Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Edital da Galeria Espaço IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Encontram-se abertas, no período de 6 a 24 de março de 2016, as inscrições para artistas ou coletivos interessados em expor suas obras no período de junho de 2017 a janeiro de 2018, na Galeria Espaço IAB, do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS.

ACESSE O EDITAL:
http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br/p/exposicoes.html

Saiba mais sobre a Galeria Espaço IAB:


A Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil foi fundada em abril de 1966, durante a gestão de Cláudio Araújo. Funcionava na sobreloja da antiga sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, na rua Annes Dias, em frente à Praça Dom Feliciano, em Porto Alegre. No dia da inauguração contou com a exposição de pinturas, esculturas e trabalhos de arquitetura de Flávio de Carvalho. Durante a segunda metade da década de 60, a galeria teve como um dos seus primeiros diretores artísticos o escultor Xico Stockinger. Posteriormente, entre o final da década de 60 e início de 70, trabalharam na curadoria nomes como Gilberto Morás Marques (final dos anos 60) e Naida Gomes (1973).

No início dos anos 70 consolidou-se junto à comunidade gaúcha como um importante "modal cultural" da cidade de Porto Alegre. Também era palco para o surgimento de grupos das mais diversas artes, como os primeiros espetáculos do Tangos e Tragédias e do Teatro de Bonecos “Cem Modos”. Na segunda metade da década de 70, sob a direção artística de Renato Rosa, o espaço abrigava artistas plásticos de várias regiões do país, como Alfredo Volpi, Emanoel Araújo, Octávio Araújo, Caulos, Rebolo, Farnese de Andrade, Antônio Maia, Glauco Rodrigues, Carlos Bastos, Pietrina Checcacci, Zaragoza, Iaponi Araújo e Paulo Roberto Leal.

Expuseram ainda, em diferentes gestões, artistas consagrados como Danúbio Gonçalves, Tadeuz Lapinski. Ado Malagoli, Maria Bonomi, Di Cavalcanti, Wesley Duke Lee, Décio Pignatari, Manabu Mabe, Sônia Ebling, Henrique Fuhro, Magliani, Inah Fantoni, Plínio Bernhardt, Pasquetti, Tenius, Joyce Schleiniger, Ilsa Monteiro, Roth, Nelson Jungbluth, Léo Dexheimer, Regina Silveira, Leonid Streliaev, entre vários outros artistas atuantes na cena cultural da cidade, principalmente durante o período do Regime Militar.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →