Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

InfoIAB-RS entrevista a Procuradora-Chefe Maria Hilda Marsiaj Pinto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na assinatura do contrato com a Procuradoria Regional da República da 4ª Região, ocorrida no dia 3 de fevereiro, para a realização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a sede da entidade, em parceria com o IAB-RS, a Procuradora-Chefe, dra. Maria Hilda Marsiaj Pinto, falou sobre a importância da iniciativa. A edificação será erguida em um terreno de 2.640 metros quadrados e integra o Centro Administrativo Federal, junto ao rio Guaíba e Parque Harmonia. i – Como surgiu a idéia de um concurso público para a sede da Procuradoria? MHMP – Este sonho da construção da sede é antigo. Estamos em um prédio (Sete de Setembro, 1133) que inicialmente serviu, mas a Procuradoria cresceu muito, acompanhando o crescimento da Justiça da 4ª Região, o que exige um espaço maior. O Ministério Público Federal se caracteriza pelo perfil democrático e transparente. Somos encarregados da defesa da ordem democrática do estado de direito e dos direitos fundamentais. Tem tudo a ver com concurso público, que possibilita a participação de um maior número possível de pessoas. i – Vocês vêm acompanhando os concursos promovidos pelo IAB-RS? MHMP – Tomamos conhecimento dos concursos para a sede do PMDB e FAPERGS. Na realidade, estamos assumindo um desafio, porque não é uma tradição a construção de prédios federais via concurso público, que de modo geral, retarda a sua construção. A parceria com o IAB-RS visa difundir esta filosofia e estamos nos empenhando para que seja um sucesso e firme uma tradição. i – Quais as características básicas do prédio e o que ele deve representar? MHMP – Pretendemos estimular a empatia entre o Ministério Público e a sociedade, já que somos um órgão a serviço da sociedade. Deve combinar acessibilidade, economicidade e plasticidade, conforme prevê o edital. E reunir conforto e capricho, sem ostentação. Ou seja, a nota de requinte que não seja traduzida em ostentação ou luxo, nos padrões do povo brasileiro.

i – Neste sentido, qual foi o papel da bancada gaúcha no Congresso Federal?
MHMP – Nosso prédio está sendo erguido graças ao apoio da bancada gaúcha no Congresso Federal, que foi concretizado através de emenda no orçamento. São 35 deputados e três senadores que dispõe de 17 emendas no orçamento, sendo concedida uma para o nosso caso. Devemos isto aos nossos representantes no Congresso Nacional e ao povo gaúcho. A idéia do concurso público está perfeitamente com a transparência no processo, empenho em corresponder ao crédito dado pela bancada gaúcha no Congresso, a vinculação do Ministério Público Federal à sociedade e à parceria com o IAB-RS, no sentido de afirmar estes valores, afirmando uma tradição.

Imprensa Info IAB-RS
Jornalista Vera Pinto
Porto Alegre, fevereiro de 2004.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →