Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desaprovação ao presidente do Confea e apoio à criação de conselho próprio são afirmados em duas moções

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Vice Presidente do IAB Gilberto Belleza está divulgando duas moções aprovadas na última reunião da Coordenação das Câmaras de Arquitetura do Sistema CONFEA/CREA, apresentadas pelo arquiteto e coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-SP Paulo Correa. Uma delas refere-se à desaprovação ao Presidente do CONFEA, engenheiro Wilson Lang, por ter se manifestado em nome do entidade em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado contrário à Lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sem o respaldo do próprio conselho e da Câmara de Arquitetura. A segunda moção diz respeito ao apoio de todas as Câmaras de Arquitetura do CONFEA ao projeto de Lei de criação do Conselho próprio, que foi encaminhada ao Senador Eduardo Azeredo, relator da Lei no Congresso, com cópia da Moção de desaprovação ao Presidente do CONFEA. Leia abaixo o conteúdo das moções: SEGUNDA REUNIÃO DAS COORDENADORIAS DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ARQUITETURA MOÇÃO Nº 09/2004 – CCEARQ
MANAUS-AM – 7 A 9 JUN 2004 ASSUNTO: Desaprovação da fala do Sr. Engenheiro Civil Wilson Lang quando de sua participação em audiência pública que discutiu o projeto de Lei nº 347/03, solicitada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
PROPONENTE: Arquiteto e Urbanista Paulo Roberto Corrêa, CREA-SP
DESTINATÁRIO: Engenheiro Civil Wilson Lang Os Coordenadores das Câmaras Especializadas de Arquitetura dos Creas, reunidos em Manaus-AM, no período de 7 a 9 de junho de 2004, aprovam Moção de seguinte teor:
Considerando, que o Confea tem como principal característica abrigar a multipluralidade de profissões. Considerando, que o Plenário do Confea não tem um posicionamento formal sobre a saída dos profissionais Arquitetos e Urbanistas do Sistema. A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Arquitetura, manifesta-se pela desaprovação da fala do Sr. Engenheiro Civil Wilson Lang, quando do pronunciamento deste na audiência pública realizada em 12/05/2004 no Senado Federal que tratou do Projeto de Lei nº 347/03 que regulamenta o novo exercício da arquitetura e urbanismo e cria o seu respectivo Conselho.
MOÇÃO Nº 10/2004 – CCEARQ
MANAUS-AM – 7 A 9 JUN 2004
ASSUNTO: Formalização de apoio ao Projeto de Lei nº 347/03 que tem como relator o Senador Eduardo Azeredo
PROPONENTE: Arquiteto e Urbanista Paulo Roberto Corrêa, CREA-SP
DESTINATÁRIO: Senador Eduardo Azeredo
Os Coordenadores das Câmaras Especializadas de Arquitetura dos Creas, reunidos em Manaus-AM, no período de 7 a 9 de junho de 2004, aprovam Moção de seguinte teor:
A coordenadoria de Câmaras Especializadas de Arquitetura constituída por todos os coordenadores de Câmaras de Arquitetura dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Creas, reunidas de 7 a 9 de junho de 2004 na cidade de Manaus-AM, vem a presença de vossa excelência registrar o apoio desta importante instância do Sistema Confea/Crea na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de forma autônoma e independente do Sistema profissional que nos abriga.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →