Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso para o Metro de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Alguns contatos com os órgãos responsáveis já foram realizados para recomendar que os projetos das estações e entorno sejam contratados via Concurso Público, inquestionavelmente mais adequados e com amplo apoio da população.

A construção deste importante equipamento para o futuro da cidade não pode ficar atrelado à instrumentos e práticas do passado: licitação de menor preço e contratação direta de projeto é um equívoco muito grave que não resultará em projetos e obras de qualidade.

O concurso é o instrumento mais moderno, porque retira dos gabinetes a decisão, mais democrático, porque permite a participação de todos os profissionais, e totalmente transparente porque garante à toda a população o acompanhamento de todas as etapas de discussão e seleção das propostas.

A cidade do Rio de Janeiro está dando um bom exemplo e selecionando seus projetos olímpicos via concurso público (Porto Olímpico, Vila Olímpica), seguindo o exemplo das grandes cidades que admiramos.

Em Porto Alegre, somente um concurso nacional de arquitetura que selecione um ou vários bons escritórios para a realização de projetos contemporâneos que transformem os equipamentos do metrô também em obras de arte da cidade e em atração turística. As estações serão simbólicas e serão transformadas em pontos de referência dos bairros.

Este é o futuro que queremos.

Para que todos entendam: o concurso será a melhor maneira evitar mais puxadões de concreto, feios, “baratinhos”, mal projetados, gestados em “caixas pretas”, e mal executados pelo menor preço possível.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →