Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Diretoria do IAB RS se reúne com vice-prefeito e secretaria municipal de cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A diretoria do IAB RS se reuniu com o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, no intuito de mais uma vez prestar sua contribuição para o bom desenvolvimento da cidade, apresentando algumas questões que entende como prioritárias. A reunião teve como tema a gestão urbana, que para o IAB RS é parte fundamental do próprio planejamento, e tem premissas básicas que devem ser atendidas.

No encontro foram discutidos temas como a extinção da Secretaria do Planejamento Municipal; os concursos públicos de projetos de arquitetura; a mobilidade urbana; a questão da habitação; a revisão do plano diretor e gestão democrática da cidade; o licenciamento urbano e ambiental; a gestão e planejamento urbano; além da questão do lugar do planejamento urbano na nova estrutura administrativa.

“O planejamento e a gestão urbana têm o mais importante papel para promover uma cidade eficiente, otimizando os investimentos privados e públicos em serviços e infraestrutura urbana adequada a todos”, destacou o presidente do IAB RS, Rafael Passos. Neste sentido, a diretoria do IAB RS entende que a municipalidade deve assumir a liderança neste processo, tendo como papéis preponderantes, tanto a indução do desenvolvimento urbano, quanto a mediação dos conflitos entre os diferentes interesses e segmentos sociais e econômicos atuantes na sociedade e mercado.

Na reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) estiveram presentes pelo IAB o presidente da entidade Rafael Passos e o diretor cultural Vinicius Vieira, e pela SMC o secretário adjunto Eduardo Wolf. Na ocasião os diretores do IAB ouviram os planos do novo governo para o setor, e em seguida fizeram seus apontamentos com relação a atual situação da cultura em Porto Alegre.

Foram tratados temas como patrimônio, Fumproarte, conselho de cultura, conferências bianuais, bem como os esforços que a entidade vem somando rumo ao reconhecimento da arquitetura como manifestação cultural na esfera municipal. Na oportunidade explanaram ainda sobre a relevância da produção contemporânea nesse processo, dando ênfase à importância dos concursos públicos de arquitetura como a melhor forma de escolha dos projetos a serem executados.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →