Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS realiza cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na noite da última quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.

O evento contou com a participação do CAU RS, SENGE RS, SAERGS, ASBEA e AGAPAM, além representantes da UFPEL, UCPEL, URCAMP, URI Santiago, IMED Passo Fundo, Univates, UCS, Ulbra Torres, Unifra Santa Maria, PUC RS, UniRitter, UFRGS, Unisinos e UNISC.

Os concorrentes ao prêmio foram arquitetos gaúchos recém-formados que no ano passado receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.

Na ocasião, foi revelado o vencedor Pedro Terra Oliveira, da PUCRS, com o projeto “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”, que teve como professor orientador a arquiteta Maria Dalila Bohrer, no segundo semestre de 2015.  Ele recebeu como troféu uma obra de arte criada pelo artista plástico Vinicius Vieira, um certificado de melhor projeto, além de uma bolsa de estudos 100% para participar dos cursos promovidos pelo IAB RS, durante o período de um ano.
 


 
Os quatro destaques da noite anunciados foram Janaína Kuhn, da Univates, com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”; Bianca Estefani Kelm, da UFPEL, com o projeto “Escola de Gastronomia”; Bruna Souto Silveira, da UniRitter, com o projeto "IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais"; e Eduardo Cezar Kopittke, da UFRGS, com o projeto “Casa das Artes”. Todos os destaques também receberam certificados e bolsa para realizarem um curso do IAB RS.

Segundo o vencedor do Prêmio, Pedro Oliveira, a ideia de seu projeto é mostrar uma possível requalificação da área central da cidade, através da integração e normatização da ocupação, ajustando as relações entre espaços abertos e espaço construído, além de regulamentar as relações das fachadas com os espaços públicos.
 


Projeto “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”

“O projeto propõe inserções respeitosas nas áreas de preservação como o Parque da Lagoa do peixe, buscando contribuir na valorização da observação das aves, e ainda proporcionar às pessoas um bom momento de lazer com as práticas de esportes e trilhas”, explicou o vencedor.

Para Janaína Kuhn, da Univates, a escolha do tema se deve à insuficiência de locais dessa natureza na cidade de Lajeado, já que pessoas de outras localidades também se deslocam para o município a trabalho, estudo ou busca por entretenimento.


Projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”

A destaque Bianca Kelm, da UFPEL, disse que seu projeto busca incentivar ainda mais a cultura gastronômica de Pelotas trazendo mais atenção à essa tendência mundial emergente. “ Criei espaços conectados com o exterior e com a vida estudantil com a ideia de trazer mais tempero aos pratos preparados pelos aspirantes e perfumarão o cotidiano dos que transitam pelos pátios”, explicou Bianca.
 

Projeto "Escola de Gastronomia"

Bruna Silveira, da UniRitter, contou que o tema proposto em seu projeto é de total relevância à produção e reconhecimento da identidade artística cultural dos gaúchos. “A proposta de um edifício sede para a instituição, somada à sugestão de localização, parte da observação do já consolidado corredor cultural do bairro Centro Histórico da cidade. O sítio designado para a implantação do projeto seria um pequeno quarteirão em frente ao Cais Mauá inadequadamente subutilizado como estacionamento do Exército”, informou Bruna.
 

Projeto "IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais"

O destaque da UFRGS, Eduardo Cezar Kopittke, explicou que o projeto “Casa das Artes” se desenvolve no terreno onde se encontra o último casarão sem uso da avenida Independência, em Porto Alegre. “Além de ter a afinidade histórica com a cultura porto-alegrense, o terreno também está em ótima localização, na região central da cidade, com boa acessibilidade e infraestrutura”, destacou kopittke.
 

Projeto "Casa de Artes"

Para o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Prêmio IAB destaca o estudante formando de cada turma de cada faculdade do Estado para que esta importante transição fique registrada. “Mais do que destacar projetos específicos ou individualidades, nos interessa o ato simbólico do reconhecimento da qualidade dos jovens arquitetos, de seus professores e orientadores e das faculdades de arquitetura, representados todos por um integrante de sua turma e por um trabalho destacado”, afirmou o presidente.
 

Tiago também lembrou que o Prêmio IAB foi criado nos anos 90 pelo ex-presidente Danilo Landó, e teve seguimento desde então com os ex-presidentes José Albano Volkmer, Iran Rosa e Carlos Alberto Sant’Ana. “O Prêmio IAB leva o nome do Albano em homenagem e reconhecimento à sua trajetória no ensino, à paixão pela arquitetura e pelo patrimônio e à sua maneira generosa e cativante de estímulo constante aos estudantes e jovens arquitetos”, informou.

O Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer destacou o melhor trabalho de conclusão dos cursos de arquitetura de Instituições gaúchas em 2015. O julgamento dos trabalhos ocorreu nos dias 03 e 04 de junho, no IAB RS, em sessão fechada. Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 projetos do primeiro e segundo semestre de 2015. A coordenação foi dos arquitetos Eloise Mudo, Marcelo Brinckmann e Tiziano Filizola.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →