Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS organiza financiamento coletivo para realização do concurso Memorial às vítimas da boate Kiss

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) teve a aprovação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobrevivente da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e representantes da prefeitura do município para realizar o concurso para a construção do memorial no prédio onde funcionava a boate Kiss.

No encontro realizado no dia 02 de junho ficou definido que o concurso vai ser viabilizado através de financiamento coletivo que gira em torno de R$ 150 a 250 mil. Em julho começará a captação dos recursos, com encerramento previsto para setembro.

De acordo com Rafael Passos, presidente do IAB RS, os gastos envolvem custos diretos e técnicos para a elaboração do concurso como por exemplo, inscrição, comissão julgadora, transporte, seminários, publicação impressa e na web, premiação entre outras despesas que vão ser publicadas em breve.

O lançamento oficial do concurso com a publicação do edital está programado para a segunda quinzena de outubro. Vai ser um concurso nacional, mas com possibilidade que arquitetos de todo o país enviem as propostas.Em agosto vão ocorrer dois seminários preparatórios para o concurso, no primeiro os arquitetos do IAB vão explicar no que consiste um memorial para os familiares das vítimas e para entidades que vão ser convidadas a participar dos encontros.


No segundo, o espaço vai ser aberto para que expor ideias de como a maior tragédia do Rio Grande do Sul deve ser lembrada.

A intenção é que quando o incêndio na casa noturna completar 5 anos seja anunciado o vencedor do concurso. A expectativa é que em 2019 a obra seja finalizada. Na reunião ficou decidido que Associação vai ser a promotora do concurso, quem toda as decisões finais, o Instituto de Arquitetos do Brasil é o organizador do concurso e a prefeitura de Santa Maria co-promotora.


A secretária municipal de Educação Lúcia Madruga estava representando o prefeito, Jorge Pozzobom na reunião. Segundo ela, o executivo segue trabalhando na desapropriação do imóvel, o compromisso assumido foi até o dia 30 de junho.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →