Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS apoia a Chapa 3 nas eleições do CAU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Um Conselho é autarquia pública, portanto uma instituição do Estado, o qual delega aos profissionais a proteção da sociedade ante eventuais práticas lesivas efetuadas por algum dos profissionais nele registrados. Deve ainda coibir o exercício ilegal da profissão, e garantir que toda a cadeia produtiva atue dentro dos limites estabelecidos pela Lei e pelo Código de Ética por ele determinado.

Tais objetivos essenciais são cumpridos a partir de ações como a fiscalização do exercício profissional, mas não unicamente. Há muito mais a fazer, em prol tanto da profissão que regulamenta, quanto da sociedade que o autoriza. Promover a Arquitetura e Urbanismo e demonstrar à sociedade, ao Estado e ao mercado sua importância estratégica para o melhor desenvolvimento da Nação, sua sociedade e seu território, é imperativo ao CAU. Esta ação alcançará maior eficácia se levada a cabo de forma complementar com as entidades de arquitetos e urbanistas e em colaboração com o conjunto dos profissionais.

O CAU deve priorizar também a melhoria das condições materiais e imateriais de trabalho em todos os setores (público, privado, empresarial, acadêmico, entre outros), a ampliação do mercado e a qualificação da formação profissional em todos os níveis. Implantar estratégias de divulgação da Arquitetura e Urbanismo e seu papel para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável é fundamental para que retomemos o protagonismo na tomada das decisões no âmbito tanto do mercado quanto na gestão e no planejamento das cidades brasileiras.

Atuar para a promoção e efetividade de políticas públicas de Assistência Técnica à Habitação das populações pobres de modo integrado às demais políticas territoriais (regularização fundiária, qualificação urbana, oferta de serviços e infraestrutura) é outra tarefa prioritária. Esta é uma das principais contribuições da arquitetura e urbanismo para o combate às desigualdades socioespaciais que afligem nossas cidades. Além disso, é fundamental para ampliarmos nosso campo de atuação, posto que estamos alcançando índices de profissionais por habitantes semelhantes a países como Inglaterra, Estados Unidos e França, mas nossas atividades estão restrita a apenas 15% da população, conforme demonstra pesquisa realizada pelo CAU através do Instituto Datafolha.

Um Conselho capaz de levar a frente tais tarefas não se constrói da noite para o dia. É necessário conjugar experiência, competência e inovação. A "Chapa 3 – Profissionais para Realizar" tem propostas elaboradas a partir de décadas de acúmulo de debate e construção junto às entidades associativas, em especial o IAB RS. Este legado é representado pela experiência de colegas comprometidos com a arquitetura e urbanismo tanto nas entidades, quanto na prática cotidiana da profissão. Soma-se a esta experiência as ideias de jovens profissionais que atuam em diversas áreas e em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Um grupo amplo, identificado pela diversidade e comprometido com um Conselho de Arquitetura e Urbanismo atuante, inovador, ético, plural, independente e apartidário.
 

         O IAB RS apoia a Chapa 3. No próximo dia 31 de outubro apoie você também, vote Chapa 3 – Profissionais para Realizar!
Acesse o facebook da Chapa 3 e saiba mais:
https://www.facebook.com/ Chapa3CAURS/

Visite o site e conheça a plataforma:
http://chapa3caurs.com.br/ site/plataforma/

Conhela os currículos dos 42 candidatos:
http://chapa3caurs.com.br/ site/integrantes/

Assista ao vídeo dos apoiadores da Chapa 3 em todo o Rio Grande do Sul: https://goo.gl/uaMxs6

CHAPA 3
PROFISSIONAIS PARA REALIZAR
O CAU que a profissão exige
O CAU que os profissionais merecem
O CAU que a sociedade necessita
 

#chapa3caurs
#profissionaispararealizar
#estoucomachapa3
#EleiçõesCAURS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →