Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Inaugurado em 9 de dezembro de 1978, com projeto dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky, o Marinha do Brasil possui uma área de 70,70 hectares e está localizado no bairro Praia de Belas. A polêmica atual diz respeito ao projeto da prefeitura de entregá-lo para a iniciativa privada, sem consulta pública, bem como estudo ambiental e técnico, por um período de 30 anos. O projeto contempla a exploração comercial do espaço, criando, assim, uma possível barreira para que a população mais carente frequente livremente o parque.

A co-presidente do IAB-RS, Nathalia Danezi, abriu o debate ressaltando que “as tentativas de privatização de espaços públicos acontecem há bastante tempo, em especial após a aprovação da Lei 12.559/2019, que autoriza o executivo municipal a conceder o uso, os serviços de operação, a administração, conservação, manutenção ou melhoramentos de praças e parques urbanos. A Lei autoriza a concessão da área total das praças e parques e também de partes deles. Desde a aprovação, o que temos visto são sucessivas tentativas de privatização, e graças à atuação e resistência das entidades e da sociedade civil temos tido pequenas vitórias, como a paralisação das obras do Harmonia”, disse. Nathalia informou que, sobre o Marinha do Brasil, o projeto está aguardando análise do TCE. “Ainda temos muito o que debater sobre esse assunto, e o IAB tem apontado a necessidade da participação e mobilização das entidades e da sociedade civil”, complementou.

 

Ivan Mizoguchi, responsável pelo projeto do Parque Marinha do Brasil junto com Rogério Malinsky, relembrou o processo de trabalho que iniciou com um edital publicado na imprensa da época. “Cada parque tem sua importância na história da cidade. Por volta dos anos 1950 o brasil começou a se equipar com esses espaços, fundamentais para qualquer cidade. Com a expansão populacional vimos uma aceleração desse processo, e nesse contexto nasceu o Marinha”, conta. Para ele, Porto Alegre vai na contramão do que já foi feito em muitas cidades, inclusive fora do Brasil. “A gente tem uma preocupação muito grande. É um projeto nosso, e temos insistido e batalhado para que ele seja sempre público”, defende.

Malinsky, por sua vez, ressalta que, já naquela época, o projeto se preocupava com a questão ambiental. “Estarmos aqui hoje é uma maneira de valorizarmos isso. Por trás desse projeto atual, de querer transformar o parque em outra coisa, há um grande retrocesso. É uma etapa do neoliberalismo com um grau de voracidade que não tem fim, logo, devemos lutar pelo espaço público sempre”, alerta.

Francisco Milanez, o último palestrante da noite, reforçou que um bem público merece participação, ideias diferentes, e não um projeto feito à fórceps sem a participação social. “Precisamos encontrar as melhores alternativas para todos, trazer a natureza de volta para a cidade. O que vemos hoje é uma construção histórica, como o Marinha do Brasil, sendo pensado como um espaço que possa sofrer interferência e exploração interna, ao invés de se pensar no seu entorno”, aponta.

Milanez complementa a fala de Mizoguchi sobre a situação de Porto Alegre. “A cidade está conseguindo andar contra história. O mundo pensando em trazer a natureza de volta para a cidade, em grandes centros cujo projeto é até mais difícil, como Berlin e Tóquio, e aqui vemos o retrocesso. Privatizando, colocando estacionamento em parques, jogando no lixo a história mais linda de luta ambiental do Brasil que é Porto Alegre. É uma vergonha, e estamos vivendo de forma apática. Não podemos permitir que a administração dos espaços públicos se transforme em especulação imobiliária”, finaliza.

Por Ricardo Rodrigues / Ortácio Agência de Comunicação
Assessoria de Comunicação do IAB RS

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →