
     Art. 19º – Cada chapa poderá credenciar até 2 (dois) fiscais junto à Comissão Eleitoral para acompanhamento das eleições.
     Art. 20º – No final do período de votação a urna deverá ser lacrada e rubricada pelos mesários.
     Art. 21º – Será demarcado, na sede do IAB/RS, o espaço destinado à votação, podendo permanecer nele os mesários, os fiscais designados e o eleitor durante o tempo necessário à votação e nenhuma pessoa estranha à mesa poderá intervir no seu funcionamento.
     Parágrafo único – Não será permitida propaganda eleitoral ou qualquer discussão sobre as chapas no local demarcado para a votação.
     Art. 22º – Durante o processo de votação o mesário deverá lavrar a Ata, registrando todas as ocorrências na medida em que os fatos se derem, inclusive os pedidos de impugnação feitos por escrito, pelos fiscais.
     Parágrafo único – A Ata deverá ser assinada pelos mesários, fiscais ou testemunhas identificadas, acompanhada dos pedidos de impugnação.
VI – DA APURAÇÃO
     Art. 23º – A apuração será iniciada logo após o encerramento da votação na sede do IAB/RS.
        § 1º – Serão convidados entre os associados presentes escrutinadores para proceder com a contagem dos votos.
     Art. 24º – Apurada a urna instalada na sede, serão computados os votos por correspondência.
     Art. 25º – Os trabalhos de escrutínio só poderão iniciar após a análise dos eventuais pedidos de impugnação constantes nas atas, ficando a critério da Comissão Eleitoral o momento oportuno de seu julgamento.
     Art. 26º – A abertura dos trabalhos de escrutínio dar-se-á concomitantemente com o início da lavratura da respectiva Ata pela mesa apuradora.
     Art. 27º – Findo o escrutínio, não havendo solicitações de impugnações para serem julgadas, a Comissão Eleitoral num prazo de 24 horas completará a Ata desta etapa, subscrita por seus membros e entregará formalmente ao atual Presidente do IAB/RS.
     Art. 28º – Qualquer componente de chapa poderá, num prazo de 24 horas a contar da entrega formal da ata, solicitar, justificada e por escrito, a impugnação administrativa do resultado da eleição junto à Comissão Eleitoral, a qual se pronunciará num prazo de 24 horas, a contar do seu recebimento.
     Art. 29º – O ingresso de recurso de impugnação via judicial não impedirá a posse dos eleitos.
VII – DA MESA E COMISSÃO ELEITORAL
     Art. 30º – A Mesa Eleitoral será composta por 1 (um) Presidente, 1 (um) Secretário e 2 (dois) escrutinadores escolhidos entre os associados presentes à Assembléia Geral Ordinária e quite com a Tesouraria.
     Art. 31º – À Comissão Eleitoral – formada por 3 (três) sócios do IAB/RS indicados pela Diretoria e aprovados pelo Conselho Estadual – caberá conduzir o processo eleitoral, fazer cumprir este Regulamento, esclarecer dúvidas que porventura vierem a ocorrer e divulgar o resultado da eleição.
     Art. 32º – À Comissão Eleitoral é vedado manifestar apoio e fazer campanha a qualquer chapa inscrita.
     Art. 33º – A Comissão Eleitoral encerrará suas atividades 48 horas após o encerramento do pleito.
XIII – DO CALENDÁRIO
     Art. 34º – Datas desta eleição:
     21/09/2013 Homologação da Comissão Eleitoral pelo Conselho Estadual
     12/10/2013 Publicação na imprensa do Edital de convocação da Assembléia Geral Ordinária – Eleições.
     30/10/2013 Data-limite para inscrição das chapas, até às 21 horas. (nova data)
     26/11/2013 Data-limite para recebimento dos votos dos associados do interior do Estado.
     27/11/2013 Assembléia Geral Ordinária – Eleições – Votação das 09 às 21 horas na Sede do IAB/RS.     
     27/11/2013 Apuração dos votos após o encerramento da votação na sede do IAB-RS
      Parágrafo Único – A data da posse da nova Diretoria do IAB/RS – triênio 2012/2013 – será divulgada posteriormente.
IX – CONSIDERAÇÕES FINAIS
     Art. 35º – Os casos omissos deste Regulamento serão levados à consideração e decisão da Comissão Eleitoral.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →