Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS premia projetos arquitetônicos de gaúchos recém-formados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Trinta e uma monografias com projetos arquitetônicos produzidos por recém-formados concorreram ao “Prêmio IAB-RS 2016 José Albano Volkmer” entregue, neste sábado (16), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), em Porto Alegre. Três trabalhos foram considerados “Destaques”: “Revitalização e Ressocialização do Hospital São Pedro”, de Alexandre Höllermann, da Universidade do Vale do Taquari; “Revitalização da Avenida Farrapos – Costurando Farrapos de um Tecido Urbano”, de Ana Caroline de Oliveira, do Centro Universitário Ritter dos Reis; e “Canal Cultural: O Parque Itaimbé e a Cultura na Cidade”, de Luzia Brand, da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes que concorreram ao prêmio são arquitetos recém-formados e foram indicados pelas faculdades gaúchas de arquitetura por terem recebido Menção Honrosa após a apresentação do trabalho de conclusão de curso em 2016.
 

A grande vencedora da noite, no entanto, foi Ana Paula Venturini, formada, no ano passado, pelo Centro Universitário Franciscano. O projeto propõe, com o fomento à produção de cachaça, a preservação de um patrimônio histórico do município de Silveira Martins, que integra a Quarta Colônia da imigração italiana, na região Central do Rio Grande do Sul. O alvo do estudo é o Moinho Moro, edificação singular na cidade e que possui, aproximadamente, 140 anos. Pertencente à família Moro, a estrutura com arquitetura típica da imigração italiana no país, ainda hoje, produz farinha e cachaça, alimento e bebida incorporados à cultura colonial italiana. A monografia, apresentada em julho do ano passado, possui 86 páginas: “a escolha do tema foi pelo valor histórico da edificação, pelo meu amor ao patrimônio e à arquitetura desses imigrantes e pela importância que a edificação tem para essa região. Como ela foi uma das primeiras a ser construídas, então ela tem um valor histórico e de memória para o local” – ressalta Ana Paula. A universitária foi orientada pela professora Anelis Flores.
 

Ana Paula Marzari Venturini, do Centro Universitário Franciscano, foi a grande vencedora da noite.

Os trabalhos inscritos foram submetidos aos critérios de inovação, economicidade, criatividade, objetividade, funcionalidade, exequibilidade, contribuição tecnológica e social e sustentabilidade. Três arquitetos urbanistas avaliaram os projetos, conforme explica Eloise de Brito Mudo, uma das coordenadoras do prêmio: “a sessão de julgamento é feita com três arquitetos e urbanistas que podem ser professores ou não professores. Daqui da região, não pôde ser professor para que houvesse conflito de interesse. São eles três que avaliam, que integram a comissão julgadora”. Inicialmente, dos 30 trabalhos, 17 passaram para a segunda fase. Em seguida, apenas 10 foram selecionados e, destes, restaram os quatro premiados.

A cerimônia foi realizada na sede do IAB-RS, situada no Solar do Conde de Porto Alegre, edificação histórica do Centro da Capital gaúcha. Durante o evento, também foi aberta a exposição “O Desenho da Memória”, que contém croquis e desenhos de importantes arquitetos brasileiros. No terceiro andar do Solar, também é possível conferir os 31 projetos que concorreram ao prêmio.
 


Além disso, também foi lançada uma plataforma digital com todos os trabalhos inscritos na disputa nos últimos anos, conforme destaca o presidente do IAB-RS, Rafael Passos: “todos os trabalhos apresentados nos últimos três anos estão na plataforma. Já começamos com 120 trabalhos e, a partir deste ano, também, por ali, vai operar toda a parte de inscrições e regulamentos. O estudante vai poder acessar toda a plataforma e poder fazer o upload dos arquivos. (…) Com isso, a gente espera poder contribuir também com pesquisa acadêmica. Quem faz pesquisa, hoje, da produção acadêmica em faculdades de arquitetura vai ter uma boa plataforma de pesquisa” – destaca o presidente do IAB-RS.

Saiba quem foi José Albano Volkmer, arquiteto que dá nome ao prêmio do IAB-RS

Falecido em 2007, Albano presidiu o IAB entre entre 2002 e 2005. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também foi professor e diretor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs de 1985 e 2006. Atuou na presidência do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e na do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RS). Acumulou ainda as funções de diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), da presidência da recém extinta Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), além de trabalhar como arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). No ano de 2013, Albano virou nome de rua localizada no Loteamento Toscana, no bairro Jardim do Salso.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →