Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS recebeu arquiteto Pedro da Luz Moreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na noite da quarta-feira (03/12) o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB RJ), Pedro da Luz Moreira, foi o palestrante convidado do evento Quarta ao Vivo, promovido semanalmente pelo IAB RS. O arquiteto, que veio para Porto Alegre especialmente para a atividade, fez uma apresentação sobre os projetos urbanos que estão sendo implantados para o Rio poder receber as Olimpíadas em 2016.
Da Luz falou sobre “Cidade Metropolitana e Olimpíada – Participação, transparência, Planejamento e Projeto”. O arquiteto destacou o papel dos centros da cidade e a garantia de acesso a esses locais como um grande desafio. Para ele, existem guetos de pobres e ricos. “A cidade segura é uma cidade de diferença e multicultural”, afirmou. 
Outro ponto abordado por Da Luz foi o investimento em modais de alta capacidade. “Temos uma malha de trens urbanos impressionante no Rio, que é maior que a da cidade de Tóquio. Mas o governo não vem investindo neles. Colocaram novos trens com ar condicionado, mas ainda continua uma precariedade muito grande. Temos uma baixa qualidade e a alta demanda nas estações. Essas estações precisariam ter desenhos qualificados para ganharem confiança”, opinou o arquiteto. Ele informou que hoje são transportados no Rio cerca de 600 mil passageiros/dia. “Essa é uma obra de extrema necessidade, muito mais importante que outras que estão sendo feitas. Por isso que falo que falta planejamento no projeto. Não investir neste sistema é um problema”, alertou Da Luz.
O presidente do IAB RJ também falou que a capital fluminense precisa se aproximar mais dos contínuos naturais. “O Rio de Janeiro tem imensos maciços florestais no meio da cidade. Quando falamos do Rio, não é só o município do Rio, mas sim um aglomerado de 23 municípios representados pela Baía de Guanabara. “A Baía de Guanabara é uma fortaleça natural”, observou.
Confira outros pontos que foram destaque na Palestra de Pedro da Luz Moreira:
Premissas na cidade do Rio de Janeiro: Mudança na inércia do capital imobiliário; Reforço da centralidade, considerando as subcentralidades; Reforço nos modais de alta capacidade com ações coordenadas de planejamento e projeto sobre o território da cidade; Aumento da transparência das ações da Prefeitura, sinalizando claramente a cidade que queremos construir; e o protagonismo do plano e do projeto na reestruturação da cidade.
Principais obras implantadas no Rio: Arco metropolitano; BRTs; Linha 4 do Metrô até o Jardim oceânico na Barra da Tijuca; Linha 3, Itaboraí a Niterói; VLTs na zona portuária; Polo Petroquímico; Complexo Siderúrgico; Porto Maravilha no centro do Rio; Parque Olímpico; Programa de urbanização de favelas e Programa de produção de habitação social MCMV.
A palestra na íntegra de Pedro da Luz Moreira pode ser conferida pela web em www.iabrs.org.br/iabrstv.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →