Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Espaço referência em proteção do Patrimônio Cultural é inaugurado no Solar do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Construído para ser um ambiente de referência na educação, gestão e proteção do patrimônio cultural, o Espaço Iphae Patrimônio RS foi inaugurado nesta quinta-feira (25/7), no Solar do IAB RS, em Porto Alegre.

O novo local representa um avanço na trajetória da preservação do patrimônio cultural do Estado, pois abre nova frente de atuação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae). Possibilita, ainda, o desenvolvimento de atividades de educação no âmbito do patrimônio material e imaterial voltadas à comunidade, fomentando a reflexão sobre o processo de preservação, conservação e restauração.
 


O governador Eduardo Leite esteve presente e destacou a importância que dá na sua gestão à área dedicada à cultura, mencionando a recriação da pasta. “Agradeço à nossa equipe da Secretaria da Cultura e do Iphae pela dedicação que estão tendo e pelos resultados positivos que já estão sendo alcançados, com espaços privilegiados para destacarmos o patrimônio histórico e cultural”, ressaltou.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que a educação patrimonial é um dos importantes instrumentos para a proteção do patrimônio. Para ele, os atos de proteção são estabelecidos pelo Estado, mas o patrimônio cultural é da sociedade. "O reconhecimento social do patrimônio cultural depende de ações de educação patrimonial, fundamental para que haja o engajamento da sociedade na proteção do patrimônio e da cultura", discursou.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, reiterou o objetivo de buscar otimizar o serviço e o trabalho da Sedac, com sua refundação, e também agradeceu às equipes que trabalham pela preservação do nosso patrimônio.
 


 

HOMENAGEM

O espaço presta uma homenagem a arquiteta e urbanista porto-alegrense Briane Bicca, que morreu no ano passado. Briane trabalhou pela preservação da história e memória do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico nacional e teve atuação marcante no fortalecimento das políticas para a preservação do patrimônio cultural no país.

ATIVIDADES

Veja o que está previsto no Espaço Iphae:

Série Patrimônio: apresentação permanente de trabalhos desenvolvidos na área do Patrimônio Cultural pelos Municípios do RS

Série Educação Patrimonial: oficinas, rodas de conversas, encontros, dinâmicas com abordagem educativa de temas relativos a Memórias e Patrimônio Cultural

Série Restauro: apresentação de casos de intervenções de manutenção, conservação, zeladoria e restauração em bens culturais materiais móveis e imóveis

Série Estudos: apresentação de trabalhos na área do Patrimônio Cultural produzidos em faculdades, universidades, instituições de pesquisa e outros

Série Exposições: exposições temáticas na área do Patrimônio Cultural

FOTOS: Gustavo Mansur e Sabrina Ortácio

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →