Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgação das providências para a implantação do CAU no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Brasília

Após um mês da criação da Lei da Alforria, criadora do CAU, a ASBEA comemora com a divulgação de procedimentos e providências para informar os precessos de implantação do Conselho

Hoje, a Lei da Alforria que criou nosso CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, completa 30 dias. A Lei federal 12.378 de 30 de dezembro de 2010, sancionada pelo Presidente Lula depois de mais de 50 anos de luta.

Para comemorar esse primeiro momento, temos o dever de informar aos colegas o estágio da arte desse processo.

Em primeiro lugar é importante lembrar que a lei foi publicada no último dia do ano de 2010 e assim somente em 3 de janeiro, após as festas de confraternização, que as entidades puderam iniciar os trabalhos. Alguns dirigentes ainda de férias foram convocados para atuar no processo inicial de leitura da lei e verificação das necessidades imediatas.

Providências das Entidades

1. Atualizamos o site com notícias e o texto da Lei para conhecimento de todos;

2. Resposta imediata a mais de 300 emails de profissionais de diversas cidades do país, com dúvidas e questionamentos;

3. Primeira Reunião do Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA, que reúne as 5 entidades nacionais, no dia 7 de janeiro de 2011 com o Presidente Marcos Túlio do CONFEA para iniciar o trabalho de aproximação para a transição do CREA para o CAU;

4. Publicação da NOTA n. 1 do CBA, esclarecendo que apenas os artigos 56 e 57 da Lei 12.378/2010 estavam em vigor e que as Câmaras de Arquitetura e Urbanismo do Sistema CONFEA/CREA e os profissionais arquitetos e urbanistas, continuavam subordinados à Lei federal 5.194/1966 até que o CAU BR fosse implantado com as eleições dos conselheiros e o seu Presidente eleito e empossado. Logo depois a Informação 01 contendo orientações as bases;

5. Contatos das entidades com as suas bases, informando a todos, os procedimentos que deveriam ser tomados para uma eficaz transição;

6. Contratação do Escritório de Advocacia Sigmaringa Seixas para assessorar as entidades do CBA nas matérias iniciais do CAU;

7. Segunda Reunião do CBA realizada em 20 e 21 de janeiro em Brasília, com a participação de todas as entidades nacionais, suas representações e assessoria. Construção de Agenda Nacional e análise de solicitações de entidades estaduais acerca dos conceitos contidos nos artigos 56 e 57. Início de trabalho de planejamento estratégico do CBA em direção ao CAU para que ideias possam ser apresentadas;

8. Contato e informações as Coordenadorias Regionais das Câmaras de Arquitetura e Urbanismo de todos os CREAS;

9. Apresentação de propostas para a instalação em cada Estado, de um Fórum que reúna as entidades que defendem o arquiteto e urbanista para que esse Fórum fique encarregado de articular os trabalhos de informação aos profissionais;

10. Encaminhamento de correspondências ao Presidente do CONFEA e ao Presidente do Cólégio de Presidentes dos CREAs, visando orientar a reunião realizada no CONFEA dias 27 e 28 de janeiro.

Além dessas providências, as entidades nacionais estão buscando meios de participação nas redes das midias sociais – Orkut, Facebook, Twitter e outros, com a finalidade de informar a todos, como andam os procedimentos para implantação do CAU no Brasil.

Brasília, 30 de janeiro de 2011

Ronaldo Rezende
Presidente da ASBEA e Coordenador do CBA

Jeferson Salazar
Presidente da FNA

Saide Khatouni
Presidente da ABAP

José Antônio Lanchotti
Presidente da ABEA

Gilson PAaranhos
Presidente do IAB DN

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →