Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Público prestigiou o evento e aproveitou para conhecer as instalações do prédio, que abriu suas portas para visitação.

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Revitalizar a fachada de um prédio histórico, que passou por diversas fases e ocupações ao longo da história, demandou pesquisa e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, conforme destacou o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pelo restauro, durante a solenidade de inauguração.

“São muitas camadas de história, e foi preciso decifrá-las para dar seguimento ao trabalho. Contamos, inclusive, com o auxílio de artistas especializados para trabalhar com os ornamentos. Acima de tudo foi um aprendizado para todos”, comemora Volpato.

O arquiteto destacou, ainda, que durante o processo de pesquisa histórica, descobriu que o imóvel pertencia, formalmente, à esposa do Conde, a Condessa Bernardina Paiva, a conhecida como Binoca, que herdou o imóvel de seu tio e tutor Ismael Paiva, como presente de casamento.

A arquiteta e diretora financeira do IAB-RS, Rochele Pizzolotto Lyrio, que integrou um grupo de trabalho (GT) de obras, voltado para atender a demanda da fachada, ressaltou, também, o enorme aprendizado e a superação de adversidades. “As reformas como um todo iniciaram em 2020, no meio da pandemia. Melhoramos ambientes internos e a fachada da General Canabarro. E em 2022 iniciamos, então, a etapa final da fachada da Riachuelo. Foi um trabalho coletivo e que ensinou muitas técnicas, e agora podemos mostrar, enfim, para a comunidade”, ressaltou.

A secretaria estadual de cultura, Beatriz Araujo, destacou a importância da restauração da fachada de um prédio histórico, bem como a preservação da memória por meio da valorização do patrimônio. “Queremos continuar, em conjunto com todas as entidades envolvidas e o governo federal, atuar na defesa e na recuperação do nosso patrimônio gaúcho”, disse.

 

O secretario de cultura de porto alegre, Henry Ventura, disse que “a restauração da fachada do Solar representa uma iniciativa importante na preservação de um patrimônio valioso para a cidade. Essa ação soma-se às intervenções realizadas pelo Município e Estado na região do Centro Histórico, acompanhando um movimento de recuperação de prédios e monumentos icônicos da Capital.”

 

 

Representando a copresidência feminina do IAB-RS, Paula Motta, enfatizou o grande trabalho nem equipe que culminou na conclusão da fachada.

“Nada se faz sozinha, foi um trabalho coletivo tanto dessa gestão, quanto de nossos antecessores. Foi uma longa caminhada. Agora o prédio se abre para a cidade após presenciar diversas fases de nossa história, e é uma honra fazer parte desse momento”, finaliza.

 

A festa foi marcada pelo set da DJ Mari Gonçalves, a apresentação da banda Psycho Delícia, do grupo Tambores de Candombe, por uma intervenção do Grupo Cerco e pela performance do Fanfarra Bate & Sopra.

 

 

Por Ricardo Rodrigues – Ortácio Agência de Comunicação 
Assessoria de Imprensa IAB-RS
Crédito Imagens: Talles Matos e Sabrina Ortácio

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →