Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Diretoria do IAB RS se reúne com vice-prefeito e secretaria municipal de cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A diretoria do IAB RS se reuniu com o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, no intuito de mais uma vez prestar sua contribuição para o bom desenvolvimento da cidade, apresentando algumas questões que entende como prioritárias. A reunião teve como tema a gestão urbana, que para o IAB RS é parte fundamental do próprio planejamento, e tem premissas básicas que devem ser atendidas.

No encontro foram discutidos temas como a extinção da Secretaria do Planejamento Municipal; os concursos públicos de projetos de arquitetura; a mobilidade urbana; a questão da habitação; a revisão do plano diretor e gestão democrática da cidade; o licenciamento urbano e ambiental; a gestão e planejamento urbano; além da questão do lugar do planejamento urbano na nova estrutura administrativa.

“O planejamento e a gestão urbana têm o mais importante papel para promover uma cidade eficiente, otimizando os investimentos privados e públicos em serviços e infraestrutura urbana adequada a todos”, destacou o presidente do IAB RS, Rafael Passos. Neste sentido, a diretoria do IAB RS entende que a municipalidade deve assumir a liderança neste processo, tendo como papéis preponderantes, tanto a indução do desenvolvimento urbano, quanto a mediação dos conflitos entre os diferentes interesses e segmentos sociais e econômicos atuantes na sociedade e mercado.

Na reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) estiveram presentes pelo IAB o presidente da entidade Rafael Passos e o diretor cultural Vinicius Vieira, e pela SMC o secretário adjunto Eduardo Wolf. Na ocasião os diretores do IAB ouviram os planos do novo governo para o setor, e em seguida fizeram seus apontamentos com relação a atual situação da cultura em Porto Alegre.

Foram tratados temas como patrimônio, Fumproarte, conselho de cultura, conferências bianuais, bem como os esforços que a entidade vem somando rumo ao reconhecimento da arquitetura como manifestação cultural na esfera municipal. Na oportunidade explanaram ainda sobre a relevância da produção contemporânea nesse processo, dando ênfase à importância dos concursos públicos de arquitetura como a melhor forma de escolha dos projetos a serem executados.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias