Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS promoveu encontro para discutir agenda urbana e projeto de cidade em Caxias do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Buscando fomentar a discussão do planejamento urbano de Caxias do Sul, o IAB RS promoveu na tarde da sexta-feira (05/05) um encontro com gestores públicos e com a participação do CAU/RS, no hotel Intercity Premium, local onde também ocorreu a programação do evento “Encontros do CAU”, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

De acordo com Sílvia Nunes, Presidente do Núcleo do IAB RS em Caxias do Sul, o propósito da reunião foi estabelecer um marco inicial de cooperação institucional, de modo a alinhar oportunidades e demandas da administração municipal em prol da arquitetura e urbanismo e do planejamento urbano e metropolitano em Caxias do Sul.
O encontro contou com a participação do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, a Secretária Municipal de Urbanismo, Mirângela Rossi; a representante da Secretaria de Meio Ambiente, Liege Simionato; a arquiteta e urbanista Rosana Guarese, diretora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial – COPLAN; o representante da Secretaria de Educação, engenheiro Juliano De Ros; as representantes da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, engenheira Carla Lampert, além do Presidente do Núcleo Vinhedos da Serra Gaúcha  do IAB, Márcio Arioli e do arquiteto e urbanista Hermes Puricelli, representando o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS.

Na ocasião foram discutidos os “10 pontos Por um Projeto de Cidade”, desenvolvido pelo IAB RS, no sentido de identificar oportunidades e desafios. “Buscamos estabelecer diretrizes com foco no desenvolvimento urbano. Este documento foi criado para que pudéssemos contribuir no processo de planejamento, incentivando a discussão do tema com a sociedade e gestores públicos em cidades do Rio Grande do Sul”, destacou Rafael Passos, presidente do IAB RS.
 

Também entraram na pauta do encontro, destacar a importância da participação social e a contribuição dos arquitetos e urbanistas nos segmentos multidisciplinares, além da cooperação institucional, ou seja, como o IAB RS pode colaborar com seminários, assistência técnica e debates da administração municipal.

A secretária de urbanismo, Mirângela Rossi, acredita que é fundamental pensar a cidade na visão de arquiteto. “Caxias está mudando seu olhar. Pensar a longo prazo é evoluir. E nossa prioridade é ter um Plano Diretor que envolva discussão e participação da sociedade”, informou Rossi. “Queremos trazer as entidades para dentro do poder público para também terem poder de decisão. Precisamos incentivar técnicos a participarem do processo”, avaliou a Secretária de Urbanismo.

A diretora da COPLAN, Rosana Guarese, disse que ser importante realizar a discussão de forma participativa para trabalhar um projeto de cidade e mapear os conceitos e vocações que nortearão o planejamento. “Queremos apresentar o que temos e mostrar para onde vamos”, disse.

Segundo presidente do IAB RS, Rafael Passos, é preciso incluir os diferentes setores da sociedade no debate e articular as diferentes instâncias participativas da cidade. Destacou ainda a necessidade de ampliar a diversidade de segmentos do mercado na discussão, a qual muitas vezes fica restrita ao setor da construção civil e imobiliário: “Quando se faz um plano diretor pensamos e planejamos, mas se o mercado não está de acordo nada acontece”, observou Passos. Para ele, outro grande desafio desta revisão é articular os planos setoriais elaborados nos últimos anos.

O arquiteto Hermes Puricelli, representante do CAU/RS, também evidenciou essa necessidade. “O grande desafio é a conciliação de interesses para que convivam e cada um tendo um papel e espaço adequado dentro de um projeto de cidade”, disse.

Os encaminhamentos do encontro resultaram na proposta de criar um grupo de trabalho junto das secretarias para estabelecer metas e atividades para a cooperação entre o IAB e a Prefeitura, além da proposta de elaboração de uma minuta do Termo de Cooperação Técnica, que contemplará, entre outros objetivos, a realização de um seminário para tratar do conceito de cidade sustentável.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →