Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CONCURSO UNISINOS :: Resultado da 1ª Etapa será divulgado dia 12/jan

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Unisinos e IAB-RS divulgam na segunda os primeiros selecionados no concurso arquitetônico para o Complexo de Desporto e Lazer da universidade
Na segunda-feira (12/1) serão conhecidos os três escritórios de arquitetura classificados para a etapa final do concurso público nacional de arquitetura e urbanismo para o Complexo de Desporto e Lazer da Unisinos, realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS). Os nomes serão revelados às 19h em solenidade que começa às 18h com a exposição dos 22 trabalhos inscritos (11 do Rio Grande do Sul – 9 de Porto Alegre – e 11 de outros estados). Os três selecionados continuarão na disputa, apresentando novos trabalhos, para a escolha de um projeto vencedor, que será conhecido em 8 de março.
Os participantes do concurso tiveram que criar um projeto arquitetônico para a arena multiuso e as piscinas térmicas, que terão área aproximada de 12 mil m², e uma proposta para o plano diretor de todo o Complexo de Desporto e Lazer da Unisinos, que ocupará uma área aproximada de 120 mil m², no câmpus. A remodelação da arena multiuso, através de concurso público, representa o rompimento conceitual e estético do câmpus da universidade, sendo uma oportunidade de concretizar o movimento Unicidade, que prevê parcerias para promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Antes concebida para sediar eventos esportivos e aulas do curso de Educação Física, a arena deverá agora agregar também instalações e equipamentos que permitam a sua utilização em atividades esportivas, espetáculos artísticos e culturais, formaturas e outras festividades, comportando um público de 5 mil pessoas. O objetivo é aproximar a comunidade da universidade e privilegiar o ócio humanista, exercitar a cidadania, e promover a saúde e a qualidade de vida.

A Comissão Julgadora do concurso é composta por cinco titulares, sendo que dois são arquitetos estrangeiros. Carlos Sallaberry, da Argentina, e Thomas Sprechmann, do Uruguai, foram escolhidos pelo IAB-RS pela sua reconhecida atuação na América Latina. Sallaberry é diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Palermo, Buenos Aires, tendo 35 anos de profissão. Ele tem grande experiência no desenvolvimento de projetos de arquitetura esportiva e foi o coordenador da candidatura de Buenos Aires para sede olímpica dos jogos de 2004. Foi o projetista da piscina olímpica para os Jogos Pan- Americanos de 1995, em Mar del Plata, e dos estádios de futebol de Mendoza e Rosário para a Copa Mundial de futebol de 1978. Já o arquiteto Sprechmann, de Montevideo, tem 33 anos de experiência profissional e é especialista em arquitetura complexa e de grande escala, tendo desenvolvido, principalmente, projetos de complexos hospitalares.

Os dois jurados elogiaram a iniciativa da Unisinos em escolher o novo projeto do Complexo de Desporto e Lazer através de concurso público. “Grandes projetos de arquitetura devem ser escolhidos através da participação aberta de arquitetos, pois o concurso dá lugar a uma pluralidade de idéias que permitem uma melhor escolha por quem convoca”, ressaltou Carlos Sallaberry. Thomas Sprechmann concorda com essa opinião e reforça destacando que é uma forma do setor privado e público beneficiar não só os arquitetos e o proprietário, mas toda a população, com um produto mais qualificado e de melhor nível.

Sallaberry acrescentou ainda que o concurso também é “um exercício através do qual o arquiteto desenvolve livremente suas idéias projetuais”. Sobre o convite de profissionais da América Latina para integrar a comissão julgadora ressaltou que é uma decisão acertada. “Temos uma visão limpa, livre e descompromissada para eleger o melhor projeto”.

Os demais integrantes da Comissão Julgadora são Gilberto Flores Cabral (Porto Alegre), Moacyr Moojem Marques (Porto Alegre), e o professor da Unisinos, Ronaldo Ströher. Os suplentes são Fernando Duro da Silva (professor da Unisinos) e Rogério Malinsky (Porto Alegre).
Interessados em conhecer os trabalhos inscritos no concurso poderão visitar a exposição de 13 a 16 de janeiro, na sala 82153 do Centro Administrativo da Unisinos, com horário de visita entre 10h e 16h.

Jornalista Marlene Grings
Gerência de Comunicação Unisinos

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →