Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Igreja mais antiga do Litoral Norte é reaberta em Torres

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Núcleo do IAB RS em Torres está comemorando a reabertura da igreja mais antiga do Litoral Norte. O processo de restauração iniciado há sete anos tem assinatura do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz. Inaugurada em 1824 e tombada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul em 1983, a Igreja São Domingos de Torres chegou a ser interditada por más condições de preservação.

A obra de restauro preservou estruturas da época, mas também adicionou itens tecnológicos à construção de mais de 190 anos. Localizada no Morro do Farol, a igreja representa o marco inicial urbano de Torres, que cresceu ao seu redor. Ao lado do prédio, está a casa número 1 do município, que teria recebido o imperador Dom Pedro I durante passagem pela cidade.

Em 2013, a igreja obteve a verba restante com empresas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Estadual e da Lei Rouanet, do governo federal. No total, a restauração custou R$ 2,27 milhões. A obra envolveu desde a substituição do teto e do piso por madeira de alta densidade até novas instalações elétricas, hidráulicas e de proteção a incêndios. A igreja também ganhou acessibilidade para cadeirantes.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →