Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Santa Maria tem saldo positivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
 No último final de semana, de 1º a 3 de março, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) realizaram em Santa Maria a Caravana da Arquitetura, com uma série de eventos de interesse dos profissionais e da sociedade, focados no tema da Atribuição Profissional.
A Caravana iniciou na noite de sexta-feira, 01/03, com a mesa redonda sobre “Projeto e Responsabilidade Técnica”. Presidente do IAB-RS e mediador do debate, Tiago Holzmann da Silva levantou questões sobre a importância de pensar o Projeto como um todo: obra, desenho, concepção, orçamento, instalações, desejos do cliente, adequações entorno e manutenção. Ressaltou ainda que atualmente a elaboração do projeto está fragmentada entre especialistas que trabalham isoladamente, sem perceber o todo. Para Tiago, o arquiteto, autor do projeto, está submetido nos dias de hoje a incorporadores, empresários, corretores, proprietários, empreiteiros, especuladores e marqueteiros. O mediador ainda debateu sobre as origens deste problema no ensino, no dia a dia da atuação profissional e na cultura de arquitetura da sociedade.
A mesa, formada por Sheila Comiran, representando a Prefeitura de SAnta Maria, Priscila Quesaba, representando a ULBRA, CarlosSant’Ana, representando o CAU RS, Fábio Muller, representando a UFSM e Daniel Pereyron, representando a UNIFRA, contou com a presença de Haroldo Pinheiro, presidente do CAU Brasil. Haroldo abordou temas relacionados à atividade do arquiteto atualmente e á grande oportunidade de empreender uma verdadeira revolução cultural na profissão dos arquitetos e urbanistas, salientando a importância da criação do CAU.
A mesa se mostrou essencial, acrescentando detalhes pontuais para o debate. Sheila Comiran destacou a importância do projeto urbano e da atuação do arquiteto como gestor público, enquanto Priscila Quesaba alertou sobre as questões de atuação e participação do arquiteto nas decisões políticas. Já Carlos Sant’Ana concluiu que tem melhorado a percepção dos arquitetos  pela sociedade. Fábio Muller salientou que vivemos num momento único de organização profissional e destacou a importância do CAU neste processo. Daniel Pereyron comentou sobre os concursos público como ferramenta de qualificação das obras públicad e contra as licitações de menor preço.
Na manhã de sábado, 02/03, Haroldo realizou a palestra“Atribuição Profissional do Arquiteto e Urbanista”, quando relatou sobre as ações realizadas pelo CAU-BR no ano de 2012 e falou sobre as pretensões para 2013. Entre elas destacou as ações políticas e jurídicas pela garantia das atribuições exclusivas dos arquitetos, a implementação efetiva das várias formas da fiscalização e as definições para o código de ética dos profissionais.
Ainda no sábado, à tarde, ocorreu a reunião do núcleo de Santa Maria com a direção do IAB-RS. No domingo a visita guiada organizada pelo professor Binato, infelizmente precisou ser cancelada devido os transtornos causados pela chuva.
Para o presidente do IAB-RS o saldo da Caravana foi altamente positivo, “levar esta discussão para todo o estado é nossa obrigação, estamos muito satisfeitos com o resultado de Santa Maria e com excelentes expectativas para a próxima, que será em Rio Grande, em abril”, disse. Neste ano ainda serão realizadas as Caravanas da Arquitetura em Torres, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Lajeado, Erechim e Passo Fundo.
 

Por Humberto Hickel

Por Humberto Hickel

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias