Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS celebra seus 69 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) celebrou no sábado (18/3) os seus 69 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Em clima descontraído, a comemoração foi realizada no Solar do IAB, único ponto cultural da capital gaúcha e um dos raros no Brasil que tem a arquitetura e urbanismo como tema central. A música ficou a cargo da banda “Inserções em Circuítos Ideológicos”, que apresentou um repertório de Jazz Fusion e já é sucesso nas festas da casa.

 

A 2K Arquitetura presenteou o IAB RS na comemoração dos 69 anos com este video que registrou os melhores momentos da festa realizada no dia 18 de março, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Fundado em 19 de março de 1948, o IAB RS é um dos departamentos mais antigos do IAB. Teve em seus quadros alguns dos principais nomes da arquitetura e do urbanismo no Estado, sendo que durante muito tempo foi a única entidade exclusiva de arquitetos no RS. O presidente do IAB RS, Rafael Passos, lembrou que durante a Ditadura Militar o Instituto teve atuação firme em defesa da democratização do país, junto a instituições como OAB e CNBB, entre outras. “O Departamento foi um dos líderes de um longo processo que levou à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), defendendo a autonomia da profissão e a importância de um conselho próprio para atingir tal patamar”, afirmou.

Passos também destacou o pioneirismo do Instituto na luta pela Reforma Urbana, e na defesa da Cidade, à Habitação e à arquitetura como direito dos cidadãos, quando esteve junto às entidades e movimentos da sociedade que garantiram os direitos na Constituição de 88 e, posteriormente, no Estatuto da Cidade. “O IAB RS hoje tem buscado a retomada de seu protagonismo junto à sociedade e às autoridades públicas na defesa da cidade democrática e sustentável. Buscando ampliar sua abrangência territorial, o IAB-RS chega aos seus 69 anos com 10 núcleos ativos no interior do Estado”, salientou. “Temos buscado levar os grandes temas da arquitetura e urbanismo à discussão da comunidade, pois o reconhecimento social é condição fundamental para a valorização da profissão”.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →