Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS recebeu arquiteto Pedro da Luz Moreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na noite da quarta-feira (03/12) o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB RJ), Pedro da Luz Moreira, foi o palestrante convidado do evento Quarta ao Vivo, promovido semanalmente pelo IAB RS. O arquiteto, que veio para Porto Alegre especialmente para a atividade, fez uma apresentação sobre os projetos urbanos que estão sendo implantados para o Rio poder receber as Olimpíadas em 2016.
Da Luz falou sobre “Cidade Metropolitana e Olimpíada – Participação, transparência, Planejamento e Projeto”. O arquiteto destacou o papel dos centros da cidade e a garantia de acesso a esses locais como um grande desafio. Para ele, existem guetos de pobres e ricos. “A cidade segura é uma cidade de diferença e multicultural”, afirmou. 
Outro ponto abordado por Da Luz foi o investimento em modais de alta capacidade. “Temos uma malha de trens urbanos impressionante no Rio, que é maior que a da cidade de Tóquio. Mas o governo não vem investindo neles. Colocaram novos trens com ar condicionado, mas ainda continua uma precariedade muito grande. Temos uma baixa qualidade e a alta demanda nas estações. Essas estações precisariam ter desenhos qualificados para ganharem confiança”, opinou o arquiteto. Ele informou que hoje são transportados no Rio cerca de 600 mil passageiros/dia. “Essa é uma obra de extrema necessidade, muito mais importante que outras que estão sendo feitas. Por isso que falo que falta planejamento no projeto. Não investir neste sistema é um problema”, alertou Da Luz.
O presidente do IAB RJ também falou que a capital fluminense precisa se aproximar mais dos contínuos naturais. “O Rio de Janeiro tem imensos maciços florestais no meio da cidade. Quando falamos do Rio, não é só o município do Rio, mas sim um aglomerado de 23 municípios representados pela Baía de Guanabara. “A Baía de Guanabara é uma fortaleça natural”, observou.
Confira outros pontos que foram destaque na Palestra de Pedro da Luz Moreira:
Premissas na cidade do Rio de Janeiro: Mudança na inércia do capital imobiliário; Reforço da centralidade, considerando as subcentralidades; Reforço nos modais de alta capacidade com ações coordenadas de planejamento e projeto sobre o território da cidade; Aumento da transparência das ações da Prefeitura, sinalizando claramente a cidade que queremos construir; e o protagonismo do plano e do projeto na reestruturação da cidade.
Principais obras implantadas no Rio: Arco metropolitano; BRTs; Linha 4 do Metrô até o Jardim oceânico na Barra da Tijuca; Linha 3, Itaboraí a Niterói; VLTs na zona portuária; Polo Petroquímico; Complexo Siderúrgico; Porto Maravilha no centro do Rio; Parque Olímpico; Programa de urbanização de favelas e Programa de produção de habitação social MCMV.
A palestra na íntegra de Pedro da Luz Moreira pode ser conferida pela web em www.iabrs.org.br/iabrstv.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →