Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso Público de Habitação Popular no Estado do Amazonas : RESULTADO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Concurso Público de Habitação Popular no Estado do Amazonas
Divulgação do Resultado Os trabalhos iniciaram na segunda-feira no Atelier Verde do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA-Manaus (06.05) às 14:30h com a abertura dos envelopes e fixação dos painéis nos expositores totalizando 26 propostas aptas para avaliação. Os trabalhos estavam numerados de 01 a 26 conforme a ordem de entrega na sede do SINDUSCON-AM no dia 30.05.Fixados os trabalhos, foi eleita a presidência da Comissão Julgadora composta pelo Arq. Fernando Henrique Alves Pedrosa e pelo Eng. Claudius Ferrari Duarte de Oliveira que encaminharam a avaliação das propostas. A primeira etapa da avaliação foi seletiva, onde foi observada em todos os trabalhos a inovação tecnológica, a proposta de idéias e as soluções conceituais com emprego de tecnologia existente ou inovadora em busca da sustentabilidade energética na edificação para habitação popular em nível de Anteprojeto. Nessa etapa foram verificadas pendências em todos os trabalhos com equívocos na legislação, conforto térmico ou inovação tecnológica. Mesmo assim, tratando-se de um concurso de Anteprojetos entendemos que o mérito dos trabalhos deveria ser considerado e com facilidade seria revisado para a execução do projeto executivo. Entre os vinte e seis (26) trabalhos foram selecionado dez (10) que tiveram um melhor desempenho no desenvolvimento dos projetos, conforme critérios listados acima. Os trabalhos selecionados nessa primeira etapa foram: 09,10,12,13,17,18,19,21,23 e 24. A segunda etapa da avaliação iniciou na terça-feira (07.05) ás 14:30h onde foram analisados: os diagramas conceituais, partido arquitetônico, implantação, módulo habitacional, módulo de ampliação, articulação entre as partes, articulação entre as unidades, utilização do espaço aberto, técnica construtiva, carga térmica, sustentabilidade arquitetônica, estética do projeto arquitetônico, custo da construção e a legislação. A avaliação foi feita por cada integrante da comissão julgadora sendo somados os dados chegando ao resultado final. Foram consideradas pela comissão julgadora 03 menções honrosas em razão da qualidade apresentada pelos seguintes trabalhos.

MENÇÃO HONROSA – TRABALHO 23 – IAB/RS
CRISTIANO KUNZE E NATHALIA CANTERGIANI FAGUNDES DE OLIVEIRA A proposta apresenta uma ótima solução modular que possibilita formas de agrupamento vertical ou horizontal, adequando a tipologia a diversas situações de conjunto habitacional. Apresenta notável intenção projetual no emprego de partido ousado contribuindo para a discussão do tema.

MENÇÃO HONROSA – TRABALHO 17 – IAB/SP
ALVARO PUNTONI ARQUITETOS A proposta apresenta solução conceitual notável com leveza da forma arquitetônica e do volume. Sistema de proteção dos planos verticais com brises em madeira e câmara de ar no plano horizontal. Ótima solução na captação das águas pluviais e excelente estética arquitetônica.

MENÇÃO HONROSA – TRABALHO 18 – IAB/RJ
MAURO CÉSAR DE OLIVEIRA SANTOS, UBIRATAN DA SILVA RIBEIRO DE SOUZA, LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA FREITAS, ANA CAROLINA AMARAL MARTINS, LUCIANA MOTA BECK O trabalho apresenta interessante sistema de crescimento da unidade habitacional proporcionando vários sistemas de ampliação da unidade.

3º LUGAR – TRABALHO 24 – IAB/ SP
RENATA DAVI DA SILVA E RICARDO RIBEIRO DA SILVA A proposta apresenta a utilização da madeira como referência a cultura local. Apresenta também eficiente sistema de ventilação permanente adequado ao custo, com a utilização de telas. Apresenta uma solução de implantação adequada para sítios inundáveis com passarelas suspensas conectando as residências.

2º LUGAR – TRABALHO 13 – IAB/PR
NELI IKUE TAKEDA A proposta apresenta uma linguagem adequada a região, além da utilização de um telhado com inclinação de 70% gerando uma câmara de ar reduzindo a carga térmica da cobertura. Apresenta implantação atendendo as condicionantes da sustentabilidade e um ótimo desenvolvimento técnico do projeto.

1º LUGAR – TRABALHO 21 – IAB/SC
JOSÉ OTAVIO SORATO, GUSTAVO BRAZ CARNEIRO E FÁBIO MARCIZIO GONÇALVES A proposta apresenta a utilização da tecnologia do tijolo prensado de terra crua adequando a construção ao sistema de mutirão ou por construtoras. Contribui com solução adequada para captação das águas pluviais para fins não potáveis. Considera sofisticado sistema de controle da radiação térmica nos planos verticais além de indicar sistema de geração de energia através das placas solares.

Manaus, 10 de junho de 2005.
Marcos Paulo Cereto
Coordenador do Concurso

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →