Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Igreja mais antiga do Litoral Norte é reaberta em Torres

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Núcleo do IAB RS em Torres está comemorando a reabertura da igreja mais antiga do Litoral Norte. O processo de restauração iniciado há sete anos tem assinatura do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz. Inaugurada em 1824 e tombada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul em 1983, a Igreja São Domingos de Torres chegou a ser interditada por más condições de preservação.

A obra de restauro preservou estruturas da época, mas também adicionou itens tecnológicos à construção de mais de 190 anos. Localizada no Morro do Farol, a igreja representa o marco inicial urbano de Torres, que cresceu ao seu redor. Ao lado do prédio, está a casa número 1 do município, que teria recebido o imperador Dom Pedro I durante passagem pela cidade.

Em 2013, a igreja obteve a verba restante com empresas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Estadual e da Lei Rouanet, do governo federal. No total, a restauração custou R$ 2,27 milhões. A obra envolveu desde a substituição do teto e do piso por madeira de alta densidade até novas instalações elétricas, hidráulicas e de proteção a incêndios. A igreja também ganhou acessibilidade para cadeirantes.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias