Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS na 151ª Reunião do COSU em Maringá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Durante os dias 25 a 28 de janeiro foi realizada no Núcleo Maringá, no Paraná, a 151ª Reunião do Conselho Superior do IAB, primeira sessão depois das eleições realizadas nos estados, agregando novos colegas ao colegiado que congrega representações de todos os Departamentos da entidade no país. Paralelamente, foi realizado o 2º Seminário Nacional de Núcleos, dando sequência ao evento realizado em Porto Alegre em novembro de 2016. O IAB RS foi repressentado pelo presidente Rafael Passos, pelo ex-presidente Tiago Holzmann da Silva, e pelo conselheiro Clóvis Ilgenfritz.

A primeira reunião em um Núcleo do interior contou com o apoio do CAU/PR, que tem sede na jovem cidade de Maringá, a qual foi planejada ainda na década de 1940 e tem mantido as características fundamentais daquele Plano, especialmente no desenho do espaço público. “A recepção e organização do evento pelos colegas do Núcleo proporcionaram as melhores condições para a realização da reunião”, destaca Rafael Passos, presidente do IAB RS.

Na ocasião, foram discutidos temas como o Projeto de Lei do Senado que trata da revisão da Lei 8.666/93, que dispõe sobre as contratações públicas. O conteúdo da Lei, no entendimento do IAB e demais entidades da arquitetura e urbanismo ameaça não só a qualidade das obras públicas, como a transparência na gestão dos recursos públicos, representando um retrocesso na área, sobretudo no que tange à proposta de contratação integrada e os concursos públicos de projeto.

O futuro das cidades e da própria entidade também foi tema de debate com participação da comunidade local e dos conselheiros e núcleos do IAB. Entre outros temas tratados estão a Bienal de São Paulo, a ser realizada no segundo semestre deste ano, e o Congresso Internacional de Arquitetos da UIA 2020, no Rio de Janeiro. Grupos de Trabalho trataram ainda das estratégias políticas e de sustentação da entidade frente à realidade política, social e econômica do país

O Arquiteto Clóvis Ilgenfritz da Silva foi indicado ao Colar de Ouro do IAB, maior comenda da entidade, outorgada aos arquitetos pelo reconhecimento de sua obra e atuação profissional. Clóvis foi um dos idealizadores da proposta de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, fundador do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do RS e da Federação Nacional de Arquitetos. Foi ainda Vereador e Secretário de Planejamento em Porto Alegre e Deputado Federal, entre outras funções públicas que exerceu.

Em sua palestra Clóvis Ilgenfritz defendeu a habitação com um direito à cidade. Para o arquiteto, moradia é mais do que construir unidades habitacionais, é prover infraestrutura, equipamentos e serviços públicos ao cidadão. O arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS, também ministrou palestra sobre os 10 pontos do IAB RS e uma "nova agenda urbana".

Por fim, foi definida a data do próximo COSU, a ser realizado em setembro próximo, quando será eleita a nova Direção Nacional do IAB, em pleito indireto do qual participam os Conselheiros Superiores e Presidentes de Departamentos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias