Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS inaugura fachada do Solar neste sábado 19 de Agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Resultado da obra poderá ser conferido em uma grande comemoração ao livre no dia 19 de agosto, a partir das 16h, com programação cultural e gastronômica.

O prédio histórico conhecido como Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio protegido da cidade, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital. Localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado. Após um longo processo de restauro da fachada do imóvel, o público vai poder conferir o resultado de perto em uma grande comemoração ao ar livre, no dia 19 de agosto, das 16h às 22h. A participação é gratuita e contará com atividades culturais e opções gastronômicas.

Doado pelo governo gaúcho ao IAB-RS no início dos anos 1990, o imóvel já passou por diversas fases de restauro. A fachada teve início nos anos 2000, e conforme a co-presidente da entidade, Paula Motta, é um legado a ser deixado. “Estamos muito felizes com essa entrega, que é importante para a cidade e o instituto. Os processos de restauro passaram por diversas gestões, e a atual administração focou em partes bem importantes, como a colocação do piso com madeira doada pelo IBAMA, a parte elétrica, o mobiliário das salas de administração, pintura, ou seja, investimos recursos para que esse prédio permaneça ao longo dos próximos anos”, disse. Paula reitera que “o restauro da fachada é uma entrega importante, porque vai ser devolvido para a paisagem do Centro Histórico e a população. É a casa dos arquitetos, mas está aberto para toda a comunidade”, explica.

Conforme a diretora financeira do IAB-RS e integrante do grupo de trabalho de obras (GT), Rochele Pizzolotto Lyrio, “essa é uma conquista muito grande para o IAB e uma construção coletiva, pois só foi possível por temos verba própria para o investimento, e isso se deve ao grande trabalho realizado por todas as gestões que passaram por aqui”, disse. Ao longo do processo de restauro, Rochele conta que ocorreram muitas descobertas sobre as técnicas construtivas e a história do próprio Solar. “Agradeço muito a todos que contribuíram neste trabalho, fico muito feliz de fazer parte de um grande sonho realizado. É com imenso prazer que apresentamos a nova fachada do Solar IAB-RS e entregamos ela para a cidade”, comemora.

Para o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pela execução da última etapa do restauro da fachada, a obra trouxe desafios muito interessantes. “Primeiro tivemos que decifrá-la. O reboco que retiramos, por exemplo, e que estava completamente degradado, era de 1930. Recuperamos as vergas metálicas e alguns ornamentos dessa época, como molduras das janelas e as mísulas, que são os elementos que dão sustentação aos balcões, bem como questões estruturais, entre elas rachaduras profundas”, comenta.

 

Festa na rua

A programação para comemorar a entrega da fachada do Solar será composta por diversas atrações culturais. A primeira será a Dj Mari Gonçalves, às 16h. Além de DJ, é produtora e agitadora cultural, curadora e pesquisadora da arte e da cultura negra nas ruas de Porto Alegre. Radicada na capital gaúcha, participa dos coletivos Arruaça e Turmalina, e é uma das idealizadoras e residente da festa Treme. Em seus sets apresenta estéticas de som que passeiam pelo House, Afrohouse, Hip Hop/RnB e Funk BR.

Às 18h30, a festa é comandada pela Psycho Delícia, banda instrumental originária de Porto Alegre, formada pelos produtores Erick Endres e Bruno Neves, juntamente com o VJ Frederico Demin. A sonoridade da banda é uma mistura de rock psicodélico e progressivo, com influências que vão desde os clássicos do gênero até elementos contemporâneos. A banda incorpora uma linguagem de samples e recortes sonoros, vinculados ao hip-hop.

Na sequência, entra o projeto Tambores de Candombe, às 19h30. Com arranjo de tambores, canção, poesia e dança, o grupo busca trazer e apresentar o universo candombeiro, com tambores de candombe e ritmo afro-uruguaio. Às 20h15, o Grupo Cerco se apresenta. Fundado em 2008, o Grupo Cerco é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em diversos projetos e festivais.

Para finalizar a programação, a Fanfarra Bate & Sopra se apresenta a partir das 21h. É um coletivo musical instrumental formado por 10 integrantes de sopros e percussão, que enche as ruas de Porto Alegre de amarelo e roxo desde 2014. Atualmente, o repertório se divide em releituras, brincando com a memória afetiva dos espectadores, e sons autorais, em que a banda apresenta a sua identidade, pontuando cada vez mais o seu espaço da cena da música instrumental independente.

Serviço:

Inauguração da fachada do IAB-RS

Quando: 19/08/2023

Horário: das 16h às 22h

Endereço: Rua Riachuelo, 584 – Centro Histórico, Porto Alegre

Participação gratuita.

Imprensa:

Sabrina Ortácio – (51) 98196-7951 / sabrinaortacio@gmail.com

Ricardo Rodrigues – (51) 99265-2157 / ricardorodriguesjornalista@gmail.com

 

 

 

 

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →