ELEIÇÕES: Quem foram os candidatos interessados pela carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”?

O processo eleitoral no Brasil está chegando ao fim e com isso só temos uma certeza sobre o futuro do país: o próximo Presidente terá, entre muitas outras, a tarefa de oferecer aporte federal ao desenvolvimento das cidades brasileiras – local onde vivem cerca de 87% da população do país. As eleições de 2018 foram uma oportuna ocasião para identificar o compromisso e a vontade política dos candidatos na construção de uma agenda que contemple uma política pública de Planejamento Urbano.

Durante as eleições o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR elaboraram a carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”,  que contém 53 propostas em defesa de um planejamento urbano solidário e inclusivo. Leia a carta na íntegra

O documento foi entregue aos candidatos à presidência em 2018, de forma democrática e com o objetivo que levar a todos os partidos as propostas na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores das cidades brasileiras, assegurando, entre outros pontos, o direito à moradia.

A carta aberta foi resultado do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis” promovido pelas duas entidades nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo.

De acordo com Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional a proposta da ação “é mostrar a todos os candidatos a importância da definição de políticas públicas que considerem os três pilares propostos para o planejamento urbano: Projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; Governança urbana inovadora; e Democratização da gestão dos territórios”.

PELO RIO GRANDE DO SUL

Os candidatos ao governo do Estado Jairo Jorge, José Ivo Sartori, Delegado Ranolfo (vice de Eduardo Leite), Miguel Rosseto e Roberto Robaina, receberam a carta no dia 26 de setembro do  arquiteto Vinicius Vieira, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) durante evento realizado no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. Saiba mais

PELO BRASIL
No decorrer da eleição presidencial, tivemos o retorno dos seguintes candidatos à presidência da república:

ÁLVARO DIAS
A carta foi recebida no dia 17 de agosto, em São Paulo, por Lisane Bufquin, assessora na elaboração do plano de governo do candidato à Presidência da República pelo Podemos, Álvaro Dias. A assessora afirmou que o candidato Álvaro Dias iria se manifestar sobre as propostas.  Saiba mais

CIRO GOMES
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, subscreveu a carta no dia 20 de setembro, em São Paulo. Ele ressaltou a importância de o Ministério das Cidades ser conduzido a partir de aspectos técnicos e não a partir de acordos políticos, e a regulamentação e implementação da Lei de Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de habitação de interesse social. Saiba mais

FERNANDO HADDAD
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Hadad, enviou documento de apoio a Carta Aberta “Nossas Cidades Pedem Socorro”. No documento Haddad afirma estar feliz por constatar grande concordância entre pontos apontados na Carta e seu Plano de Governo e reafirma o compromisso de liderar um debate federativo que faça valer o estatuto das metrópoles. A carta foi entregue ao candidato no dia 17 de agosto em João Pessoa, na Paraíba (Foto). Saiba mais

GUILHERME BOULOS
O candidato do PSOL Guilherme Boulos subscreveu a carta no dia 6 de setembro, em São Paulo, declarando oficialmente que incluiria todo o conteúdo do documento na sua plataforma de campanha. Saiba mais

DEMAIS CANDIDATOS
Vale mencionar, que os demais candidatos não se posicionaram, apesar de inúmeras tentativas de contato realizadas pelas equipes do CAU/BR e do IAB Nacional.

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.