Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desafios aos novos designers

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Profissionais de design podem entrar no século XXI comemorando. O campo do design consolidou nos últimos anos uma diversificação de frentes de atuação que o colocam num cenário de novas possibilidades. Do enfoque que marcou o pós-guerra até a década de 70, o design de produto, partimos para novas formas de expressão. O design gráfico, com todas as suas possibilidades —embalagem, identidade visual, comunicação visual, relatórios — viveu grande expansão a partir da década de 80, explodindo nos anos 90. Design de multimídia e web design também são frentes que movimentaram o mercado nos últimos anos e dentro das quais se fortalece o conceito de design de interface. Somam-se a essas possibilidades de atuação novos enfoques do design, nascidas num cenário no qual a especialização do marketing e as necessidades de diferenciação exigem uma nova postura profissional. Estamos falando de gestão de design ou de design estratégico, conceitos que colocam o designer como profissional indispensável nos processos de construção e gestão de marcas e de imagem das organizações. Visão estratégica, percepção do negócio e capacidade para antever tendências impuseram-se como habilidades necessárias ao designer/gestor. A gestão de design articula diferentes formas de expressão e alavanca o reconhecimento de trabalhos de áreas variadas dentro do design, promovendo um novo status à profissão. Neste cenário, a especialização também encontra demanda. Em paralelo às oportunidades de atuação do designer gestor, permanecem as oportunidades do designer especialista. O designer sempre poderá atuar pontualmente, mas a visão global será indispensável em qualquer uma das áreas. Abraçar essas possibilidades é o desafio do novo designer, que entra no mercado embalado pelo fôlego e entusiasmo que o design oferece hoje. Luciano Deos
diretor executivo GAD’DESIGN e presidente da AP Design

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →