Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS promoveu encontro para discutir agenda urbana e projeto de cidade em Caxias do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Buscando fomentar a discussão do planejamento urbano de Caxias do Sul, o IAB RS promoveu na tarde da sexta-feira (05/05) um encontro com gestores públicos e com a participação do CAU/RS, no hotel Intercity Premium, local onde também ocorreu a programação do evento “Encontros do CAU”, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

De acordo com Sílvia Nunes, Presidente do Núcleo do IAB RS em Caxias do Sul, o propósito da reunião foi estabelecer um marco inicial de cooperação institucional, de modo a alinhar oportunidades e demandas da administração municipal em prol da arquitetura e urbanismo e do planejamento urbano e metropolitano em Caxias do Sul.
O encontro contou com a participação do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, a Secretária Municipal de Urbanismo, Mirângela Rossi; a representante da Secretaria de Meio Ambiente, Liege Simionato; a arquiteta e urbanista Rosana Guarese, diretora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial – COPLAN; o representante da Secretaria de Educação, engenheiro Juliano De Ros; as representantes da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, engenheira Carla Lampert, além do Presidente do Núcleo Vinhedos da Serra Gaúcha  do IAB, Márcio Arioli e do arquiteto e urbanista Hermes Puricelli, representando o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS.

Na ocasião foram discutidos os “10 pontos Por um Projeto de Cidade”, desenvolvido pelo IAB RS, no sentido de identificar oportunidades e desafios. “Buscamos estabelecer diretrizes com foco no desenvolvimento urbano. Este documento foi criado para que pudéssemos contribuir no processo de planejamento, incentivando a discussão do tema com a sociedade e gestores públicos em cidades do Rio Grande do Sul”, destacou Rafael Passos, presidente do IAB RS.
 

Também entraram na pauta do encontro, destacar a importância da participação social e a contribuição dos arquitetos e urbanistas nos segmentos multidisciplinares, além da cooperação institucional, ou seja, como o IAB RS pode colaborar com seminários, assistência técnica e debates da administração municipal.

A secretária de urbanismo, Mirângela Rossi, acredita que é fundamental pensar a cidade na visão de arquiteto. “Caxias está mudando seu olhar. Pensar a longo prazo é evoluir. E nossa prioridade é ter um Plano Diretor que envolva discussão e participação da sociedade”, informou Rossi. “Queremos trazer as entidades para dentro do poder público para também terem poder de decisão. Precisamos incentivar técnicos a participarem do processo”, avaliou a Secretária de Urbanismo.

A diretora da COPLAN, Rosana Guarese, disse que ser importante realizar a discussão de forma participativa para trabalhar um projeto de cidade e mapear os conceitos e vocações que nortearão o planejamento. “Queremos apresentar o que temos e mostrar para onde vamos”, disse.

Segundo presidente do IAB RS, Rafael Passos, é preciso incluir os diferentes setores da sociedade no debate e articular as diferentes instâncias participativas da cidade. Destacou ainda a necessidade de ampliar a diversidade de segmentos do mercado na discussão, a qual muitas vezes fica restrita ao setor da construção civil e imobiliário: “Quando se faz um plano diretor pensamos e planejamos, mas se o mercado não está de acordo nada acontece”, observou Passos. Para ele, outro grande desafio desta revisão é articular os planos setoriais elaborados nos últimos anos.

O arquiteto Hermes Puricelli, representante do CAU/RS, também evidenciou essa necessidade. “O grande desafio é a conciliação de interesses para que convivam e cada um tendo um papel e espaço adequado dentro de um projeto de cidade”, disse.

Os encaminhamentos do encontro resultaram na proposta de criar um grupo de trabalho junto das secretarias para estabelecer metas e atividades para a cooperação entre o IAB e a Prefeitura, além da proposta de elaboração de uma minuta do Termo de Cooperação Técnica, que contemplará, entre outros objetivos, a realização de um seminário para tratar do conceito de cidade sustentável.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →