Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB comemora aniversário de casa cheia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A quarta-feira à noite foi agitada no IAB. Comemorando seus 64 anos de atividade, o Instituto organizou uma programação cultural que envolveu a presença de Irã Dudeque, membro do conselho superior do IAB, e Luis Augusto Fischer, professor da UFRGS. O debate, que teve como tema “Cidade e Cultura”, foi seguido de uma apresentação do grupo “Brasileiros cantam Brasileiros” e encerrou com um coquetel.

Dudeque, em sua fala, ressaltou a importância social e política do IAB enquanto entidade de discussão da cidade e local de exercício da democracia. Para ele, a arquitetura precisa ser harmoniosa, em sintonia com a cidade, e este tem sido o papel do IAB. “Só podemos resolver cultura e cidade se oferecermos arquitetura à população menos atingida”, coloca.

Para Fischer, a cidade de Porto Alegre deve representar uma unidade entre sua história e sociedade, com instituições que estimulem e se ocupem com a cultura. Segundo ele “um valor que Porto Alegre tem sabido preservar é a memória, que é ao mesmo tempo, forte e frágil, e os arquitetos estão auxiliando para que isso aconteça”.

Tiago Holzmann, presidente do IAB-RS e mediador da conversa, encerrou o debate colocando sua preocupação com o diálogo que deve existir entre cultura e arquitetura na cidade, de forma que o arquiteto seja um harmonizador, promovendo a conversa. “Precisamos de oportunidades para dialogar a construção do melhor espaço para a cidade, fora de uma visão mercantilista que tem movimentado as ações na cidade”, coloca.

Parte também das comemorações de aniversário, no sábado está programada a 2ª edição da Volta Ciclo Urbanística promovida pelo instituto. Além disso, nas próximas semanas, toda quarta-feira haverá uma atividade cultural no IAB, envolvendo ciclos de debates sobre o tema “Cidade e Cultura”.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias