Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS na 151ª Reunião do COSU em Maringá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Durante os dias 25 a 28 de janeiro foi realizada no Núcleo Maringá, no Paraná, a 151ª Reunião do Conselho Superior do IAB, primeira sessão depois das eleições realizadas nos estados, agregando novos colegas ao colegiado que congrega representações de todos os Departamentos da entidade no país. Paralelamente, foi realizado o 2º Seminário Nacional de Núcleos, dando sequência ao evento realizado em Porto Alegre em novembro de 2016. O IAB RS foi repressentado pelo presidente Rafael Passos, pelo ex-presidente Tiago Holzmann da Silva, e pelo conselheiro Clóvis Ilgenfritz.

A primeira reunião em um Núcleo do interior contou com o apoio do CAU/PR, que tem sede na jovem cidade de Maringá, a qual foi planejada ainda na década de 1940 e tem mantido as características fundamentais daquele Plano, especialmente no desenho do espaço público. “A recepção e organização do evento pelos colegas do Núcleo proporcionaram as melhores condições para a realização da reunião”, destaca Rafael Passos, presidente do IAB RS.

Na ocasião, foram discutidos temas como o Projeto de Lei do Senado que trata da revisão da Lei 8.666/93, que dispõe sobre as contratações públicas. O conteúdo da Lei, no entendimento do IAB e demais entidades da arquitetura e urbanismo ameaça não só a qualidade das obras públicas, como a transparência na gestão dos recursos públicos, representando um retrocesso na área, sobretudo no que tange à proposta de contratação integrada e os concursos públicos de projeto.

O futuro das cidades e da própria entidade também foi tema de debate com participação da comunidade local e dos conselheiros e núcleos do IAB. Entre outros temas tratados estão a Bienal de São Paulo, a ser realizada no segundo semestre deste ano, e o Congresso Internacional de Arquitetos da UIA 2020, no Rio de Janeiro. Grupos de Trabalho trataram ainda das estratégias políticas e de sustentação da entidade frente à realidade política, social e econômica do país

O Arquiteto Clóvis Ilgenfritz da Silva foi indicado ao Colar de Ouro do IAB, maior comenda da entidade, outorgada aos arquitetos pelo reconhecimento de sua obra e atuação profissional. Clóvis foi um dos idealizadores da proposta de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, fundador do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do RS e da Federação Nacional de Arquitetos. Foi ainda Vereador e Secretário de Planejamento em Porto Alegre e Deputado Federal, entre outras funções públicas que exerceu.

Em sua palestra Clóvis Ilgenfritz defendeu a habitação com um direito à cidade. Para o arquiteto, moradia é mais do que construir unidades habitacionais, é prover infraestrutura, equipamentos e serviços públicos ao cidadão. O arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS, também ministrou palestra sobre os 10 pontos do IAB RS e uma "nova agenda urbana".

Por fim, foi definida a data do próximo COSU, a ser realizado em setembro próximo, quando será eleita a nova Direção Nacional do IAB, em pleito indireto do qual participam os Conselheiros Superiores e Presidentes de Departamentos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →