Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana Cultural vai realizar o verdadeiro Natal Gaúcho em janeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A “visita” traz à frente o “mestre”, o “Ajudante” e instrumentos, seguidos do “Contramestre” e “Ajudante”, também com seus instrumentos, pedindo licença para cantar: “Agora mesmo chegamos
na beira de seu terreiro
Para tocar e cantar
Licença peço primeiro…” “Meu senhor dono da casa
Escute com atenção
Vim saudar Deus Menino
Com este terno temporão…” Assim é a saudação ao dono da morada onde chega, na amplidão silenciosa da noite, a Folia de Reis ou Terno de Reis, tradição gaúcho-brasileira. As portas se abrem e os donos da casa recebem os cantadores e os três Reis Magos. Um presépio montado no interior da sala demonstra o espírito natalino e a religiosidade. Cantando sempre o Terno de Reis entoa um Terço de Festa na Noite Santa e alegra a entrega dos presentes feita pelos Reis Magos, àqueles que ali se reúnem. Dentro da casa, na seqüência, executam números populares dando origem a animado baile com “chimarrita”, “tirana”, “tatu” pela noite toda. Então, aparece o “Anjo” anunciando o nascimento de Jesus, juntamente com uma “Multidão de Milícia Celeste e Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade…” A Caravana Cultural levará, por terra em ônibus ou por água, em embarcação, para a intimidade das nossas mais caras tradições onde realizaremos um verdadeiro Natal Gaúcho repleto de surpresas e encantos.
A seguir, fazem os agradecimentos pela acolhida dentro da casa e no terreiro, cantando o “Peditório”, que busca “tirar reses” que é a contribuição para a Festa do Dia de Reis e a festa tem andamento.
Assim transcorrerá o Natal Gaúcho que a Caravana Cultural oferece neste início de janeiro, repleto de surpresas e alegrias.
Uma realização da Caravana Cultural, projeto para educação e preservação do patrimônio cultural
Promoção do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB-RS
Apoio da Secretaria de Estado da Cultura- IGTF, “35”CTG,
Secretaria de Turismo de Barra do Ribeiro
Paixão Côrtes
Família Borghetti
Onde: Recanto Borghetti
Quando: 10 de janeiro de 2004
Quanto: R$ 75,00 (crianças preços especiais, estudantes quites com IAB, também)
Inclui: transporte, alimentação, camiseta da Caravana, livro do Paixão Côrtes, certificado de participação e presente.
Inscrições no Centro Cultural IAB-RS – Solar Conde de Porto Alegre – R. Gen. Canabarro 363. Fone: 3212-2552
Informações: fone 3334-2365 Arq. Martinez, Coordenador do Projeto
+info>> 51 3212-2552 | 3334-2365 | caravanacultural@terra.com.br (mailto:caravanacultural@terra.com.br)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →