Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Beto Moesch e sua luta pelas questões ambientais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em palestra no Solar Conde de Porto Alegre, o vereador Beto Moesch (PP/RS) falou, no dia 11 de novembro, sobre “Gestão urbana e aspectos ambientais – legislação”, no projeto “Bate-papo Visão Social e IAB-RS”, com a presença do arq. José Albano Volkmer e da jornalista Cris Gumarães. O ecologista preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores e buscou o mandato para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na esfera estadual, por 15 anos, onde coordenou o Código Florestal e militou como advogado. Em sua trajetória, o parlamentar aprendeu que o trabalho ambiental é trandisciplinar e que o papel do arquiteto é efetuar o planejamento, tanto dos ambientes naturais quanto artificiais. Ele é o autor da lei que isenta os prédios tomados de IPTU e taxa de lixo e do ante-projeto que prevê 50% de recuo ajardinado ou arborizado, nos prédios. Na sua opinião, as energias solar e eólica deveriam ser estimuladas nas residências, com reutilização da água e diminuição do IPTU para quem apresentar alta sustentabilidade. Quanto ao Plano Diretor, lamenta que a cidade esteja transformada em um canteiro de obras e considera a 3ª Perimetral uma aberração, uma vez que separou os bairros, como a BR-116 fez com Canoas. “Por que o Plano Diretor de 1979, quando a cidade tinha menos habitantes, era mais restritivo que hoje?”, questiona ele, alertando que o grande conflito é o aumento do índice construtivo nos bairros tradicionais, que não respeitou a relação área de recuo/área construída. Para que seja instrumento do desenvolvimento de uma cidade, o Plano Diretor deve respeitar as vocações dos bairros, com tratamento diferenciado entre eles. “O PDDUA se ateve ao que pode ser construído, onde e como; não regulamentando o que deve ser preservado, e sim tratadas via carta de intenções, como o plano de circulação”, declara. Neste caso, o termo circulação é usado não apenas no sentido rodoviário, mas também para o transporte fluvial, ferroviário e ciclovias. “Como eu não vou preservar a história de nossa cidade e os ecossitemas remanescentes”, questiona. Um dos aspectos positivos, não foram regulamentados. Para finalizar, enfatizou a importância da participação da sociedade nas discussões que dizem respeito direto a sua cidade, realizadas na Câmara de Vereadores nas tardes de terça-feira, através das Comissões Permanentes e do Plano Diretor, sempre nas quintas, às 10h.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →