Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB discutiu áreas ambientais protegidas e Plano Diretor de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (04/06) o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu um debate sobre áreas territoriais protegidas, corredores ecológicos e sua inserção no Plano Diretor de Porto Alegre.
O evento teve como palestrante a bióloga Patrícia Witt, gestora da Reserva Biológica do Lami – José Lutzenberger (SMAM) e os debatedores Karin Potter, bióloga da Metroplan, e Carlos Paganella, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Para Witt, o reconhecimento público da importância da Reserva Biológica, permitindo a difusão do conhecimento sobre esta biodiversidade única de Porto Alegre, deixa aberto para as gerações futuras novas responsabilidades em termos de preservação ambiental.

A bióloga informou que as reservas biológicas não são abertas ao público, mas isso não significa que as pessoas não possam participar. Ela destacou que a Reserva do Lami cumpre seus objetivos com seu plano de manejo. E também esclareceu sobre o tema Reserva Legal, falando das áreas correspondentes aos imóveis rurais no Brasil, e a questão do uso sustentável de recursos naturais, além da reabilitação e conservação dos processos biológicos.

A bióloga Karin Potter, da Metroplan, destacou que falta comprometimento técnico na hora da produção de laudos destas áreas. “Infelizmente existem técnicos despreparados que informam dados errados. Já ocorreu de encontrarmos uma área com uma Figueira de 100 anos que não constava no laudo”, citou Potter como exemplo.
O debate também abrangeu o tema da Lei da Mata Atlântica. “Existe uma mapa do IBGE que identifica as formações vegetais da Mata Atlântica e isso vale para aplicar principalmente nas áreas da Zona Sul de Porto Alegre, que tem essa característica” disse Witt, destacando ainda o fato e que a região sobre uma expansão imobiliária.

Para o promotor Paganella, a Zona Sul de Porto Alegre é uma região de tensão. “A Restinga, por exemplo, é considerada Mata Atlântica de acordo como mapa do IBGE, no entanto, no licenciamento, o empreendedor não considera isso”, criticou. Para ele, a lei que prioriza o meio ambiente e limita as áreas de construção deveria ser mais respeitada.  “Tive acesso a várias licenças ambientais e nunca vi um técnico contratado por empresários do setor imobiliário fazer este tipo de parecer referente a Lei da Mata Atlântica”, informou.

A proposta do IAB-RS foi ampliar o debate do tema que é bastante atual e polêmico, considerando a discussão em torno das áreas rurais, da alteração do plano diretor e da construção de grandes condomínios nessas zonas.
Participe das programações das Quartas do IAB, que ocorre semanalmente na sede da entidade na Rua General Canabarro n° 363, no centro de Porto Alegre.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →