Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Entidades debatem aprovação de projetos de Arquitetura e Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS promoverá, no dia 5 de novembro à tarde, o II Fórum Temático – Aprovação de Projetos de Arquitetura e Urbanismo no Estado do Rio Grande do Sul. O seminário será realizado a partir das 13h30 no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (rua Sarmento Leite, 320 – Porto Alegre/RS). Voltado a profissionais e estudantes da área, o objetivo é discutir a tramitação dos processos de licenciamento no Estado. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do CAU/RS clicando no banner do seminário. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.
O seminário contará com a participação de convidados especializados sobre o assunto, como o arquiteto e urbanista gaúcho Fernando Ernesto Pasquali, que atuou durante seis anos no Reino Unido e em Doha, no Catar, e vai abordar o tema Burocracia versus Responsabilidade. Também contribuirão com o debate o secretário de Urbanismo de Caxias do Sul, Fábio Scopel Vanin, e o coordenador do SMUWeb, Samuel Adami, que vão falar sobre a aprovação de projetos no município. Destaque ainda para o arquiteto e urbanista João Augusto Albuquerque Soares, supervisor de Análise de Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semadur) da Prefeitura de Campo Grande (MS), que irá compartilhar experiências sobre o tema.
“Vamos trazer exemplos de boas práticas de aprovação, prefeituras que usam a aprovação por meio digital, tipos e características de processos de aprovação. Vamos trazer um exemplo internacional, nacional e estadual”, disse a arquiteta e urbanista Clarice Debiagi, presidente da AsBEA e secretária executiva do Colegiado Permanente de Entidades. O presidente do CAU/RS, Roberto Py, salienta que este é o segundo fórum temático, tendo o primeiro sido realizado em Santa Maria, versando sobre Controle Municipal de Edificações.
O Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS é formado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura Associação (AsBEA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) , Associação de Arquitetos de Interiores (AAI) e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Fenea).
Programação
II Fórum Temático: Aprovação de Projetos de Arquitetura e Urbanismo no Estado do RS
13h30 às 14h – Credenciamento
14h às 14h30 – Abertura
14h30 às 15h
Palestrante: Fábio Scopel Vanin, Secretário Municipal de Urbanismo de Caxias do Sul, e Samuel Adami, Cordenador do SMUWeb.
Tema: A Aprovação de Projetos em Caxias do Sul/RS e o Sistema SMUWeb
15h às 15h30
Palestrante: Arquiteto e Urbanista João Augusto Albuquerque Soares, Supervisor de Análise de Projeto da Semadur, Prefeitura de Campo Grande/MS
Tema: Compartilhando Experiências: Práticas de Aprovação na Prefeitura de Campo Grande/MS – Aprovação Digital
15h30 às 16h
Palestrante: Arquiteto e Urbanista Fernando Ernesto Pasquali, que atuou durante seis anos no
Reino Unido e em Doha no Catar, tendo participado de projetos em quatro continentes.
Tema: Burocracia versus responsabilidade
16h às 18h – Debate
18h  – Encerramento

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →