Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Santa Maria tem saldo positivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
 No último final de semana, de 1º a 3 de março, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) realizaram em Santa Maria a Caravana da Arquitetura, com uma série de eventos de interesse dos profissionais e da sociedade, focados no tema da Atribuição Profissional.
A Caravana iniciou na noite de sexta-feira, 01/03, com a mesa redonda sobre “Projeto e Responsabilidade Técnica”. Presidente do IAB-RS e mediador do debate, Tiago Holzmann da Silva levantou questões sobre a importância de pensar o Projeto como um todo: obra, desenho, concepção, orçamento, instalações, desejos do cliente, adequações entorno e manutenção. Ressaltou ainda que atualmente a elaboração do projeto está fragmentada entre especialistas que trabalham isoladamente, sem perceber o todo. Para Tiago, o arquiteto, autor do projeto, está submetido nos dias de hoje a incorporadores, empresários, corretores, proprietários, empreiteiros, especuladores e marqueteiros. O mediador ainda debateu sobre as origens deste problema no ensino, no dia a dia da atuação profissional e na cultura de arquitetura da sociedade.
A mesa, formada por Sheila Comiran, representando a Prefeitura de SAnta Maria, Priscila Quesaba, representando a ULBRA, CarlosSant’Ana, representando o CAU RS, Fábio Muller, representando a UFSM e Daniel Pereyron, representando a UNIFRA, contou com a presença de Haroldo Pinheiro, presidente do CAU Brasil. Haroldo abordou temas relacionados à atividade do arquiteto atualmente e á grande oportunidade de empreender uma verdadeira revolução cultural na profissão dos arquitetos e urbanistas, salientando a importância da criação do CAU.
A mesa se mostrou essencial, acrescentando detalhes pontuais para o debate. Sheila Comiran destacou a importância do projeto urbano e da atuação do arquiteto como gestor público, enquanto Priscila Quesaba alertou sobre as questões de atuação e participação do arquiteto nas decisões políticas. Já Carlos Sant’Ana concluiu que tem melhorado a percepção dos arquitetos  pela sociedade. Fábio Muller salientou que vivemos num momento único de organização profissional e destacou a importância do CAU neste processo. Daniel Pereyron comentou sobre os concursos público como ferramenta de qualificação das obras públicad e contra as licitações de menor preço.
Na manhã de sábado, 02/03, Haroldo realizou a palestra“Atribuição Profissional do Arquiteto e Urbanista”, quando relatou sobre as ações realizadas pelo CAU-BR no ano de 2012 e falou sobre as pretensões para 2013. Entre elas destacou as ações políticas e jurídicas pela garantia das atribuições exclusivas dos arquitetos, a implementação efetiva das várias formas da fiscalização e as definições para o código de ética dos profissionais.
Ainda no sábado, à tarde, ocorreu a reunião do núcleo de Santa Maria com a direção do IAB-RS. No domingo a visita guiada organizada pelo professor Binato, infelizmente precisou ser cancelada devido os transtornos causados pela chuva.
Para o presidente do IAB-RS o saldo da Caravana foi altamente positivo, “levar esta discussão para todo o estado é nossa obrigação, estamos muito satisfeitos com o resultado de Santa Maria e com excelentes expectativas para a próxima, que será em Rio Grande, em abril”, disse. Neste ano ainda serão realizadas as Caravanas da Arquitetura em Torres, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Lajeado, Erechim e Passo Fundo.
 

Por Humberto Hickel

Por Humberto Hickel

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →