Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caxias do Sul recebe Ciclo Desafios Urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ciclo de debates Desafios Urbanos – Arquitetura da Cidade, ocorre no dia 05 de novembro em Caxias do Sul, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. As arquitetas Natércia Domingos e Sandra Barella, apresentam palestra sobre Vitalidade Urbana, às 19h30min.  Também haverá apresentação do Project Model Canvas com Leandro Vignochi, diretor da Exitus Gestão de Projetos e Processos. O evento busca uma reflexão sobre o impacto das decisões arquitetônicas, urbanas e políticas no âmbito da cidade e suas implicações futuras na sociedade, cujas reflexões decorrentes terão impacto nas decisões relacionadas à implantação de equipamentos urbanos em Caxias do Sul.
O evento é uma parceria institucional entre IAB/RS Núcleo Caxias do Sul, SEAAQ e a Prefeitura de Caxias, com apoio do CAU-RS, SAERGS e UCS, e busca envolver as entidades de arquitetura e urbanismo para discutir o planejamento urbano e a apropriação do espaço em termos de arquitetura e sua relação com a cidade de Caxias do Sul.
Desafios Urbanos já é consagrado pelo IAB/RS (Instituto de Arquitetos do Brasil) em Porto Alegre desde 2009, cuja proposta é um ciclo de debates e reflexões acerca das questões urbanas contemporâneas nas cidades gaúchas.

COLOQUE NA AGENDA
O QUE: Desafios Urbanos – Arquitetura da Cidade
QUANDO: 05/11 – quinta-feira
ONDE: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
QUANTO: entrada franca
Será fornecido certificado
Confirmação de presença através dos links das atividades do evento, e/ou, pelo site da SEAAQ (http://www.seaaq.com.br/)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →