Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CCCEV apresenta ciclo de filmes com temática ucraniana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) desenvolve, desde o mês de março, projeto cultural abordando a temática ucraniana, em homenagem aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil. As exposições Perfis Ucranianos , do artista plástico Rauricio Barbosa, e Pêssankas de Páscoa : tradições e ritos em terras brasileiras, do fotógrafo Romulo Lubachesky marcaram o início das atividades que prosseguem no mês de abril, com oficina de Pêssanka, apresentação de danças, sarau poético e exibição de filmes sobre a Ucrânia.

A programação para o próximo sábado, dia 9 de abril, a partir da 13h30min, no Auditório Barbosa Lessa, prevê a exibição de filmes que abordam a temática ucraniana, do cineasta Guto Pasko, que estará presente para dialogar sobre o assunto com os participantes do evento.

Destaque para o longa metragem intitulado Ivan – De Volta Para o Passado , que vem sendo produzido desde agosto de 2010 e ainda não foi finalizado. No sábado, serão exibidas imagens e o making off pela primeira vez do longa que conta a vida do imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial. A ideia do filme foi levar à Ucrânia Iván Boiko, hoje com 91 anos, para reencontrar parentes que nunca haviam saído da terra natal. Boiko foi expatriado para a Alemanha nazista em 1942. Depois de ver Made in Ucrânia – longa que será exibido também no CCCEV –, confiou ao cineasta os seus diários, lavrados em letra miúda em pequenos cadernos de espiral, que foram fundamentais para o roteiro.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias