Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guia aponta caminhos para solucionar problemas de abastecimento de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A busca por solução para diferentes cenários reais que evidenciam carência no abastecimento de água em áreas urbanas e rurais conduziu os debates do ConectaLAB – experimentação para soluções coletivas, laboratório cidadão realizado pelo IAB RS em colaboração com o coletivo TransLAB.URB.

Da imersão de oito dias de encontros virtuais diários entre 50 pessoas de diferentes estados brasileiros – a maioria mulheres – surge o Guia ConectaLAB – Orientações para o Acesso à Água, um material didático que indica caminhos para solucionar problemas de abastecimento de água.

A partir da compreensão do acesso à água potável como um problema estrutural na realidade brasileira, as pessoas participantes foram divididas em 4 grupos. A tarefa era, a partir de situações reais que envolvem carência de abastecimento ou de acesso à água, propor soluções viáveis para os seguintes cenários: 1) bairro consolidado/periferia com abastecimento precário; 2) espaços públicos; 3) ocupação irregular; e 4) área rural.

Disso surgiram as diretrizes apresentadas no guia, que servem como orientações amplas que podem ser adaptadas a cada contexto local para fortalecer a mobilização pelo acesso à água. Os resultados das propostas elaboradas pelas participantes, bem como os processos e as metodologias aplicados no ConectaLAB, estão no Relatório de Atividades.

“Os quatro projetos são focados na construção coletiva”, conta Paula Motta, vice-presidente do IAB RS e uma das mediadoras do laboratório. Ou seja, a proposta alcançadas é que as soluções não sejam entregues prontas, mas construídas a partrir de cada realidade. “A preocupação é que as pessoas tenham autonomia de informação sobre os problemas para resolvê-los também de maneira autônoma”, resume Paula sobre o resultado do laboratório.

Paula destaca, ainda, que as propostas não pretendem substituir a responsabilidade do poder público e sim instrumentalizar as comunidades para que conheçam as possibilidades de atuação e cobrem ação dos gestores.

O guia e o relatório estão disponíveis em https://linktr.ee/ConectaLAB_IABRS, em lógica de conhecimento aberto para pessoas entenderem como foi o processo e, se quiserem, replicar.
 

Guia ConectaLAB é lançado em evento virtual do Cirtuito Urbano
 
O lançamento do Guia ConectaLAB – Orientações para o Acesso à Água aconteceu nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, em evento virtual do IAB RS que integrou a programação do Circuito Urbano do ONU-Habitat.

Participaram Paula Motta, vice-presidente do IAB RS; Leonardo Brawl, urbanista e integrante do TransLAB.URB; Marussia Whately, urbanista do Instituto Água e Saneamento e uma das mentoras do laboratório; e dois participantes – Maria Lúcia Oliveira, militante das causas indígenas e negras de Teresina/PI, e Miguel Abudo Momade Ali, educador social e mestre em Gestão de Desenvolvimento, natural de Nampula, em Moçambique. A mediação foi de Nathalia Danezi, diretora adjunta de comunicação do IAB RS.

Brawl destaca a capacidade que o laboratório teve de unir sabedoria popular com conhecimento técnico, percepção que teve respaldo dos participantes. Miguel fez a defesa do “urbanismo colaborativo”, que é a participação popular nas políticas urbanas. Maria Lúcia destacou da fala do colega a importância de buscar as respostas nas comunidades. “E a academia tem que entender que a comunidade tem a resposta”, sustenta.

Paula contou o processo que levou à criação do laboratório, a partir da inquietação diante da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e por entender o problema de abastecimento de água como estrutural no Brasil. Marussia alertou que o déficit de acesso à água potável “tem nome e endereço”, apontando as periferias de grandes centros urbanos, pequenos municípios e áreas rurais como principais afetados.

Fonte: Assessoria de imprensa IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →