Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Inaugurado em 9 de dezembro de 1978, com projeto dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky, o Marinha do Brasil possui uma área de 70,70 hectares e está localizado no bairro Praia de Belas. A polêmica atual diz respeito ao projeto da prefeitura de entregá-lo para a iniciativa privada, sem consulta pública, bem como estudo ambiental e técnico, por um período de 30 anos. O projeto contempla a exploração comercial do espaço, criando, assim, uma possível barreira para que a população mais carente frequente livremente o parque.

A co-presidente do IAB-RS, Nathalia Danezi, abriu o debate ressaltando que “as tentativas de privatização de espaços públicos acontecem há bastante tempo, em especial após a aprovação da Lei 12.559/2019, que autoriza o executivo municipal a conceder o uso, os serviços de operação, a administração, conservação, manutenção ou melhoramentos de praças e parques urbanos. A Lei autoriza a concessão da área total das praças e parques e também de partes deles. Desde a aprovação, o que temos visto são sucessivas tentativas de privatização, e graças à atuação e resistência das entidades e da sociedade civil temos tido pequenas vitórias, como a paralisação das obras do Harmonia”, disse. Nathalia informou que, sobre o Marinha do Brasil, o projeto está aguardando análise do TCE. “Ainda temos muito o que debater sobre esse assunto, e o IAB tem apontado a necessidade da participação e mobilização das entidades e da sociedade civil”, complementou.

 

Ivan Mizoguchi, responsável pelo projeto do Parque Marinha do Brasil junto com Rogério Malinsky, relembrou o processo de trabalho que iniciou com um edital publicado na imprensa da época. “Cada parque tem sua importância na história da cidade. Por volta dos anos 1950 o brasil começou a se equipar com esses espaços, fundamentais para qualquer cidade. Com a expansão populacional vimos uma aceleração desse processo, e nesse contexto nasceu o Marinha”, conta. Para ele, Porto Alegre vai na contramão do que já foi feito em muitas cidades, inclusive fora do Brasil. “A gente tem uma preocupação muito grande. É um projeto nosso, e temos insistido e batalhado para que ele seja sempre público”, defende.

Malinsky, por sua vez, ressalta que, já naquela época, o projeto se preocupava com a questão ambiental. “Estarmos aqui hoje é uma maneira de valorizarmos isso. Por trás desse projeto atual, de querer transformar o parque em outra coisa, há um grande retrocesso. É uma etapa do neoliberalismo com um grau de voracidade que não tem fim, logo, devemos lutar pelo espaço público sempre”, alerta.

Francisco Milanez, o último palestrante da noite, reforçou que um bem público merece participação, ideias diferentes, e não um projeto feito à fórceps sem a participação social. “Precisamos encontrar as melhores alternativas para todos, trazer a natureza de volta para a cidade. O que vemos hoje é uma construção histórica, como o Marinha do Brasil, sendo pensado como um espaço que possa sofrer interferência e exploração interna, ao invés de se pensar no seu entorno”, aponta.

Milanez complementa a fala de Mizoguchi sobre a situação de Porto Alegre. “A cidade está conseguindo andar contra história. O mundo pensando em trazer a natureza de volta para a cidade, em grandes centros cujo projeto é até mais difícil, como Berlin e Tóquio, e aqui vemos o retrocesso. Privatizando, colocando estacionamento em parques, jogando no lixo a história mais linda de luta ambiental do Brasil que é Porto Alegre. É uma vergonha, e estamos vivendo de forma apática. Não podemos permitir que a administração dos espaços públicos se transforme em especulação imobiliária”, finaliza.

Por Ricardo Rodrigues / Ortácio Agência de Comunicação
Assessoria de Comunicação do IAB RS

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →

Privatização dos serviços do DMAE em pauta no IAB RS

Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. A entidade solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar neste sábado 19 de Agosto

O prédio histórico conhecido como Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio protegido da cidade, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital. Localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado. Após um longo processo de restauro da fachada do imóvel, o público vai poder conferir o resultado de perto em uma grande comemoração ao ar livre, no dia 19 de agosto, das 16h às 22h. A participação é gratuita e contará com atividades culturais e opções gastronômicas.

Leia Mais →