Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guia aponta caminhos para solucionar problemas de abastecimento de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A busca por solução para diferentes cenários reais que evidenciam carência no abastecimento de água em áreas urbanas e rurais conduziu os debates do ConectaLAB – experimentação para soluções coletivas, laboratório cidadão realizado pelo IAB RS em colaboração com o coletivo TransLAB.URB.

Da imersão de oito dias de encontros virtuais diários entre 50 pessoas de diferentes estados brasileiros – a maioria mulheres – surge o Guia ConectaLAB – Orientações para o Acesso à Água, um material didático que indica caminhos para solucionar problemas de abastecimento de água.

A partir da compreensão do acesso à água potável como um problema estrutural na realidade brasileira, as pessoas participantes foram divididas em 4 grupos. A tarefa era, a partir de situações reais que envolvem carência de abastecimento ou de acesso à água, propor soluções viáveis para os seguintes cenários: 1) bairro consolidado/periferia com abastecimento precário; 2) espaços públicos; 3) ocupação irregular; e 4) área rural.

Disso surgiram as diretrizes apresentadas no guia, que servem como orientações amplas que podem ser adaptadas a cada contexto local para fortalecer a mobilização pelo acesso à água. Os resultados das propostas elaboradas pelas participantes, bem como os processos e as metodologias aplicados no ConectaLAB, estão no Relatório de Atividades.

“Os quatro projetos são focados na construção coletiva”, conta Paula Motta, vice-presidente do IAB RS e uma das mediadoras do laboratório. Ou seja, a proposta alcançadas é que as soluções não sejam entregues prontas, mas construídas a partrir de cada realidade. “A preocupação é que as pessoas tenham autonomia de informação sobre os problemas para resolvê-los também de maneira autônoma”, resume Paula sobre o resultado do laboratório.

Paula destaca, ainda, que as propostas não pretendem substituir a responsabilidade do poder público e sim instrumentalizar as comunidades para que conheçam as possibilidades de atuação e cobrem ação dos gestores.

O guia e o relatório estão disponíveis em https://linktr.ee/ConectaLAB_IABRS, em lógica de conhecimento aberto para pessoas entenderem como foi o processo e, se quiserem, replicar.
 

Guia ConectaLAB é lançado em evento virtual do Cirtuito Urbano
 
O lançamento do Guia ConectaLAB – Orientações para o Acesso à Água aconteceu nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, em evento virtual do IAB RS que integrou a programação do Circuito Urbano do ONU-Habitat.

Participaram Paula Motta, vice-presidente do IAB RS; Leonardo Brawl, urbanista e integrante do TransLAB.URB; Marussia Whately, urbanista do Instituto Água e Saneamento e uma das mentoras do laboratório; e dois participantes – Maria Lúcia Oliveira, militante das causas indígenas e negras de Teresina/PI, e Miguel Abudo Momade Ali, educador social e mestre em Gestão de Desenvolvimento, natural de Nampula, em Moçambique. A mediação foi de Nathalia Danezi, diretora adjunta de comunicação do IAB RS.

Brawl destaca a capacidade que o laboratório teve de unir sabedoria popular com conhecimento técnico, percepção que teve respaldo dos participantes. Miguel fez a defesa do “urbanismo colaborativo”, que é a participação popular nas políticas urbanas. Maria Lúcia destacou da fala do colega a importância de buscar as respostas nas comunidades. “E a academia tem que entender que a comunidade tem a resposta”, sustenta.

Paula contou o processo que levou à criação do laboratório, a partir da inquietação diante da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e por entender o problema de abastecimento de água como estrutural no Brasil. Marussia alertou que o déficit de acesso à água potável “tem nome e endereço”, apontando as periferias de grandes centros urbanos, pequenos municípios e áreas rurais como principais afetados.

Fonte: Assessoria de imprensa IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →