Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Instituto de Arquitetos do Brasil comemora 100 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) completa 100 anos de existência na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro de 2021. O IAB, entidade mais antiga das arquitetas e dos arquitetos brasileiros, lutou contra duas ditaduras, formulou políticas públicas para habitação e gestão urbana, promoveu importantes concursos, mostras e bienais.

Para comemorar o centenário, a entidade terá uma programação com homenagens ao arquiteto Haroldo Pinheiro e ao jornalista Vicente Wissenbach, intervenções culturais na principais capitais brasileiras e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, além da realização da 166ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), que será virtual e transmitida ao vivo pela Fanpage do IAB, reunindo presidentes dos departamentos, direção nacional e comissões. Nas sedes dos 19 departamentos estaduais do IAB serão realizadas projeções de fotos e documentos que contam a história da entidade. São eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Intervenção no Museu Nacional de Belas Artes
No dia 26/01, às 17h30, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), localizado na Avenida Rio Branco nº 199, no centro do Rio de Janeiro, terá parte de sua fachada vestida com banners na disposição vertical, apresentando uma saudação onde a logomarca do IAB se transforma em formas de sementes e pássaros. A exposição “IAB Centenário na Rua” será uma homenagem a trajetória de 100 anos de construção coletiva do IAB. Ainda está previsto neste horário a projeção de um vídeo com imagens da montagem da intervenção. A ação cultural também integra a programação de 84 anos do MNBA.

Razões para comemorar
Para Maria Elisa Baptista, presidente do IAB, eleita em 2020, existem razões afetivas, culturais e políticas que nos levam a compartilhar essa celebração. “Afetivas, pois éramos 27 engenheiros arquitetos reunidos para fundar o instituto, e hoje somos milhares em todo o país. Culturais, pois reuniram-se para a defesa da cultura nacional e a promoção da arquitetura como expressão extraordinária e legítima da brasilidade, e esse compromisso, atualíssimo, persiste até hoje. Políticas, pois o que nos define é a luta intransigente pela democracia e pela liberdade”, destaca Maria Elisa Baptista, a primeira mulher eleita presidente do IAB.

“A arquitetura é uma das mais visíveis e permanentes manifestações e expressões da capacidade criativa do ser humano, e sua dimensão cultural, civilizatória e libertária tem valor inestimável na história de uma nação”, complementa a presidente.

A comemoração do Centenário do IAB era para ser celebrada com muita alegria e festejos. Mas os tempos não são esses, e vivemos, novamente, momentos sombrios de nossa história, agravados, de modo trágico, pela pandemia. “Por sorte, não estamos sós e não começamos hoje. Ao lado das forças democráticas, nos solidarizamos com o povo brasileiro, e unimos esforços no compromisso de defesa das conquistas civilizatórias tão arduamente alcançadas e de luta para que a arquitetura e o urbanismo sejam bens acessíveis a todas as pessoas”, enfatiza Maria Elisa Baptista.

Anos 20: o primeiro instituto de arquitetos
Em 1921, ano em que o Rio presenciou outra expansão urbana, durante o governo de Epitácio Pessoa, com nova organização das camadas sociais, nasceu o Instituto Brasileiro de Architectura. A entidade foi criada no dia 26 de janeiro, após reunião de 27 arquitetos e engenheiros na Escola Nacional de Belas Artes. O instituto promoveu a proteção da profissão, definiu a tabela de honorários, luta pela realização de concursos públicos de arquitetura e discutiu a formação e o exercício profissional. Tais bandeiras foram erguidas assiduamente desde a gestão do primeiro presidente eleito, o arquiteto Gastão Baihana, que também integrou a comissão encarregada de redigir os estatutos. A agitação crescente em torno das artes e da política brasileira abriu portas para um período de efervescência, que gerou a Semana de Arte Moderna de 1922 e o manifesto Surrealista. Saiba mais sobre a história do IAB, acesse: http://iab.org.br/clean/historia

Confira a programação completa do centenário do IAB:

Dia 26 de janeiro de 2021/ Terça-feira.
13h20 – Abertura 166ª Reunião COSU – saudação da Comissão do Centenário
13h45 – Lançamento do Selo Comemorativo e da programação do Ano do Centenário.
               Lançamento da plataforma ACERVO IAB
14h00 – Saudação da diretora Monica Xexéo, do Museu Nacional de Belas Artes
                Manifestações Entidades e Autoridades convidadas
                Manifestações Presidentes de Departamentos
14h45 – Entrega do Colar de Ouro ao Arquiteto Haroldo Pinheiro
15h10 – Homenagem ao Jornalista Vicente Wissenbach
15h25 – Leitura do “Manifesto IAB: Um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direito à cidade”, assinado pela Presidente Maria Elisa Baptista e por todos os ex-Presidentes Nacionais.
15h40 – Homenagem aos colegas vítimas da pandemia de Covid-19
17h30 – Abertura da exposição “IAB Centenário na Rua” no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
19h00 – Projeções urbanas e celebrações nas cidades brasileiras

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →