Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Instrumentos de desenho de Milton Mattos são doados ao Centro de Memória do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Centro de Memória do IAB RS foi presenteado com uma rica coleção de instrumentos de desenho que pertenceram à Milton Mattos, arquiteto, urbanista, ator e ativista cultural de grande importância na capital gaúcha, falecido em 19 de maio de 2020.

“Não conseguimos deixar de ver como um ato de afeto a prática de guardar e utilizar os mesmos instrumentos por décadas, como fez o arquiteto Milton Mattos, seguido pela doação dos estojos feita pela jornalista Ivette Brandalise, sua companheira de vida”, destaca a Dra. Jeniffer Cuty, professora do curso de graduação em Museologia da UFRGS, também coordenadora do projeto de extensão Acervos IAB RS.
 


Em dezembro de 2020, ela e o arquivista Fernando Ferreira foram à casa de Ivette Brandalise para receberem a doação dos estojos e de outros objetos que comporiam – a partir dali – a coleção Milton Mattos. Eles ainda acolheram ao acervo a mesa de desenho, a cadeira e a luminária de Milton Mattos e alguns desenhos em papel manteiga.

A partir daí, as doações se tornaram objetos de estudos gerando um Dossiê de Pesquisa Museológica da disciplina homônima, no semestre 2020-2. São autoras deste trabalho as estudantes de Museologia da UFRGS Carla Borges Mussoline, Elisângela Silveira de Assumpção, Luiza Barth Klingenberg Noal, Maila Morais Mattos e Victória Lima Hornos.

 


Após consulta aos elementos de descrição de acervo do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM) e de repositórios com coleções similares, foi desenvolvida uma ficha que apresenta quatorze campos descritivos de informação. A Coleção Milton Mattos é composta pelos seguintes itens: (1) estojo em plástico de canetas para nanquim da marca Castell TG, (2) estojo metálico de planímetro polar (Empresa Hope), (3) estojo de compassos, forrado em veludo (Empresa Kern), (4) estojo em madeira para normógrafo e réguas (Empresa Rosenhain e, dos normógrafos, Hope), (5) hachurador, bem como alguns escalímetros (régua escala), um nível, um prumo, outros normógrafos e alguns desenhos em papel manteiga.

 


“Os estudos de Pesquisa Museológica realizados com a Coleção Milton Mattos se tornam agora referências para o trabalho com outras coleções que integram ou que virão a integrar os acervos da instituição”, informa a professora Jeniffer Cuty, que também é arquiteta e urbanista.

Para o presidente do IAB RS, Rafael Passos, o Centro de Memória vai organizar e preservar os seus acervos arquivístico, bibliográfico e museológico, como suportes de memória da trajetória do instituto e da profissão. “Queremos valorizar e fortalecer as áreas da arquitetura e do urbanismo junto à sociedade, bem como os profissionais que dela fazem parte, como um campo plural e democrático”, complementa o presidente.

A direção do Centro de Memória do IAB RS é formada pela diretora Márcia Bertotto, a vice-diretora executiva Tamáris Pivatto e a vice-diretora técnica Camila Casarotto.

Com a aquisição e instalação de mobiliário adequado no Solar Conde de Porto Alegre, já disposto nas duas salas dos acervos e projetados com todos os critérios de conservação e acessibilidade, nos próximos anos será possível avançar na catalogação e na classificação de coleções de livros e, enfim, disponibilizá-las a pesquisadores e à comunidade.

Saiba mais: Milton Mattos foi autor de diversos projetos arquitetônicos no Rio Grande do Sul, entre eles se destaca a residência de Xico Stockinger. Como ator atuou no curta-metragem "Tomou café´ e esperou" e, depois, para na série "Horizonte B". Em 1958 ele foi um dos fundadores da casa de espetáculos Teatro de Equipe que reuniu não apenas a classe teatral, como também o pessoal das artes plásticas, da música, arquitetos e intelectuais.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →