Profissionais de design podem entrar no século XXI comemorando. O campo do design consolidou nos últimos anos uma diversificação de frentes de atuação que o colocam num cenário de novas possibilidades. Do enfoque que marcou o pós-guerra até a década de 70, o design de produto, partimos para novas formas de expressão. O design gráfico, com todas as suas possibilidades —embalagem, identidade visual, comunicação visual, relatórios — viveu grande expansão a partir da década de 80, explodindo nos anos 90. Design de multimídia e web design também são frentes que movimentaram o mercado nos últimos anos e dentro das quais se fortalece o conceito de design de interface. Somam-se a essas possibilidades de atuação novos enfoques do design, nascidas num cenário no qual a especialização do marketing e as necessidades de diferenciação exigem uma nova postura profissional. Estamos falando de gestão de design ou de design estratégico, conceitos que colocam o designer como profissional indispensável nos processos de construção e gestão de marcas e de imagem das organizações. Visão estratégica, percepção do negócio e capacidade para antever tendências impuseram-se como habilidades necessárias ao designer/gestor. A gestão de design articula diferentes formas de expressão e alavanca o reconhecimento de trabalhos de áreas variadas dentro do design, promovendo um novo status à profissão. Neste cenário, a especialização também encontra demanda. Em paralelo às oportunidades de atuação do designer gestor, permanecem as oportunidades do designer especialista. O designer sempre poderá atuar pontualmente, mas a visão global será indispensável em qualquer uma das áreas. Abraçar essas possibilidades é o desafio do novo designer, que entra no mercado embalado pelo fôlego e entusiasmo que o design oferece hoje. Luciano Deos
diretor executivo GAD’DESIGN e presidente da AP Design
Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE
O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.