Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS realiza cerimônia virtual do Prêmio José Albano Volkmer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizou na noite desta quarta-feira (16/12) a cerimônia virtual de entrega do Prêmio José Albano Volkmer 2019 e a celebração do Dia do Arquiteto. O evento que tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS contou com a participação de cerca de 100 pessoas conectadas na transmissão ao vivo pelo Facebook do IAB RS. Este ano, a premiação teve 74 inscritos, um indeferido e 73 homologados.

O Prêmio promovido pelo IAB RS valoriza e divulga a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo destacar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de cada turma de formandos de cada Faculdade, promovendo o ensino e reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.

Este ano, o júri foi composto pelas arquitetas Cláudia Fávaro, da Mãos Arquitetura, Terra e Território; Camila Thiesen, da Metropolitano Arquitetos; e Luiza Dias, da Arquitetas Invisíveis. Entre os vencedores, o primeiro lugar ganhou um troféu criado pelo arquiteto e artista plástico Vinicius Vieira. Os destaques ganharam uma placa de reconhecimento de seus projetos. Este ano, devido aos protocolos de segurança de combate à Covid 19, os prêmios serão enviados pelos Correios para a residência dos vencedores.

O grande vencedor da noite foi o arquiteto e urbanista Lucas Barcellos Gomes, da PUCRS, que desenvolveu o projeto “A Linha, O Horizonte e o Território Ensaio sobre a paisagem na Ferrovia do Trigo”, que teve orientação do professor Daniel Pitta Fischmann. Confira os detalhes do projeto acessando: https://premioiabrs.org.br/projetos/a-linha-o-horizonte-e-o-territorio-ensaio-sobre-a-paisagem-na-ferrovia-do-trigo/

 


 
PRIMEIRO DESTAQUE

O primeiro destaque do Prêmio foi para Gustavo Luis Gorgen, da Univates, que criou o projeto “Memorial Nacional pela Justiça, Verdade e Direitos Humanos”, com orientação do professor Alex Carvalho Brino. Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/memorial-nacional-pela-justica-verdade-e-direitos-humanos/

 

 
SEGUNDO DESTAQUE
O segundo destaque foi Maurício de Andrade Madalena, da Unisinos, que desenvolveu o projeto “IN[BETWEEN] Ressignificação de Áreas de Passagem”, com orientação da professora Patrícia de Freitas Nerbas.  Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/inbetween-ressignificacao-de-areas-de-passagem/

 

TERCEIRO DESTAQUE

Já o terceiro destaque do Prêmio IAB RS 2019 foi para Nathana de Souza Serena, da Unisinos, que criou o projeto “SEG.MEN.TO – Sistema Expansível Rural” orientado pela professora Vera Lúcia Dutra Mascarello. Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/seg-men-to-sistema-expansivel-rural/
 

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, lembrou o acervo de projetos de conclusão de curso reunidos no site do Prêmio IAB RS, um repositório que já conta com centenas de trabalhos. Ele destacou a urgência de novos paradigmas econômicos, sociais e políticos ante os impactos do Covid que para ele é um sintoma de décadas de um modelo de desenvolvimento predatório. “Para esse novo tempo, os jovens arquitetos e arquitetas terão papel preponderante, não somente como profissionais, mas como cidadãos e cidadãs”, destacou Passos.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação muito especial em homenagem ao Dia do Arquiteto. Os participantes puderam assistir o concerto da Orquestra Villa-Lobos, que este ano comemorou 25 anos de atuação, apresentando um repertório que marcou a trajetória do grupo. A Orquestra Villa-Lobos tem regência da coordenadora e professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, e é composta por 50 crianças e jovens músicos do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A proposta da Orquestra é dar acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras.

Assista o vídeo da Orquestra Villa-Lobos: CLIQUE AQUI

Sobre o Prêmio José Albano Volkmer:
O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer – foi criado na gestão do presidente DANILO LANDÓ, em 1999, com o objetivo de destacar e premiar os melhores trabalhos de conclusão dos formandos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O nome desta premiação é uma homenagem ao ex-presidente do IAB RS, José Albano Volkmer (1942/2007), notável professor e grande incentivador dos jovens arquitetos através de suas aulas, viagens, pesquisas e atividades profissionais e associativas.


 
Assessoria de Imprensa IAB RS
Sabrina Ortácio
Jornalista MTB 11.002
Fone: (51) 8196.7951
sabrinaortacio@gmail.com
www.ortaciocomunicacao.com.br 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →