Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Beto Moesch e sua luta pelas questões ambientais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em palestra no Solar Conde de Porto Alegre, o vereador Beto Moesch (PP/RS) falou, no dia 11 de novembro, sobre “Gestão urbana e aspectos ambientais – legislação”, no projeto “Bate-papo Visão Social e IAB-RS”, com a presença do arq. José Albano Volkmer e da jornalista Cris Gumarães. O ecologista preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores e buscou o mandato para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na esfera estadual, por 15 anos, onde coordenou o Código Florestal e militou como advogado. Em sua trajetória, o parlamentar aprendeu que o trabalho ambiental é trandisciplinar e que o papel do arquiteto é efetuar o planejamento, tanto dos ambientes naturais quanto artificiais. Ele é o autor da lei que isenta os prédios tomados de IPTU e taxa de lixo e do ante-projeto que prevê 50% de recuo ajardinado ou arborizado, nos prédios. Na sua opinião, as energias solar e eólica deveriam ser estimuladas nas residências, com reutilização da água e diminuição do IPTU para quem apresentar alta sustentabilidade. Quanto ao Plano Diretor, lamenta que a cidade esteja transformada em um canteiro de obras e considera a 3ª Perimetral uma aberração, uma vez que separou os bairros, como a BR-116 fez com Canoas. “Por que o Plano Diretor de 1979, quando a cidade tinha menos habitantes, era mais restritivo que hoje?”, questiona ele, alertando que o grande conflito é o aumento do índice construtivo nos bairros tradicionais, que não respeitou a relação área de recuo/área construída. Para que seja instrumento do desenvolvimento de uma cidade, o Plano Diretor deve respeitar as vocações dos bairros, com tratamento diferenciado entre eles. “O PDDUA se ateve ao que pode ser construído, onde e como; não regulamentando o que deve ser preservado, e sim tratadas via carta de intenções, como o plano de circulação”, declara. Neste caso, o termo circulação é usado não apenas no sentido rodoviário, mas também para o transporte fluvial, ferroviário e ciclovias. “Como eu não vou preservar a história de nossa cidade e os ecossitemas remanescentes”, questiona. Um dos aspectos positivos, não foram regulamentados. Para finalizar, enfatizou a importância da participação da sociedade nas discussões que dizem respeito direto a sua cidade, realizadas na Câmara de Vereadores nas tardes de terça-feira, através das Comissões Permanentes e do Plano Diretor, sempre nas quintas, às 10h.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →