Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS premia projetos arquitetônicos de gaúchos recém-formados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Trinta e uma monografias com projetos arquitetônicos produzidos por recém-formados concorreram ao “Prêmio IAB-RS 2016 José Albano Volkmer” entregue, neste sábado (16), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), em Porto Alegre. Três trabalhos foram considerados “Destaques”: “Revitalização e Ressocialização do Hospital São Pedro”, de Alexandre Höllermann, da Universidade do Vale do Taquari; “Revitalização da Avenida Farrapos – Costurando Farrapos de um Tecido Urbano”, de Ana Caroline de Oliveira, do Centro Universitário Ritter dos Reis; e “Canal Cultural: O Parque Itaimbé e a Cultura na Cidade”, de Luzia Brand, da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes que concorreram ao prêmio são arquitetos recém-formados e foram indicados pelas faculdades gaúchas de arquitetura por terem recebido Menção Honrosa após a apresentação do trabalho de conclusão de curso em 2016.
 

A grande vencedora da noite, no entanto, foi Ana Paula Venturini, formada, no ano passado, pelo Centro Universitário Franciscano. O projeto propõe, com o fomento à produção de cachaça, a preservação de um patrimônio histórico do município de Silveira Martins, que integra a Quarta Colônia da imigração italiana, na região Central do Rio Grande do Sul. O alvo do estudo é o Moinho Moro, edificação singular na cidade e que possui, aproximadamente, 140 anos. Pertencente à família Moro, a estrutura com arquitetura típica da imigração italiana no país, ainda hoje, produz farinha e cachaça, alimento e bebida incorporados à cultura colonial italiana. A monografia, apresentada em julho do ano passado, possui 86 páginas: “a escolha do tema foi pelo valor histórico da edificação, pelo meu amor ao patrimônio e à arquitetura desses imigrantes e pela importância que a edificação tem para essa região. Como ela foi uma das primeiras a ser construídas, então ela tem um valor histórico e de memória para o local” – ressalta Ana Paula. A universitária foi orientada pela professora Anelis Flores.
 

Ana Paula Marzari Venturini, do Centro Universitário Franciscano, foi a grande vencedora da noite.

Os trabalhos inscritos foram submetidos aos critérios de inovação, economicidade, criatividade, objetividade, funcionalidade, exequibilidade, contribuição tecnológica e social e sustentabilidade. Três arquitetos urbanistas avaliaram os projetos, conforme explica Eloise de Brito Mudo, uma das coordenadoras do prêmio: “a sessão de julgamento é feita com três arquitetos e urbanistas que podem ser professores ou não professores. Daqui da região, não pôde ser professor para que houvesse conflito de interesse. São eles três que avaliam, que integram a comissão julgadora”. Inicialmente, dos 30 trabalhos, 17 passaram para a segunda fase. Em seguida, apenas 10 foram selecionados e, destes, restaram os quatro premiados.

A cerimônia foi realizada na sede do IAB-RS, situada no Solar do Conde de Porto Alegre, edificação histórica do Centro da Capital gaúcha. Durante o evento, também foi aberta a exposição “O Desenho da Memória”, que contém croquis e desenhos de importantes arquitetos brasileiros. No terceiro andar do Solar, também é possível conferir os 31 projetos que concorreram ao prêmio.
 


Além disso, também foi lançada uma plataforma digital com todos os trabalhos inscritos na disputa nos últimos anos, conforme destaca o presidente do IAB-RS, Rafael Passos: “todos os trabalhos apresentados nos últimos três anos estão na plataforma. Já começamos com 120 trabalhos e, a partir deste ano, também, por ali, vai operar toda a parte de inscrições e regulamentos. O estudante vai poder acessar toda a plataforma e poder fazer o upload dos arquivos. (…) Com isso, a gente espera poder contribuir também com pesquisa acadêmica. Quem faz pesquisa, hoje, da produção acadêmica em faculdades de arquitetura vai ter uma boa plataforma de pesquisa” – destaca o presidente do IAB-RS.

Saiba quem foi José Albano Volkmer, arquiteto que dá nome ao prêmio do IAB-RS

Falecido em 2007, Albano presidiu o IAB entre entre 2002 e 2005. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também foi professor e diretor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs de 1985 e 2006. Atuou na presidência do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e na do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RS). Acumulou ainda as funções de diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), da presidência da recém extinta Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), além de trabalhar como arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). No ano de 2013, Albano virou nome de rua localizada no Loteamento Toscana, no bairro Jardim do Salso.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →