Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Inscrições abertas para Curso Avaliação de Imóveis Urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS (IBAPE-RS) promove no IAB RS o curso "Avaliação de Imóveis Urbanos". Confira abaixo mais detalhes:

Objetivo: O curso tem por objetivo capacitar os participantes para a prestação de serviços de engenharia/arquitetura para suporte ao Crédito Imobiliário, na elaboração de laudos de avaliação fundamentado por inferência estatística, em atendimento ao credenciamento às instituições bancárias, com base na Norma ABNT NBR 14.653/2 – Avaliação de Imóveis Urbanos da ABNT.

Metodologia: O curso abordará os conceitos a partir de casos práticos e reais, sendo a teoria e a metodologia de cálculo ilustradas por material didático.

Ministrante: Profº Engº Civil Luiz Fernando Chulipa Muller- MSc. especialista em avaliação de imóveis urbanos e de planta de valores.

Conteúdo Programático:

1- Norma Brasileira de Avaliações
1.1 Parte 1 – Procedimentos Gerais
1.2 Parte 2 – Imóveis Urbanos
1.3 Definições

2- Apresentação do Laudo de Avaliação ou Parecer
2.1 Laudo Simplificado
2.2 Laudo Completo
2.3 Laudo de Avaliação de Uso Restrito
2.4 Parecer Técnico

3- Situações Especiais
3.1 Vistoria por Amostragem
3.2 Impossibilidade de Vistoria
3.3 Plantas de Valores

4- Formação de Banco de Dados

5- Classificação das Variáveis
5.1 – Variáveis Quantitativas
5.2 – Variáveis Qualitativas
5.3 – Variáveis Proxy
5.4 – Variáveis Dicotômicas

6- Métodos de Avaliação
6.1 Método Comparativo Direto de Dados de Mercado
6.2 Método Involutivo
6.3 Método da Renda (Postos de Serviços)
6.4 Método Evolutivo (Depreciação)

7- Introdução à Estatística
7.1 Medidas de Tendência Central
7.2 Correlações
7.3 Regressão Linear

7.4 Regressão Múltipla

8- Especificação da Avaliação
8.1 Graus de Fundamentação
8.2 Grau de Precisão
8.3 Tabelas de Enquadramento

9- Aplicação Prática (com utilização de inferência estatística)
9.1 Avaliação de Terrenos (fatores X inferência)
9.2 Avaliação de Glebas
9.3 Avaliação de Terrenos em Áreas Centrais
9.4 Avaliação de Lojas

Carga Horária: Vinte (20) horas aula, Segunda e Terça-feira., dias 26 e 27 de junho de 2017 das 8:30hs às 18:30 hs.

Investimento: Sócios IBAPE-RS e IAB RS – R$ 890,00
Não sócios – R$ 980,00

Inscrições: IBAPE-RS – Instituto Brasileiro de Avalições e Perícias de Engenharia do RS.
Rua: Washington Luiz, 552 cj. 501 – Tel-Fax (51) 3226-5844 – Celular (51) 9-8129-4557 – site: www.ibape-rs.org.br, E-mail: curso@ibape-rs.org.br

Local do Curso : IAB RS Instituto de Arquitetos do Brasil
Rua General Canabarro, 363 – CEP 90010-160 – Centro – Porto Alegre – RS +55 51 3212.2552

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →