Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB discutiu áreas ambientais protegidas e Plano Diretor de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (04/06) o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu um debate sobre áreas territoriais protegidas, corredores ecológicos e sua inserção no Plano Diretor de Porto Alegre.
O evento teve como palestrante a bióloga Patrícia Witt, gestora da Reserva Biológica do Lami – José Lutzenberger (SMAM) e os debatedores Karin Potter, bióloga da Metroplan, e Carlos Paganella, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Para Witt, o reconhecimento público da importância da Reserva Biológica, permitindo a difusão do conhecimento sobre esta biodiversidade única de Porto Alegre, deixa aberto para as gerações futuras novas responsabilidades em termos de preservação ambiental.

A bióloga informou que as reservas biológicas não são abertas ao público, mas isso não significa que as pessoas não possam participar. Ela destacou que a Reserva do Lami cumpre seus objetivos com seu plano de manejo. E também esclareceu sobre o tema Reserva Legal, falando das áreas correspondentes aos imóveis rurais no Brasil, e a questão do uso sustentável de recursos naturais, além da reabilitação e conservação dos processos biológicos.

A bióloga Karin Potter, da Metroplan, destacou que falta comprometimento técnico na hora da produção de laudos destas áreas. “Infelizmente existem técnicos despreparados que informam dados errados. Já ocorreu de encontrarmos uma área com uma Figueira de 100 anos que não constava no laudo”, citou Potter como exemplo.
O debate também abrangeu o tema da Lei da Mata Atlântica. “Existe uma mapa do IBGE que identifica as formações vegetais da Mata Atlântica e isso vale para aplicar principalmente nas áreas da Zona Sul de Porto Alegre, que tem essa característica” disse Witt, destacando ainda o fato e que a região sobre uma expansão imobiliária.

Para o promotor Paganella, a Zona Sul de Porto Alegre é uma região de tensão. “A Restinga, por exemplo, é considerada Mata Atlântica de acordo como mapa do IBGE, no entanto, no licenciamento, o empreendedor não considera isso”, criticou. Para ele, a lei que prioriza o meio ambiente e limita as áreas de construção deveria ser mais respeitada.  “Tive acesso a várias licenças ambientais e nunca vi um técnico contratado por empresários do setor imobiliário fazer este tipo de parecer referente a Lei da Mata Atlântica”, informou.

A proposta do IAB-RS foi ampliar o debate do tema que é bastante atual e polêmico, considerando a discussão em torno das áreas rurais, da alteração do plano diretor e da construção de grandes condomínios nessas zonas.
Participe das programações das Quartas do IAB, que ocorre semanalmente na sede da entidade na Rua General Canabarro n° 363, no centro de Porto Alegre.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →