ELEIÇÕES: Quem foram os candidatos interessados pela carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”?

O processo eleitoral no Brasil está chegando ao fim e com isso só temos uma certeza sobre o futuro do país: o próximo Presidente terá, entre muitas outras, a tarefa de oferecer aporte federal ao desenvolvimento das cidades brasileiras – local onde vivem cerca de 87% da população do país. As eleições de 2018 foram uma oportuna ocasião para identificar o compromisso e a vontade política dos candidatos na construção de uma agenda que contemple uma política pública de Planejamento Urbano.

Durante as eleições o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR elaboraram a carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”,  que contém 53 propostas em defesa de um planejamento urbano solidário e inclusivo. Leia a carta na íntegra

O documento foi entregue aos candidatos à presidência em 2018, de forma democrática e com o objetivo que levar a todos os partidos as propostas na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores das cidades brasileiras, assegurando, entre outros pontos, o direito à moradia.

A carta aberta foi resultado do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis” promovido pelas duas entidades nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo.

De acordo com Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional a proposta da ação “é mostrar a todos os candidatos a importância da definição de políticas públicas que considerem os três pilares propostos para o planejamento urbano: Projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; Governança urbana inovadora; e Democratização da gestão dos territórios”.

PELO RIO GRANDE DO SUL

Os candidatos ao governo do Estado Jairo Jorge, José Ivo Sartori, Delegado Ranolfo (vice de Eduardo Leite), Miguel Rosseto e Roberto Robaina, receberam a carta no dia 26 de setembro do  arquiteto Vinicius Vieira, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) durante evento realizado no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. Saiba mais

PELO BRASIL
No decorrer da eleição presidencial, tivemos o retorno dos seguintes candidatos à presidência da república:

ÁLVARO DIAS
A carta foi recebida no dia 17 de agosto, em São Paulo, por Lisane Bufquin, assessora na elaboração do plano de governo do candidato à Presidência da República pelo Podemos, Álvaro Dias. A assessora afirmou que o candidato Álvaro Dias iria se manifestar sobre as propostas.  Saiba mais

CIRO GOMES
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, subscreveu a carta no dia 20 de setembro, em São Paulo. Ele ressaltou a importância de o Ministério das Cidades ser conduzido a partir de aspectos técnicos e não a partir de acordos políticos, e a regulamentação e implementação da Lei de Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de habitação de interesse social. Saiba mais

FERNANDO HADDAD
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Hadad, enviou documento de apoio a Carta Aberta “Nossas Cidades Pedem Socorro”. No documento Haddad afirma estar feliz por constatar grande concordância entre pontos apontados na Carta e seu Plano de Governo e reafirma o compromisso de liderar um debate federativo que faça valer o estatuto das metrópoles. A carta foi entregue ao candidato no dia 17 de agosto em João Pessoa, na Paraíba (Foto). Saiba mais

GUILHERME BOULOS
O candidato do PSOL Guilherme Boulos subscreveu a carta no dia 6 de setembro, em São Paulo, declarando oficialmente que incluiria todo o conteúdo do documento na sua plataforma de campanha. Saiba mais

DEMAIS CANDIDATOS
Vale mencionar, que os demais candidatos não se posicionaram, apesar de inúmeras tentativas de contato realizadas pelas equipes do CAU/BR e do IAB Nacional.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.