Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Eleições do CAU: lançada a chapa apoiada pelas entidades de arquitetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), juntamente com a Associação de Arquitetos de Interiores (AAI), o Sindicato dos Arquitetos do Estado do RS (Saergs) e a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), definiu seu apoio para a Chapa 3, formada por profissionais que sempre lutaram pela a criação do CAU, defendendo os princípios fundamentais de transparência, democracia e participação, eficiência e eficácia, especificidade e universalidade e da ética profissional.

Segundo o presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana, o objetivo principal das entidades estaduais de arquitetos, ao unirem-se na formação da Chapa 3, foi apoiar a proposta de valorização e qualificação da arquitetura brasileira, baseada em três vertentes que fundamentam a plataforma eleitoral da Chapa 3: a qualificação da formação do arquiteto, a qualificação da prática profissional e a informação da sociedade sobre o papel do arquiteto.
Tendo o arquiteto Cesar Dorfman como candidato titular e a arquiteta Gislaine Saibro como suplente, ao Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), a Chapa 3 consolidou-se a partir do seminário “CAU – Um conselho para todos os arquitetos”, realizado no mês de agosto na sede do IAB-RS.

No Rio Grande do Sul, além de um conselheiro federal e seu suplente, serão eleitos 21 conselheiros estaduais e seus respectivos suplentes. A Chapa 3 para o CAU-RS está formada pelos arquitetos que sempre defenderam a aprovação do CAU e representa amplamente os profissionais gaúchos, com a participação de colegas de todo o estado, principalmente, ligados às entidades estaduais e regionais de arquitetos, e com atuações destacadas no mercado de trabalho, nas faculdades e em órgãos públicos.

As eleições do CAU estão previstas para o dia 26 de outubro deste ano. A lei determina como obrigatório o voto de todos os arquitetos registrados no atual sistema Confea/Crea, tendo multa para os que não votarem. A eleição será pela internet, e o profissional deverá votar para eleger os conselheiros de seu estado de residência, por meio de uma senha que será distribuída pela comissão eleitoral nacional.

Veja a lista dos integrantes da chapa abaixo.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →