Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate Público no IAB RS discute mudanças no sistema Pró-Cultura RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite da quarta-feira (07/10), o debate público “Fora dos Eixos – Kultura RS”, que abordou as novas regras do sistema estadual de financiamento à cultura, o Pró-Cultura RS.
Diante da iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) de redefinir regras do Pró-Cultura RS, a proposta do IAB RS foi estabelecer alguns pontos comuns a defender, a modificar, visando avanços no sistema de incentivo à cultura.
O evento precedeu a Audiência Pública marcada pela SEDAC para o dia 8 de outubro, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Confira algumas considerações e recomendações discutidas no evento, no sentido de contextualizar esta iniciativa no atual quadro estrutural da política cultural nacional e estadual:

–  O Estado do Rio Grande do Sul conta hoje com um Sistema Estadual de Cultura, sob o marco da Lei nº 14.310 de 2013, constituído por elementos que guardam entre si uma relação de interdependência, e sustentado pela gestão democrática da política cultural. Compreendemos que propor um novo marco legal do sistema de financiamento demandaria algumas condições mínimas para sua legitimação diante deste Sistema e da sociedade gaúcha.
– Uma dessas condições diz respeito à existência formal de um Plano Estadual de Cultura, que estabelece as diretrizes das políticas culturais do RS para os próximos dez anos, e do qual o sistema de financiamento é um instrumento para sua implementação. Considerando-se que este plano, produto de um processo democrático que inclui as conferências de cultura, aguarda sua aprovação junto à Assembleia Legislativa, entendemos necessária sua aprovação previamente a quaisquer alterações no sistema de financiamento, a fim de que este venha a atender as diretrizes nele definidas. O próprio PL indica, no Art. 7º que “a alocação de recursos públicos estaduais destinados às ações culturais deverá observar as diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura”.
– Outra condição fundamental diz respeito à ampliação do processo democrático-participativo para instituição de um novo marco legal do Sistema Pró-Cultura. Acreditamos piamente que sua legitimidade social e política, baseada no Sistema Estadual de Cultura, demanda submeter sua elaboração ao processo de conferências municipais e estadual.
– Manifestamo-nos favoráveis ao aprimoramento do marco legal do Sistema Pró-Cultura desde que sejam atendidas as condições supracitadas. O estabelecimento de uma política de Estado não pode incorrer em precipitações, colocando em risco a legitimidade social e política da qual goza atualmente.
– Propomos que neste momento seja promovida apenas a revisão da atual Instrução Normativa do Sistema Pró-Cultura, visando, estabelecer as mudanças mais urgentes dentro das possibilidades e limites deste instrumento.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →