Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Curso sobre Arquitetura Portuguesa reúne participantes no Solar do IAB e Fundação Iberê Carmargo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A busca pela compreensão da arquitetura portuguesa e da arquitetura contemporânea como um todo foi o objetivo do curso Reinvenção de uma arquitetura: a casa portuguesa, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), e ministrado pelo arquiteto português Fabio Dimas, um nômade digital, que atualmente vive entre Brasil e Portugal. Dimas é formado pela universidade de Évora, membro da Ordem dos Arquitectos de Portugal, dividindo seu trabalho em produção arquitetônica em Portugal e no Oriente Médio, em colaboração com o atelier AAP – Associated Architects Partnership.

Ele acredita que a arquitetura contemporânea não se limita à literatura. “Valorizo intensamente a vivência das obras, considerando fundamental, como construção/formação de conhecimento a visita constante a edifícios das mais diversas épocas, escalas e programas”, destaca o arquiteto, que registra fotograficamente essa arquitetura, montando um olhar crítico a partir da experiência vivida.

A atividade na capital gaúcha integrou as comemorações de 15 anos do edifício que abriga a Fundação Iberê Camargo e ocorreu entre os dias 21 e 22 de abril, com programação no Solar do IAB e na própria Fundação Iberê.

Na Aula Magna foi apresentado o documentário “Paisagem Concreta”, produzido pela Olé Produções. O filme transita entre Brasil e Portugal, criando uma narrativa sobre a Fundação Iberê, a reflexão do arquiteto Álvaro Siza para concepção do edifício, bem como a sua relação afetiva com o Brasil. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a palestra que apresentou um contexto mais abrangente e, simultaneamente, aprofundado da obra de Siza.

O curso abordou a história e a cultura portuguesa, a partir de habitações vernáculas, chegando às casas de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e de outros arquitetos contemporâneos que projetaram ao longo do território português.  Foi uma oportunidade para refletir sobre formas de pensar a arquitetura por meio de diversos enquadramentos, tais como como um corpo disciplinar autônomo, como construção que é atrelada a um lugar e como um acontecimento, desenvolvendo ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura contemporânea e estimulando o próprio processo de projeto.

Confira alguns registros do evento:

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Plano Diretor de Florianópolis em debate no IAB

Na próxima quarta-feira (17/05) o Instituto de Arquitetos do Brasil  – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) vai debater o processo de revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A ideia é poder conhecer os processos e trocar experiências, pois muitas cidades além de Porto Alegre estão realizando revisões de planos diretores. O evento acontece a partir das 19h, no Solar do IAB (Rua Gen. Canabarro 363).

Leia Mais →

Escola IAB RS promove curso Mobgrafia

Os smartphones, além de ferramentas de comunicação, representam uma forma de conexão com o mundo. Através das redes sociais, nos permitem ver e dar visibilidade aos conteúdos criados a partir dos próprios aparelhos, tal como a MOBGRAFIA, a fotografia realizada pelos dispositivos celulares. Explorando as temáticas da arquitetura e da cidade, o curso de MOBGRAFIA tem por objetivo principal instrumentalizar os participantes com exposições teóricas e exercícios práticos para a utilização da linguagem fotográfica através dos aparelhos celulares.

Leia Mais →

Outras Notícias