Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS realiza cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na noite da última quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.

O evento contou com a participação do CAU RS, SENGE RS, SAERGS, ASBEA e AGAPAM, além representantes da UFPEL, UCPEL, URCAMP, URI Santiago, IMED Passo Fundo, Univates, UCS, Ulbra Torres, Unifra Santa Maria, PUC RS, UniRitter, UFRGS, Unisinos e UNISC.

Os concorrentes ao prêmio foram arquitetos gaúchos recém-formados que no ano passado receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.

Na ocasião, foi revelado o vencedor Pedro Terra Oliveira, da PUCRS, com o projeto “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”, que teve como professor orientador a arquiteta Maria Dalila Bohrer, no segundo semestre de 2015.  Ele recebeu como troféu uma obra de arte criada pelo artista plástico Vinicius Vieira, um certificado de melhor projeto, além de uma bolsa de estudos 100% para participar dos cursos promovidos pelo IAB RS, durante o período de um ano.
 


 
Os quatro destaques da noite anunciados foram Janaína Kuhn, da Univates, com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”; Bianca Estefani Kelm, da UFPEL, com o projeto “Escola de Gastronomia”; Bruna Souto Silveira, da UniRitter, com o projeto "IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais"; e Eduardo Cezar Kopittke, da UFRGS, com o projeto “Casa das Artes”. Todos os destaques também receberam certificados e bolsa para realizarem um curso do IAB RS.

Segundo o vencedor do Prêmio, Pedro Oliveira, a ideia de seu projeto é mostrar uma possível requalificação da área central da cidade, através da integração e normatização da ocupação, ajustando as relações entre espaços abertos e espaço construído, além de regulamentar as relações das fachadas com os espaços públicos.
 


Projeto “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”

“O projeto propõe inserções respeitosas nas áreas de preservação como o Parque da Lagoa do peixe, buscando contribuir na valorização da observação das aves, e ainda proporcionar às pessoas um bom momento de lazer com as práticas de esportes e trilhas”, explicou o vencedor.

Para Janaína Kuhn, da Univates, a escolha do tema se deve à insuficiência de locais dessa natureza na cidade de Lajeado, já que pessoas de outras localidades também se deslocam para o município a trabalho, estudo ou busca por entretenimento.


Projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”

A destaque Bianca Kelm, da UFPEL, disse que seu projeto busca incentivar ainda mais a cultura gastronômica de Pelotas trazendo mais atenção à essa tendência mundial emergente. “ Criei espaços conectados com o exterior e com a vida estudantil com a ideia de trazer mais tempero aos pratos preparados pelos aspirantes e perfumarão o cotidiano dos que transitam pelos pátios”, explicou Bianca.
 

Projeto "Escola de Gastronomia"

Bruna Silveira, da UniRitter, contou que o tema proposto em seu projeto é de total relevância à produção e reconhecimento da identidade artística cultural dos gaúchos. “A proposta de um edifício sede para a instituição, somada à sugestão de localização, parte da observação do já consolidado corredor cultural do bairro Centro Histórico da cidade. O sítio designado para a implantação do projeto seria um pequeno quarteirão em frente ao Cais Mauá inadequadamente subutilizado como estacionamento do Exército”, informou Bruna.
 

Projeto "IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais"

O destaque da UFRGS, Eduardo Cezar Kopittke, explicou que o projeto “Casa das Artes” se desenvolve no terreno onde se encontra o último casarão sem uso da avenida Independência, em Porto Alegre. “Além de ter a afinidade histórica com a cultura porto-alegrense, o terreno também está em ótima localização, na região central da cidade, com boa acessibilidade e infraestrutura”, destacou kopittke.
 

Projeto "Casa de Artes"

Para o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Prêmio IAB destaca o estudante formando de cada turma de cada faculdade do Estado para que esta importante transição fique registrada. “Mais do que destacar projetos específicos ou individualidades, nos interessa o ato simbólico do reconhecimento da qualidade dos jovens arquitetos, de seus professores e orientadores e das faculdades de arquitetura, representados todos por um integrante de sua turma e por um trabalho destacado”, afirmou o presidente.
 

Tiago também lembrou que o Prêmio IAB foi criado nos anos 90 pelo ex-presidente Danilo Landó, e teve seguimento desde então com os ex-presidentes José Albano Volkmer, Iran Rosa e Carlos Alberto Sant’Ana. “O Prêmio IAB leva o nome do Albano em homenagem e reconhecimento à sua trajetória no ensino, à paixão pela arquitetura e pelo patrimônio e à sua maneira generosa e cativante de estímulo constante aos estudantes e jovens arquitetos”, informou.

O Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer destacou o melhor trabalho de conclusão dos cursos de arquitetura de Instituições gaúchas em 2015. O julgamento dos trabalhos ocorreu nos dias 03 e 04 de junho, no IAB RS, em sessão fechada. Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 projetos do primeiro e segundo semestre de 2015. A coordenação foi dos arquitetos Eloise Mudo, Marcelo Brinckmann e Tiziano Filizola.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →